Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos

Neste artigo exploraremos em profundidade o tema Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos, analisando seu impacto na sociedade atual e sua relevância em diferentes contextos. Desde o seu surgimento, Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos tem gerado um debate constante entre especialistas e população em geral, que procuram compreender a sua importância no dia a dia. Ao longo dos anos, Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos evoluiu e adquiriu novos significados, gerando um interesse crescente de pesquisadores e estudiosos pelo assunto. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente de Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos, abordando diferentes abordagens e fornecendo informações valiosas para aqueles interessados ​​em ampliar seus conhecimentos sobre este tema.

O Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos, mais conhecido como SINAP ou Sinapesp, é um sindicato sem fins lucrativos que atua defendendo a categoria profissional dos artistas plásticos, artistas visuais e fotógrafos. O SINAP-ESP agrega o Comitê Nacional Brasileiro da AIAP “The International Association of Art, IAA / AIAP, L’Association Internationale des Arts Plastiques” - ONG em parceria oficial com a UNESCO. Tem sede e foro no Município de São Paulo, Capital do Estado de São Paulo, e possui abrangência nacional.

Histórico

Tem suas origens na Sociedade Paulista de Belas Artes, fundada em 1921 por Alexandre de Albuquerque. Sua fundação data de 1937, como associação de classe, visando contribuir com a profissionalização da atividade artística. Reunindo artistas de São Paulo, de diferentes linguagens: pintura, escultura, desenho e gravura, esteve relacionada ao contexto político dos anos 1930, que no plano social estabelece nova legislação trabalhista.[1]

Referências

Ligações Externas