Salon d'Automne

No mundo de hoje, Salon d'Automne tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Salon d'Automne tornou-se cada vez mais importante na sociedade moderna. Quer se trate de um fenómeno histórico, de uma personalidade proeminente, de um tema atual ou de qualquer outro aspecto relevante, Salon d'Automne tem captado a atenção de indivíduos de diferentes culturas, idades e contextos. Neste artigo exploraremos as diferentes perspectivas e facetas de Salon d'Automne, analisando o seu impacto, as suas implicações e as suas possíveis repercussões em diferentes áreas.

Vue de Lyon , ilustração de Georges Dufrénoy para o cartaz de 1937.

O Salon d'automne (pt: Salão de Outono) é uma exposição de arte realizada anualmente em Paris desde 1903.

História

O Salon d'automne foi criado por inciativa do arquitecto e entusiasta das artes Belga Frantz Jourdain, presidente também do sindicato dos críticos de arte, a par de alguns dos seus amigos como os arquitectos Georges Desvallières e Hector Guimard, os pintores Eugène Carrière, Victor Charreton, Félix Vallotton, Édouard Vuillard, Adrien Schulz, e o decorador Jansen. A primeira edição foi aberta ao público em 31 de Outubro de 1903 no Petit Palais.

A iniciativa pretendia oferecer um espaço de divulgação a jovens artistas, ao mesmo tempo que divulgava o impressionismo ao público em geral.

A escolha do Outono foi intencional. Não só permitia aos artistas apresentar os pequenos formatos realizados no exterior durante o Verão, como também se demarcava dos dois outros grandes salons da época – o da Société nationale des beaux-arts e o Salon des artistes français – ambos realizados durante a Primavera.

O Salon d'automne distingue-se pela sua multidisciplinaridade artística, coexistindo a exibição de pintura , escultura, desenho, gravura, artes aplicadas e, desde 1904, a fotografia.

Localização

A partir de 1904, o salon deixa o Petit Palais e passa a ter lugar no Grand Palais, apenas interrompido em 1937 para a realização da Exposição Universal, tendo nesse ano sido realizado na Esplanade des Invalides. Actualmente realiza-se na Avenida dos Campos Elíseos.

Bibliografia

  • Jourdain, Frantz; Robert Rey (1924). Le Salon d'automne. Paris: L'Art et la vie 
  • Coret, Noël (2003). Salon d'automne, 1903-2003 : l'Art en effervescence. : Casta Diva 
  • Sanchez, P. (2006). Dictionnaire du Salon d’automne (1903-1945) – Répertoire des exposants et liste des œuvres présentées. : Échelle de Jacob 

Ver também

Ligações externas