Sabine Azéma

Sabine Azéma é um tema que tem gerado grande interesse e debate nas últimas décadas. Com uma história rica e variada, Sabine Azéma captou a atenção de acadêmicos, pesquisadores, especialistas e entusiastas. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Sabine Azéma deixou uma marca profunda em diferentes aspectos da vida quotidiana. Neste artigo exploraremos detalhadamente os diferentes aspectos e perspectivas relacionados a Sabine Azéma, com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais completa deste tema tão relevante nos dias de hoje.

Sabine Azéma
Sabine Azéma
Em 2016, no Festival de Cannes
Nome completo Sabine Florence Azéma
Nascimento 20 de setembro de 1949 (75 anos)
Paris, França
Ocupação Atriz
Cônjuge Alain Resnais (1998-2014)
César
Melhor Atriz
1985 - Un dimanche à la campagne
1987 - Mélo
Prémios National Board of Review
Melhor Atriz Coadjuvante
1984 - Un dimanche à la campagne

Sabine Florence Azéma (Paris, 20 de setembro de 1949) é uma premiada atriz e realizadora francesa.[1]

Biografia

Após terminar o bacharelato em estudos clássicos, Azéma entra para o Conservatório aos vinte anos de idade. Nessa altura, começa a integrar o elenco de várias peças de teatro até ingressar, pela mão de Claude Sainval, na Comédie des Champs-Élysées onde tem a oportunidade de contracenar com Louis de Funès na peça La Valse des toréadors (1974).
Iniciou-se no cinema em 1976 numa comédia de Georges Lautner, ao lado de atores como Pierre Richard e Jean-Pierre Marielle. Depois de alguns pequenos papeis e de uma notada interpretação em La Dentellière, ela tem a chance de filmar com Alain Resnais, o qual lhe vai proporcionar uma viragem na sua carreira. De facto, nos últimos vinte e cinco anos, o consagrado cineasta francês confiou-lhe a interpretação na maior parte dos filmes que dirigiu neste período e acabou por se tornar o seu companheiro de vida.[2]

Prêmios e nomeações

Venceu por duas vezes o prémio Cesar, do cinema francês, na categoria de Melhor Atriz em 1985 e 1987. Foi ainda nomeada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em 1983 e, de novo, na categoria de Melhor Atriz em 1990, 1994, 1996 e 1998.

Filmografia

Como atriz

Como realizadora

Referências

  1. «Sabine Azéma». Premiere.fr (em francês). Consultado em 29 de julho de 2019 
  2. «Alain Resnais réunit le monde du cinéma à ses obsèques». RTL.fr (em francês). Consultado em 29 de julho de 2019 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sabine Azéma
O Wikiquote tem citações relacionadas a Sabine Azéma.