Régie Autonome des Transports Parisiens

No mundo de hoje, Régie Autonome des Transports Parisiens tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de público. Desde o seu surgimento, Régie Autonome des Transports Parisiens impactou a vida das pessoas de diversas maneiras, bem como o desenvolvimento da sociedade como um todo. Neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Régie Autonome des Transports Parisiens e sua influência no mundo hoje. Desde a sua origem à sua evolução, passando pelas suas implicações em diferentes áreas, Régie Autonome des Transports Parisiens conseguiu captar a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, examinaremos as perspectivas futuras de Régie Autonome des Transports Parisiens e como estas poderão moldar a realidade que enfrentaremos nos próximos anos.

Estação Église d'Auteuil
La Maison de la RATP - A sede da RATP

A Régie Autonome des Transports Parisiens ou RATP (em português: Empresa pública autônoma dos Transportes Parisienses) é a empresa responsável pelos transportes públicos em Paris e nos seus arredores. A empresa gera o serviço do metrô, a rede extensa de autocarros/ônibus, o sistema RER, e ainda oito linhas de tramways (light rail).

A RATP foi criada em 21 de Março de 1948 através da fusão da Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris (CMP - Companhia do Caminho de Ferro Metropolitano de Paris), que operava o Metrô de Paris, e a Société des Transports en Commun de la Région Parisienne (STCRP - que operava a rede de autocarros/ônibus). Na altura em que a STCRP deu lugar à RATP, todos os eléctricos/bondes foram substituídos por autocarros/ônibus.

Ironicamente, atualmente existem projetos para criar novas linhas de tramway pela RATP, tal como acontece um pouco por toda a Europa.

Números

Serviço realizado em 2002 (em milhões de passageiros): total: 2666,3 dos quais:

Estatística (2004)

Ver também

Ligações externas