No universo de Programa Marte, existem inúmeros aspectos para explorar, compreender e discutir. Desde as suas origens até às suas implicações na sociedade atual, Programa Marte tornou-se um tema central de debate e reflexão em diferentes áreas. O seu impacto na cultura, na política, na economia e na tecnologia torna-o um protagonista indiscutível no cenário global. Ao longo da história, o Programa Marte evoluiu e gerou grandes mudanças e desafios, e continua sendo objeto de estudo e interesse tanto de especialistas quanto de hobbyistas. Neste artigo exploraremos algumas das facetas mais relevantes de Programa Marte e sua influência no mundo contemporâneo.
Programa Marte, foi a designação de um programa de sondas para a exploração de Marte, projetadas e operadas pela União Soviética entre 1960 e 1973.[1]
O programa Marte teve duas etapas:[1]
Ambas as missões projetadas dependiam de equipamentos que não se mostraram viáveis na época:
O projeto Marte 4NM era uma missão de pouso de um rover experimental na superfície de Marte; e o Marte 5NM era o projeto de uma missão de retorno de amostras do solo marciano. Ambos os projetos, dependiam do fracassado foguete N1. Com o cancelamento do projeto do foguete N1 em 1974, ambos foram cancelados.
A Marte 5M (Marte 79), era também uma missão de retorno de amostras que dependia da disponibilidade do sistema de acoplamento Igla para o acoplamento de dois estágios do tipo bloco D em órbita da Terra, para que fossem acionados em sequência impulsionando a espaçonave em direção à Marte. Como o sistema Igla se mostrou pouco confiável, esse projeto também foi cancelado.