Teatro Solís

Teatro SolísApresentação
Tipo teatro
Fundação 1856
Estilos arquitetura neoclássica
neoclassicismo
Arquiteto Carlo Zucchi (en)
Abertura 25 de agosto de 1856
Estatuto patrimonial monumento histórico nacional do Uruguai (d)
Website (es) www.teatrosolis.org.uy
Localização
Localização Montevidéu
 Uruguai
Coordenadas 34° 54′ 28″ S, 56° 12′ 04″ O
Mapa Teatro Solís

O Teatro Solís da cidade de Montevidéu (Uruguai) foi inaugurado no ano de 1856 na presença do presidente Gabriel Antonio Pereira, com a representação da ópera Ernani de Giuseppe Verdi, embora a ideia de ter um teatro de nível internacional na capital da jovem república quase sempre existiu. Aconteceu muitas apresentações legais no Teatro Solis Tem o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição européia a penetrar no Río de la Plata. Antes de o nome ser escolhido tinham-se arranjado outros, como Teatro del Progreso, Teatro de la Empresa e Teatro del Sol (devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício).

A guerra civil que se prolongou de 1838 até 1851 começou os trabalhos de construção do teatro em 1842 e que foram interrompidas no ano de 1852 pelo Cerco a Montevidéu durante a Guerra Grande. No momento da inauguração ainda não estava acabado, faltando as asas laterais provocando um contraste importante entre a central telefônica e os espaços laterais vazios. Estes levantaram-se entre os anos de 1869 e 1874 e uma vez terminados eles não foram dedicados à actividade teatral, mas para locais comerciais.

A fachada principal do Solís tem semelhanças com a do Teatro Carlo Felice em Génova. O teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão, embora o interior do Solís mantenha uma semelhança notável com outro teatro italiana, o Teatro Metastasio de Prato, perto de Florença.

O teatro possui características típicas dos teatros líricos, com orquestra e quatro anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso.

Galeria

Ligações externas