Neste artigo vamos explorar e analisar Salão do Automóvel de Frankfurt, tema que tem sido objeto de interesse e debate em diversas áreas ao longo do tempo. Salão do Automóvel de Frankfurt tem captado a atenção de académicos, cientistas, profissionais e do público em geral, uma vez que a sua relevância e impacto transcendem fronteiras e disciplinas. Através de uma abordagem multidisciplinar, pretendemos examinar diferentes aspectos relacionados com Salão do Automóvel de Frankfurt, desde a sua origem histórica até à sua influência no mundo contemporâneo. Iremos aprofundar-nos na sua importância, implicações e possíveis perspectivas futuras, com o objectivo de proporcionar uma visão abrangente e enriquecedora deste fenómeno.
O Salão do Automóvel de Frankfurt (Internationale Automobil-Ausstellung - IAA) é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo. O evento é promovido pela Verband der Automobilindustrie (VDA) (Associação da Indústria Automóvel Alemã).
Foi realizado em Frankfurt am Main, de 1951 até 2019[1] e a partir de 2021 será realizado em Munique[2]. Nos anos pares a exposição tem uma edição focada em veículos comerciais (caminhões, ônibus e algumas vans), sendo realizado na cidade de Hanôver[3].
Houve vários motivos para mudança de cidade: Preço alto para o aluguel do espaço de Frankfurt para cada marca, alto custo para contrato de profissionais (secretários, atendentes, concessionários e etc.) para cada marca, preço alto para montar as estruturas do estande, queda de visitantes nas últimas edições e o escândalo Dieselgate em 2015[4].
Porém, antes da escolha de Munique para as futuras edições do IAA, houve uma votação em 29 de janeiro de 2020 sobre às cidades que concorriam à realização do salão, que eram 7: Berlim, Colônia, Munique, Stuttgart, Frankfurt am Main (de novo), Hamburgo e Hanôver[5].
Cada cidade tinha que criar um novo formato para o salão, no qual a cidade com a melhor proposta ganharia o direito do salão. A final ficou entre Berlim, Hamburgo e Munique, no qual ganhou a votação para realizar o evento a partir de 2021.