Sua Majestade Britânica

Hoje, Sua Majestade Britânica é um tópico altamente relevante que chamou a atenção de um amplo público. Com o passar do tempo, Sua Majestade Britânica tornou-se um ponto-chave de discussão em diferentes áreas, da política à ciência, cultura e tecnologia. Neste artigo, exploraremos minuciosamente as várias facetas de Sua Majestade Britânica e seu impacto em nossa sociedade. Das suas origens às suas consequências, analisaremos em profundidade a importância e relevância de Sua Majestade Britânica no mundo de hoje. Sem dúvida, Sua Majestade Britânica é um tema que continuará a gerar debate e reflexão num futuro próximo, pelo que é fundamental estar atento a todas as suas implicações.

Sua Majestade Britânica (abreviado como SMB) é uma variação do tratamento de Majestade, sendo usada desde 1707 (com o Tratado de União) para se referir aos monarcas britânicos (reis da Grã-Bretanha e posteriormente, a partir de 1800, do Reino Unido).[1] No século XIX, virou sinônimo do poderio britânico no mundo, usado na diplomacia e em tratados.[2] Este tratamento por conter um adjetivo que não se refere a qualquer patamar de nobreza, mas sim a uma nacionalidade é inferior ao tratamento puro de Majestade, e também, por exemplo, a variação de Majestade Sereníssima.

Exemplos de uso do tratamento

Em um passaporte britânico, o tratamento é usado para se referir ao monarca, na qualidade de chefe de estado do Reino Unido. Em tratados internacionais e também na diplomacia, que se faz sempre em nome do soberano, se usa também o mesmo estilo de "Sua Majestade Britânica", como se pode ver na designação das embaixadas daquele reino[3].

Referências

  1. «Her Brittanic Majesty's Embassy (Paris)» (em inglês). Royal Collection Trust. Consultado em 10 de abril de 2013 
  2. «Tratado de Paz, Aliança & Amizade». serpro.gov.br. Consultado em 10 de abril de 2013. Arquivado do original em 23 de junho de 2017 
  3. «Majestade». wikilingue. Consultado em 11 de abril de 2013