Séries E4 - Shinkansen

No mundo de hoje, Séries E4 - Shinkansen é um tema que tem chamado a atenção de um grande número de pessoas. Com a sua relevância na nossa sociedade contemporânea, Séries E4 - Shinkansen é um tema que sem dúvida desperta o interesse de pessoas de todas as idades, géneros e culturas. Séries E4 - Shinkansen tem sido objeto de inúmeros estudos, debates e discussões, e sua importância continua a aumentar. Neste artigo exploraremos a fundo o impacto e a relevância de Séries E4 - Shinkansen em nosso dia a dia, examinando seus diferentes aspectos e sua influência em diversas áreas.

An E4 Series Shinkansen in Tokyo Station.
Duas unidades da série E4 acopladas

Os comboios Shinkansen da série E4 foram a segunda série Shinkansen de dois andares a ser construídos no Japão (sendo a primeira série os Shinkansen da série E1. As unidades desta série circulam nas linhas Shinkansen Tohoku, Joetsu e Hokuriku. Os comboios da série E4 apresentam carruagems de piso duplo para acomodar o tráfego adicional de passageiros suburbanos das áreas urbanas em redor de Tóquio.

Duas unidades de 8 carruagens podem-se acoplar para obter uma capacidade extra: os comboio da série E4 de 16 carruagens são as unidades ferroviárias de alta velocidade de maior capacidade do mundo, transportando um total de 1634 pessoas.

Foram construídas 26 unidades entre 1997 e 2003. Tal como nos comboios da anterior série E1, a velocidade máxima é de 240 km/h.