Neste artigo, exploraremos tudo relacionado a Roberto Macedo, desde suas origens até suas aplicações hoje. Roberto Macedo é um tema de grande relevância na sociedade atual, pois impacta diversas áreas do dia a dia. Ao longo do artigo analisaremos a sua evolução ao longo do tempo, os desafios que apresenta atualmente e as possíveis soluções para os enfrentar. Além disso, abordaremos as diferentes perspectivas que existem em torno de Roberto Macedo, bem como as implicações éticas e morais que ela suscita. Junte-se a nós neste passeio pelo fascinante mundo de Roberto Macedo!
Envolveu-se entusiasticamente na política, tendo discursado no dia da proclamação da República em 1910. Em 1913 foi nomeado ajudante de notário da Comarca de Santo Tirso.[6] Colaborou em vários jornais de Santo Tirso, tendo sido director do Jornal Povo, publicou várias Obras, destacando-se mais os seus últimos livros como Poemas e em 1969 publica em prosa Uma Ilustre Dama Brasileira em Santo Tirso, em que tem a finalidade de contar a história de Alice Saint Brisson e da sociedade Tirsense, nos princípios do século XX e dar uma homenagem à comunidade Luso/Brasileira e a todos os Portugueses que, desde a descoberta do Brasil deram a sua vida e os seus esforços.
Sto Tirso e o advento da republica
Em 2010 a Câmara de Santo Tirso, na comemoração dos 100 anos da República, fez-lhe uma homenagem, como também a todos os outros Republicanos Tirsenses.
Obras
Na sua Obra constam vários versos, artigos escritos, tendo sido colaborador assíduo dos jornais de Santo Tirso, como: Jornal de Santo Thyrso, Semana Tirsense, no Democrata e posteriormente n'O Arauto e Jornal Povo.
Constam também vários discursos públicos.
EU (tipografia: Coimbra: França & Arménio Amado) (1911)[7]
Poemas D'Hoje (tipografia: Coimbra: França & Arménio Amado) (1914)[8]
Notas históricas: é difícil estudar a História do Brasil(1941)[9]
↑A poesia refere-se a um típico trajo de Aveiro, chamado gabão ou varino, quando Dr. Roberto Eduardo da Costa Macedo, foi aluno no Liceu de Aveiro nos anos escolares de 1900 a 1905.