Selva

Neste artigo vamos nos aprofundar no tema Selva, que tem chamado a atenção de acadêmicos, especialistas e do público em geral pela sua relevância nos dias de hoje. Desde as suas origens até às suas implicações em diferentes áreas, Selva tem sido objeto de debate e estudo, gerando diferentes tipos de opiniões e perspetivas que enriquecem o panorama atual. Através de uma análise detalhada, pretendemos proporcionar ao leitor uma visão ampla e completa de Selva, abordando seus aspectos mais relevantes de forma a lançar luz sobre este tema de grande interesse.

Uma selva no Panamá
 Nota: Para outros significados, veja Selva (desambiguação).

Designa-se por selva (do latim, silva) um bioma florestal caracterizado por vegetação densa e grande biodiversidade. Em termos gerais, refere-se às florestas húmidas presentes tanto nas zonas equatoriais quanto tropicais, associada a fases de pré-clímax deste gênero de ecossistema. Pode ser chamada de floresta tropical caso ocupe apenas 3% do território nacional.

Mata de vinhas, um jângal típico.

Selvas são as regiões mais densas, mais ou menos impenetráveis dentro de uma floresta úmida com abundância de vida animal e vegetal. A palavra jângal se origina do sânscrito jangala (जंगल), a qual se referia a terra incultivada.