Stayin' Alive

Neste artigo vamos analisar Stayin' Alive em profundidade, explorando seus diferentes aspectos e possíveis implicações. Stayin' Alive é um tópico que chamou a atenção de muitos nos últimos anos e sua relevância e impacto não podem ser subestimados. Ao longo destas páginas, examinaremos Stayin' Alive sob diversas perspectivas, desde suas origens até os dias atuais, incluindo suas possíveis evoluções futuras. Abordaremos tanto os seus aspectos mais positivos como os desafios que coloca, com o objetivo de oferecer uma visão completa e equilibrada de Stayin' Alive. Esperamos que esta análise contribua para enriquecer o conhecimento sobre este tema e fomentar um debate construtivo em torno do mesmo.

"Stayin' Alive"
Single de Bee Gees
do álbum Saturday Night Fever: The Original Movie Sound Track
Lado B Mundial "If I Can't Have You"
Alemanha Oriental "Night Fever"
África do Sul "Subway"
Lançamento 13 de dezembro de 1977 (1977-12-13)
Formato(s) Vinil (7" 45 RPM)
Gravação Janeiro e Fevereiro de 1977, no Château d'Hérouville, Hérouville, Val d'Oise, FRA
Abril de 1977, nos estúdios Criteria, Miami, FL, EUA
Gênero(s) Disco[1][2]
Duração 4:43 (Album Version)
3:29 (Single Version)
Gravadora(s) RSO
Composição B. Gibb / R. Gibb / M. Gibb
Produção Bee Gees / Albhy Galuten / Karl Richardson
Cronologia de singles de Bee Gees
Amostra de áudio
noicon
informação do ficheiro · ajuda
Lista de faixas de Saturday Night Fever: The Original Movie Sound Track

"Stayin' Alive" é uma canção da banda australiana e britânica escrita por Barry, Robin e Maurice Gibb dos Bee Gees, lançada como single em 1977.

Estava presente na trilha sonora do filme Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite). É uma das músicas de maior sucesso da banda. Uma curiosidade é que essa musica è tocada no filme Alvin e os Esquilos 2, só que, com a versão para o filme diferente, levando em conta que no filme são os esquilos que cantam. Também é possível ouvi-las nos filmes Assassino Virtual (1995), Madagascar (2005) e Jogador N°1 (2018). Foi a 14ª música mais tocada nas rádios brasileiras em 1978.[3]

Uso em treino médico

"Stayin' Alive" foi usado num estudo para treinar profissionais de saúde e socorristas para prover o número correto de compressões do peito por minuto enquanto faziam reanimação cardiopulmonar (RCP). A música tem perto de 104 batidas por minuto, e 100-120 compressões peitorais são o recomendado pela British Heart Foundation.[4]

Em 2008, médicos americanos especialistas em atendimento de emergência descobriram que a música tem o ritmo perfeito para ser seguído durante procedimento de RCP feito em vítimas de ataque cardíaco.[5] A American Heart Association considera o número ideal de compressões na RCP, 100 a 120 por minuto. "Stayin' Alive" tem 103 batidas rítmicas por minuto.

Referências