No mundo de hoje, Simpósio tornou-se um tema de grande relevância e interesse. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância no campo profissional, Simpósio é um tema que continua a gerar debate e polémica. Ao longo da história, Simpósio tem sido objeto de estudo e pesquisa, e o seu impacto em diversas áreas não passou despercebido. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Simpósio, desde sua origem e evolução até sua relevância hoje. Além disso, discutiremos a importância de compreender completamente Simpósio e seu impacto em nossas vidas.
Simpósio (em grego: συμπόσιον, transl. sympósion) é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia (o verbo grego sympotein significa "beber junto"), geralmente realizada depois de um banquete, e durante a qual eram travados diálogos e conversas intelectuais, enquanto escravos ou empregados faziam apresentações de música e dança. Recentemente o termo passou a designar qualquer conferência acadêmica, ou um estilo de aula, ministrada em universidades, que segue um formato abertamente discursivo e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas.
As elegias simpóticas de Teógnis de Megara e dois diálogos socráticos, o Simpósio de Platão e o Simpósio de Xenofonte, descrevem os simpósios em seu significado original.
Chisholm, Hugh, ed. (1911). «Symposium». Encyclopædia Britannica (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público)