Raquel Henriques da Silva

No artigo de hoje, exploraremos profundamente a fascinante vida de Raquel Henriques da Silva. Desde o seu início até ao seu impacto hoje, esta figura/tema/data deixou uma marca indelével na história. Ao longo das próximas linhas iremos nos aprofundar nos detalhes mais íntimos de sua carreira, analisando seu papel em diferentes contextos e sua influência em diversas áreas. Junte-se a nós nesta emocionante viagem para descobrir todos os segredos e curiosidades que cercam Raquel Henriques da Silva, e prepare-se para ser surpreendido pelo seu legado.

Raquel Henriques da Silva
Raquel Henriques da Silva
Raquel Henriques da Silva 2010.
Nascimento 1952 (73 anos)
Cascais
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação historiadora
Distinções
  • Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique
Empregador(a) Universidade Nova de Lisboa

Maria Raquel Henriques da Silva ComIH (Cascais, Cascais, 1952) é uma historiadora de arte portuguesa.

Actividade académica

Maria Raquel Henriques da Silva é Doutora em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desde 2005 coordena o Mestrado em Museologia e lecciona disciplinas na Licenciatura em História da Arte e seminários no Mestrado em História de Arte do século XIX. Colabora permanentemente com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Actividade profissional

Foi directora do Museu do Chiado (1993-1997) e do Instituto Português de Museus (1997-2002) e vogal da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República[1].

Entre 2006 e 2016 integrou a direcção do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e coordenou a respectiva Revista de História da Arte.

É membro do Conselho de Administração da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva da Universidade do Porto e do Conselho Editorial da revista Monumentos do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana[2].

Desde 2007, é membro do Conselho Editorial da revista Museologia.pt do Instituto dos Museus.

Tem diversas obras publicadas nas áreas da Museologia, Urbanismo e Arquitectura, e Artes Visuais.

Prémios e reconhecimento

A 30 de Janeiro de 2006 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.[3]

Recebeu, em 2012, o Prémio Femina pelo estudo e divulgação da Cultura, História e Sociedade Portuguesas no estrangeiro e na Lusofonia. [4]

Algumas obras

Entre as suas obras encontram-se: [5]

Referências e Notas

  1. Cf. Site Arquivado em 2012-07-07 na Archive.today Centenário da República: 1910-2010.
  2. Cf. Ficha técnica da revista Monumentos
  3. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Raquel Henriques da Silva". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 9 de abril de 2016 
  4. «Prémio Femina 2012 :: Premio-Femina». Premio-Femina. Consultado em 8 de novembro de 2024 
  5. «Obras de Raquel Henriques da Silva que se encontram no catalogo da Biblioteca Nacional de Portugal». Biblioteca Nacional de Portugal. Consultado em 8 de novembro de 2024 
  6. Dissertação de mestrado em História da Arte apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  7. Dissertação de doutoramento em História, Especialidade História da Arte apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.