Relações entre Espanha e Suriname

Relações entre Espanha e Suriname
Bandeira da Espanha   Bandeira do Suriname
Mapa indicando localização da Espanha e do Suriname.Mapa indicando localização da Espanha e do Suriname.
  Espanha   Suriname

As relações Espanha-Suriname são as relações bilaterais e diplomáticas entre esses dois países. A embaixada do Suriname em Bruxelas é credenciada pela Espanha. A embaixada da Espanha em Port of Spain, Trinidad e Tobago, é credenciada para o Suriname e, além disso, a Espanha tem um consulado honorário em Paramaribo.

Era colonial

Cristóvão Colombo avistou as ilhas em 1498, mas somente até 1593 exploradores espanhóis retornaram à área, chamada Suriname, por ser habitada pelos Surinen, um grupo taíno. Durante a primeira metade do século XVII, houve tentativas infrutíferas de espanhóis, britânicos, franceses e holandeses de se estabelecerem, em grande parte devido à resistência dos nativos, rompendo essa resistência em 1651, quando o inglês Francis Willoughby estabeleceu um avanço no que ele atualmente é Paramaribo.

Relações diplomáticas

A Espanha mantém relações diplomáticas com o Suriname desde 1976. A Embaixada residente em Port of Spain (Trinidad e Tobago) é credenciada perante as Autoridades do Suriname. O Embaixador José María Fernández López de Turiso apresentou as cópias de seu estilo ao MAE em abril de 2014 e apresentou as credenciais ao Presidente em novembro de 2014.

Ver também

Referências

  1. Embassy of Suriname in Brussels. Travel recommendation
  2. Ficha de Surinam Office of Diplomatic Information. Ministry of Foreign Affairs and Cooperation. Section: Spanish representation data
  3. Consulate of Spain in Paramaribo, Suriname.
  4. a b Timeline: Suriname
  5. Ficha de Surinam Office of Diplomatic Information. Ministry of Foreign Affairs and Cooperation. Section: Diplomatic Relations.