No artigo de hoje vamos mergulhar no fascinante mundo de Retroacrônimo e descobrir tudo o que este tema tem para nos oferecer. Desde suas origens até suas mais novas aplicações, mergulharemos em uma análise detalhada que nos permitirá compreender a importância e relevância de Retroacrônimo hoje. Conheceremos o seu impacto em diferentes áreas, bem como as opiniões de especialistas da área que nos ajudarão a compreender melhor a sua influência. Prepare-se para explorar um universo de possibilidades e enriquecer seu conhecimento sobre Retroacrônimo. Não o perca!
Retroacrônimo (português brasileiro) ou retroacrónimo (português europeu) é um tipo de acrônimo que transforma um acrônimo já existente em uma palavra ou frase. Por exemplo: O acrônimo «ARPA» foi criado a partir da palavra «Advanced Research Projects Agency». Posteriormente foi criado o retroacrônimo «Address and Routing Parameters Area».
Também é chamado de retroacrônimo a frase criada em cima de uma sigla. Por exemplo: A sigla Yahoo! foi criada em 1994, por Yang, inspirado no povo Yahoo, rude e imperfeito, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. Posteriormente, desta palavra criou-se a expressão inglesa "Yet Another Hierarchical Officious Oracle".[1] Esta expressão passou a ser assim um retroacrônimo da sigla Yahoo!
Retroacrônimo é um neologismo derivado da palavra inglesa «backronym», que combina "back" (retroativo) e "acronym" (acrônimo), e que foi cunhada no ano de 1983.[2]