No mundo de Registro de alterações, encontramos uma grande variedade de aspectos e singularidades que merecem ser explorados e compreendidos. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, Registro de alterações tem sido objeto de interesse e estudo de especialistas e investigadores. A diversidade de opiniões e abordagens sobre Registro de alterações convida-nos a refletir sobre o seu impacto nas diferentes esferas da sociedade. Ao longo da história, Registro de alterações gerou debates, polêmicas e até inspiração, deixando sua marca na cultura, na ciência, na política e em outras áreas. Neste artigo nos aprofundaremos no fascinante universo de Registro de alterações, investigando suas múltiplas facetas e significado no mundo contemporâneo.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2020) |
Registro de alterações (português brasileiro) ou registo de alterações (português europeu) (do inglês changelog), em computação, corresponde a uma lista contendo o registro de todas alterações realizadas em um sistema, ambiente ou qualquer outro elemento (por exemplo: software e site). Muitas vezes o registro de todas as alterações realizadas é fornecido por um sistema de controle de versão.
Um registro de alterações também pode ser utilizado como parte de documentos em formato texto, como memória das alterações efetuadas, à medida que cada uma delas for implementada.
Por sua vez, log de dados é o termo utilizado para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional. Esse registro pode ser utilizado para restabelecer o estado original de um sistema ou para que um administrador conheça o seu comportamento no passado. Um arquivo de log pode ser utilizado para auditoria e diagnóstico de problemas em sistemas computacionais.