Rio Vidå

Hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Rio Vidå. Quer você seja um aficionado por história, um entusiasta da ciência ou simplesmente queira enriquecer seus conhecimentos, este artigo certamente o surpreenderá. Rio Vidå teve um impacto significativo na sociedade ao longo dos anos e a sua influência continua relevante até hoje. Junte-se a nós nesta viagem pelos aspectos mais relevantes de Rio Vidå, explorando a sua importância, as suas contribuições e o seu lugar no mundo moderno. Prepare-se para descobrir tudo o que você não sabia sobre Rio Vidå!

Vidå
Wiedau
Rio Vidå
O rio perto de Hostrop
Comprimento 69 km
Caudal médio 13,4 m³/s
Foz Mar do Norte
Altitude da foz 0 m
Área da bacia 1 081 km²
Vidå está localizado em: Dinamarca
Vidå
Coordenadas 54° 57′ 31″ N, 8° 40′ 33″ L

O rio Vidå ou rio Wiedau (em frísio setentrional: Widuu) é um rio com 69 km de comprimento na região da Dinamarca do Sul[1], e que define parte da fronteira Alemanha-Dinamarca.

Até à Guerra Dano-Prussiana de 1864, o Vidå/Wiedau estava localizado no território do Ducado de Schleswig, que tinha sido um feudo do Reino da Dinamarca e foi governado pelo rei dinamarquês como duque (vassalo). Com o Tratado de Gastein de 1865, Schleswig veio para a Prússia. Desde 1867, o Vidå/Wiedau estava localizado na província de Schleswig-Holstein. Após a Primeira Guerra Mundial, realizou-se um referendo em Schleswig do Norte e em partes de Schleswig do Sul em 1920. O resultado da votação conduziu a uma nova definição da fronteira estatal entre a Dinamarca e a Alemanha. Desde então, o rio tem sido ocasionalmente, mas incorretamente, referido como o fluxo fronteiriço entre os dois Estados. Até à reforma estrutural dinamarquesa em 2007, o rio estava localizado no escritório de Sanderjyllands, o antigo Schleswig do Norte.

O rio Vidå no seu trecho final

Referências