Rio Narva

Rio Narva é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu surgimento, gerou intenso debate e despertou grande interesse tanto entre especialistas quanto na população em geral. Ao longo dos anos, Rio Narva evoluiu e assumiu diferentes formas, adaptando-se às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Neste artigo exploraremos em profundidade o impacto de Rio Narva nas nossas vidas, analisando as suas diversas facetas e refletindo sobre a sua relevância na sociedade contemporânea.

Narva
Rio Narva
Rio Narva com o castelo Narva à esquerda e o castelo Ivangorod à direita (1999)
Comprimento 75 km
Nascente Lago Peipus
Altitude da nascente 30 m
Caudal médio 399 m³/s
Foz Golfo da Finlândia
Área da bacia 56 200 km²
País(es)  Rússia,  Estónia

O Narva ou Narova (estoniano: Narva jõgi; russo: Нарва) é um rio que nasce no Lago Peipus e segue pela fronteira da Estônia e da Rússia. Ele atravessa as cidades de Narva/Ivangorod e Narva-Jõesuu em direção à Baía de Narva, uma parte do Golfo da Finlândia no mar Báltico.

A Represa de Narva, um grande lago artificial (191 km²), foi formada pelo rio em 1956. O comprimento do rio é de 75 km, largura média de 300 metros e profundidade de 5 metros. Seu maior afluente é o rio Plyussa. A bacia hidrográfica do rio Narva atinge os territórios da Rússia (53.20%), da Estônia (34.09%), da Letônia (11.13%) e da Bielorrússia (1.57%).

O rio empresta ainda o seu nome à cultura Narva e à cidade de Narva.

Afluentes

Margem direita:
Vtroja, Tserjomuhha, Zaseka, Plyussa, Petäjoki, Rosson

Margem esquerda:
Jaama, Karoli, Tsiretoki, Permisküla, Gorodenka, Poruni, Mustajõgi, Kulgu, Tõrvajõgi, Kudruküla

Perfil do rio Narva.

Ligações externas