Robert Brandom

Robert Brandom
Robert Brandom
Nascimento 13 de março de 1950
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação filósofo, professor universitário
Empregador(a) Universidade de Pittsburgh

Robert B. Brandom é um filósofo estadunidense. Sua principal obra é Making It Explicit, onde trabalha com a ideia de inferencismo com o objetivo de oferecer uma alternativa à semântica representacionalista. Brandom defende um neopragmatismo na linguística, cujo objetivo é extrair todas as consequências da ideia wittgensteiniana de que o significado está no uso. Estas são as ideias que ele desenvolve em seu livro Making it Explicit de 1994 e, mais brevemente, em Articulating Reasons: An Introduction to Inferentialism (2000). Brandom também publicou uma coletânea de ensaios sobre a história da filosofia (Tales of the Mighty Dead, 2002).

Robert Brandom defende uma espécie de estrutura normativa implícita nas práticas linguísticas. A investigação pragmática de Brandom pressupõe uma dimensão normativa de “direitos e compromissos” atreladas ao uso de palavras significativas. O significado de uma sentença é definido em termos de seu poder inferencial, ou seja, em termos de suas consequências normativas, tais como certos pressupostos de garantia, e o entendimento dos fundamentos da asserção.

Vida

Brandom fez seus estudos primeiramente em Matemática e, depois, em Filosofia e Ciências da Cultura. Em 1972, tornou-se Bacharel em filosofia, "summa cum laude", pela Universidade de Yale. No ano de 1977, tornou-se doutor pela Universidade de Princeton, orientado por Richard Rorty e David Lewis. Desde 1981, é professor de Filosofia na Universidade de Pittsburgh.

Além de ter recebido uma forte influência de Richard Rorty e David Lewis, ocupou-se com Wilfrid Sellars, Gottlob Frege, Ludwig Wittgenstein, Jürgen Habermas e Michael Dummett. Ele é o editor de uma coleção de artigos sobre a filosofia de Richard Rorty (Rorty and His Critics, 2000). Brandom está atualmente trabalhando em um livro sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel.

Robert B. Brandom é casado com Barbara Wendeborn-Brandom e tem dois filhos.

Filosofia

Para Brandom os seres racionais são usuários de conceitos e sensíveis às razões, seguindo o proposto por Wilfrid Sellars. Esse espaço, na visão de Brandom é uma estrutura conceitual, linguística e normativa por meio da qual os seres humanos podem aplicar conceitos e justificar razões, além de articular inferências, ou seja, a capacidade de fornecer razões e justificá-las num contexto inferencial.

Livros

Textos de Brandom na Internet (em inglês)

Referências

  1. BRANDOM, R.Making it Explicit. Cambridge: Harvard University Press,1994
  2. Webpage do Professor Robert Brandom na Universidade de Pittsburgh(em inglês)
  3. The Centrality of Sellars' Two-Ply Account of Observation to the Arguments of Empiricism and the Philosophy of Mind(em inglês)
  4. Pragmatism, Inferentialism, and Modality in Sellars's Arguments against Empiricism(em inglês)
  5. The Significance of Complex Numbers for Frege's Philosophy of Mathematics(em inglês)
  6. Towards Reconciling Two Heroes: Habermas and Hegel(em inglês)
  7. Hegel and Analytic Philosophy(em inglês)
  8. Untimely Review of Hegel's Phenomenology of Spirit(em inglês)
  9. Robert Brandom, Articulating Reasons, Harvard University Press, 2000 pags 8-14

Ligações externas