Ray Enright

Ray Enright
Nascimento 25 de março de 1896
Anderson (Indiana)
Morte 3 de abril de 1965 (69 anos)
Hollywood
Sepultamento Forest Lawn Memorial Park (Glendale)
Cidadania Estados Unidos
Ocupação diretor de cinema, roteirista, montador, roteirista de cinema, editor
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Ray Enright (Anderson, Indiana, 25 de março de 1896Hollywood, Califórnia, 3 de abril de 1965) foi um diretor de cinema estadunidense.

Carreira

Enright começou no cinema como assistente de montador nos filmes de Charlie Chaplin e depois como escritor de piadas e montador para Mack Sennett, tendo interrompido a carreira por um tempo para servir na Força Expedicionária estadunidense durante a Primeira Guerra Mundial. Começou na direção na Warner Bros., em filmes de Rin Tin Tin e comédias de média-metragem, ainda no cinema mudo. Nos anos 1930 dirigiu principalmente musicais e comédias, entre eles Mulheres e Música (Dames, 1934), E Tudo Dança (Swing Your Lady, 1937), Cavadores de Ouro em Paris (Gold Diggers in Paris, 1938) e A Bailarina Russa (On Your Toes, 1939).

A partir da década de 1940 passou a dirigir predominantemente filmes de ação e westerns, tendo tido uma prolífica parceria com Randolph Scott, a quem dirigiu sete vezes em filmes como A Indomável (The Spoilers, 1942), coestrelado por Marlene Dietrich e John Wayne), A Batalha Final (Gung Ho!, 1943) e O Passo do Ódio (Trail Street, 1947, coestrelado por Robert Ryan).

Faleceu de enfarte.

Filmografia

Todos os títulos em português referem-se a exibições no Brasil. Estão listados somente seus principais filmes no cinema sonoro.

Referências

  1. a b QUILAN, David, The Illustrated Guide to Film Directors, Londres: B. T. Batsford Ltd., 1983 (em inglês)
  2. FILHO, Rubens Ewald (2002). Dicionário de Cineastas. São Paulo: Companhia Editora Nacional 

Ligações externas