No mundo atual, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto tornou-se um tema relevante que impacta diversos setores da sociedade. Desde o seu surgimento, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto gerou uma série de discussões e debates que chamaram a atenção de especialistas e do público em geral. Neste artigo exploraremos em profundidade os diferentes aspectos relacionados a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, analisando sua origem, evolução e repercussões em diversas áreas. Abordaremos também as diferentes opiniões e perspectivas que existem em torno de Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, bem como as possíveis soluções ou medidas propostas para enfrentar os desafios que coloca. Este artigo procura fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, com o objetivo de fomentar um debate informado e enriquecedor sobre este tema tão relevante nos dias de hoje.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Julho de 2020) |
A Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD) foi um departamento do Governo de Portugal responsável pela política executiva nas áreas dos desportos e da juventude.
Com antecedentes no Estado Novo (Subsecretariado de Estado da Juventude e Desporto, 1964 ss.), a SEJD foi criadamem 1975, como Secretaria de Estado dos Desportos e Acção Social Escolar, integrada no, então, Ministério da Educação e Investigação Científica. Mais tarde, passou a ser mais comum, estar dependente directamente da Presidência do Conselho de Ministros.
Em 2000, a SEJD autonomizou-se e ganhou o estatuto de ministério, como Ministério da Juventude e do Desporto. Em 2002, voltou ao estatuto de Secretaria de Estado, sendo que, durante uma curta semana, entre Novembro e Dezembro de 2004, passou a Ministério da Juventude, Desporto e Reabilitação. Desde então, a pasta da Juventude e do Desporto tem assumido, em todos os governos, o carácter de Secretaria de Estado.
Actualmente, a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto está integrada no Ministério da Educação.