Stanislao Cannizzaro

Hoje em dia, Stanislao Cannizzaro é um tema que tem despertado grande interesse em diversas áreas. Da política à saúde, moda e tecnologia, Stanislao Cannizzaro tornou-se um tema de discussão recorrente. As opiniões sobre este assunto são variadas e polarizadas, o que tem gerado um debate enriquecedor e, por vezes, acalorado. Neste artigo, exploraremos diferentes perspectivas sobre Stanislao Cannizzaro e como ele impacta nossa sociedade atual. Além disso, analisaremos a sua evolução ao longo dos anos e a sua projeção para o futuro. Sem dúvida, Stanislao Cannizzaro é um tema que não deixa ninguém indiferente e que merece uma reflexão profunda e bem argumentada.

Stanislao Cannizzaro
Stanislao Cannizzaro
Reação de Cannizzaro
Nascimento 13 de julho de 1826
Palermo
Morte 10 de maio de 1910 (83 anos)
Roma
Nacionalidade italiano
Cidadania Reino de Itália
Alma mater
Ocupação químico, professor universitário, político
Distinções Prêmio Faraday (1872), Medalha Copley (1891)
Empregador(a) Universidade de Palermo, Universidade de Roma La Sapienza, Universidade de Pisa, Universidade de Gênova, Universidade de Nápoles Federico II
Campo(s) química

Stanislao Cannizzaro (Palermo, 13 de julho de 1826Roma, 10 de maio de 1910) foi um químico italiano.

Ainda jovem participou do risorgimento, movimento literário, filosófico e político orientado para a conquista da unidade italiana. Exerceu atividade política, tendo sido nomeado senador, professor da Universidade de Gênova e lecionou, ainda, em Palermo e Roma.

Sua grande contribuição à ciência foi o esclarecimento que forneceu à hipótese de Avogadro sobre a teoria atômica, precisando a distinção entre peso atômico e peso molecular. Conseguiu que fossem aceitas no Congresso de Karlsruhe, realizado em 1860, os conceitos e argumentos a favor da hipótese de Avogadro, contida em sua obra Sumário de um curso de filosofia química. Foi o autor da reação que leva seu nome, a reação de Cannizzaro: reação a frio à ação de soluções concentradas de hidróxidos alcalinos sobre um aldeido, com formação simultânea de um álcool e um ácido. Seus trabalhos foram reunidos sob o título de Scritti vari e lettere (Escritos diversos e cartas), em 1925.


Precedido por
Simon Newcomb
Medalha Copley
1891
Sucedido por
Rudolf Virchow