Ronja, filha de ladrão é um tema que tem gerado grande interesse e debate na sociedade moderna. Ao longo dos anos, Ronja, filha de ladrão tem sido objeto de estudo, análise e reflexão por especialistas de diversas áreas. Seja no campo científico, cultural, político ou social, Ronja, filha de ladrão tem sido alvo de atenção constante, gerando opiniões conflitantes e posicionamentos diversos. Neste artigo iremos explorar as diferentes facetas de Ronja, filha de ladrão, o seu impacto na vida quotidiana, a sua evolução ao longo do tempo e as implicações que tem no mundo de hoje. Além disso, discutiremos as perspectivas futuras de Ronja, filha de ladrão e como sua influência continuará a moldar a nossa realidade.
Ronja, filha de ladrão é um livro para crianças de Astrid Lindgren, publicado em 1981 com o título "Ronja Rövardotter" na Suécia. As ilustrações originais são de Ilon Wikland. O livro foi traduzido para várias idiomas e tem sucesso internacional.
Ronja é a filha do chefe de bandidos Mattis e de Lovis, sua esposa. Ela cresce na Fortaleza de Mattis, em sueco Mattisborgen. A "fortaleza" é um castelo abandonado, cortado ao meio por um raio que caiu no dia em que Ronja nasceu. Depois da tempestade, a outra parte do castelo fica ocupada pelo bando rival, os ladrões de Borka. Um dia Ronja conhece Birk, o filho de Borka, capitão dos ladrões hostis. Ronja e Birk tornam-se amigos, muito contra a vontade de seus pais. Como o conflito entre os dois clãs aumenta, Ronja e Birk escapam e começam a viver juntos em uma caverna na floresta. O desejo de Mattis para obter sua filha de volta faz o Mattis procurar contatos com seu rival Borka e acaba aos poucos com a rivalidade entre os bandidos. O livro é uma parábola sobre afetos e conflitos na infância entre pai e filha, a descoberta da independência e do amor, a sabedoria da vida em contato com a natureza, e à tolerância em seu sentido mais amplo.
O livro foi filmado em 1984 com grande sucesso por Tage Danielsson para o cinema; o filme se mostra em alguns países na televisão como minissérie.
Existem várias versões para teatro. Em 1994 estreou em Szczecin, Polonia, e Hamburgo, Alemanha o musical "Ronja Räubertochter" (Ronja, filha de ladrão) do compositor Axel Bergstedt com orquestra e mais de cem participantes, na língua alemã.[1]
Em 2014, o estudio japonês de animação Studio Ghibli adaptou o livro em formato de série de TV (o que é considerado uma novidade, já que são especializados em filmes.) feito em CGI co-produzido pelo Polygon Pictures e dirigito pleo Goro Miyazaki.