Rio Susquehanna

No mundo de hoje, Rio Susquehanna é um tema de grande relevância e interesse para muitas pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, na cultura, na economia ou em qualquer outra área, Rio Susquehanna tem captado a atenção de especialistas e fãs. Neste artigo iremos explorar as diferentes facetas de Rio Susquehanna, desde as suas origens até à sua evolução atual, discutindo as suas implicações e possíveis desenvolvimentos futuros. Não importa se você é um estudante do assunto ou simplesmente está curioso para saber mais, este artigo lhe oferecerá uma visão completa e enriquecedora sobre Rio Susquehanna. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e conhecimento!

Rio Susquehanna
Rio Susquehanna
Baía e percurso do Susquehanna
Comprimento 715 km
Foz Baía Chesapeake
País(es)  Estados Unidos

O Rio Susquehanna[1] é um rio da Região Norte dos Estados Unidos da América, que possui 715 km de comprimento e desemboca na Baía de Chesapeake.

O rio Susquehanna em Harrisburg, Pensilvânia

O rio Susquehanna é o maior rio da Costa Leste dos Estados Unidos.[2] Por área de bacia hidrográfica, é o 16º maior rio dos Estados Unidos,[3][4] e também o maior rio nos Estados Unidos continentais do início do século XXI sem tráfego de barcos comerciais.

O rio Susquehanna forma-se a partir de dois braços principais: o North Branch, que nasce em Cooperstown, Nova York, e é considerado pelos cartógrafos federais como o braço principal ou cabeceira,[5] e o West Branch, que nasce no oeste da Pensilvânia e junta-se ao agente principal perto de Northumberland, no centro da Pensilvânia.

O rio Susquehanna também teve 1,5 milhões de litros de água radioativa lançados em seu leito no acidente de Three Mile Island, a central nuclear que, em 28 de março de 1979, teve fusão parcial, causando vazamento de gás radioativo na atmosfera e vazamento do líquido refrigerante (água radioativa) no rio. O acidente só foi superado pelo acidente nuclear de Chernobil em 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin).

Referências

  1. «Lenape Talking Dictionary». Consultado em 13 de março de 2021. Cópia arquivada em 13 de novembro de 2013 
  2. «The Susquehanna River». Lewisburg, Pennsylvania: Susquehanna River Valley Visitors Bureau. Consultado em 29 de março de 2020 
  3. Susquehanna River Trail Arquivado em 2009-04-22 no Wayback Machine Pennsylvania Fish and Boat Commission, accessed March 25, 2010.
  4. Susquehanna River Arquivado em 2015-04-17 no Wayback Machine, Green Works Radio, accessed March 25, 2010.
  5. «Feature Detail Report for: Susquehanna River». U.S. Department of the Interior. Consultado em 13 de março de 2021