Neste artigo, queremos abordar o tema Richard Courant para oferecer uma visão ampla e detalhada deste tema tão relevante nos dias de hoje. Desde as suas origens ao seu impacto na sociedade, passando pela sua evolução ao longo do tempo, pretendemos analisar todos os aspectos relacionados com Richard Courant para fornecer aos nossos leitores uma perspectiva completa e atualizada. Através de dados, estudos e testemunhos, pretendemos lançar luz sobre Richard Courant e suas implicações, com o objetivo de fornecer conhecimentos enriquecedores e valiosos aos interessados em aprofundar este tema. Esperamos que este artigo sirva de ponto de partida para uma reflexão crítica e construtiva sobre Richard Courant, estimulando o debate e a procura de soluções em torno desta questão.
Richard Courant (Lubliniec, 8 de janeiro de 1888 — Nova Iorque, 27 de janeiro de 1972) foi um matemático do século XX. Filho mais velho de Siegmund Courant e Martha Freund, Courant pertencia a uma família de judeus. Suas pesquisas concentraram-se nas áreas de análise real, física matemática e equações diferenciais parciais, além de ser autor de excelentes livros didáticos utilizados por gerações de físicos e matemáticos.
Ainda criança muda-se para Breslau, onde inicia seus estudos ginasiais. Ali revela gosto pelas ciências, sobretudo pela física. Quando sua família se muda para Berlim, em 1902, o jovem Courant permanece naquela cidade, aprofundando seus estudos. Em 1904 prestou exame de admissão na universidade local, sendo reprovado por desempenho insuficiente em matemática. No ano seguinte foi aprovado e iniciou seus estudos superiores. Em 1907 mudou-se para Zurique e, em seguida, para Göttingen. Nesta, estudou física-matemática com David Hilbert, de quem logo se tornou assistente, obtendo o título de doutor em 1910.
In 1912 casou com Nelli Neumann. Moraram em Göttingen até divorciarem-se em 1916. Nelli foi morta pelos nazistas em 1942 por ser judia.[1]
Em 1912 torna-se professor de matemática em Göttingen e, em 1919, assume a condição de privatdozent. Em 1920, após uma breve passagem pela universidade de Münster, funda o instituto de matemática da universidade de Göttingen, chefiando-o no período 1928-33. Social-democrata e de origem judia, Courant é perseguido pelos nazistas e, em 1933, refugia-se em Cambridge, Inglaterra, onde atua como professor visitante. Em 1936, muda-se para os Estados Unidos, fundando o instituto de matemática aplicada da Universidade de Nova Iorque, centro onde desenvolveria a maior parte de sua carreira.
Em seu livro Methoden der mathematischen Physik (1924), escrito em co-autoria com David Hilbert, Courant expôs as bases para o uso da computação na resolução numérica de problemas da física. Neste mesmo livro, em uma nota de rodapé, expõe pela primeira vez o que na década de 1960 seria conhecido como método dos elementos finitos, procedimento computacional para a solução numérica de equações diferenciais parciais.
Courant também escreveu Differential and Integral Calculus (1934), um dos mais importantes livros didáticos sobre cálculo e análise real do século XX, largamente utilizado como livro-texto em centros de excelência no ensino da matéria.
Escreveu ainda, em colaboração com o topologista Herbert Robbins, What is Mathematics (1941), uma tentativa de popularização dos métodos e conceitos fundamentais da matemática, livro que logrou um grande sucesso editorial.
Richard Courant notabilizou-se pelo seu espírito carismático, grande senso de administração acadêmica e habilidade na orientação de novos talentos. Em 1964, o instituto de matemática aplicada da universidade de Nova Iorque foi rebatizado como Instituto Courant de Ciências Matemáticas.
Morreu em 1972, vitimado por um derrame cerebral.