Teorema de Pascal

No mundo de hoje, Teorema de Pascal tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua importância na história, pela sua relevância na cultura, ou por qualquer outro motivo, Teorema de Pascal tem captado a atenção e o interesse de quem procura compreender melhor o mundo que os rodeia. Desde as suas origens até à sua influência hoje, Teorema de Pascal continua a ser um tema fascinante que continua a gerar debate e reflexão em diversas áreas. Neste artigo, exploraremos mais detalhadamente o impacto e a importância de Teorema de Pascal, dando aos leitores uma visão mais clara e profunda deste tópico tão relevante.

Seis pontos A1, A2, A3, A4, A5, A6, planado sobre uma cônica, e B1, B2, B3, os pontos de intersecção, respectivamente A1A2 e simples A4A5, A1A6 e A3A4, A2A3 e A5A6. Então os pontos B1, B2, B3, são colineares
O hexágono inscrito ABCDEF tem os lados estendidos de modo a que pares de lados opostos se intersectem na linha de Pascal. Cada par de lados opostos estendidos tem a sua cor: um vermelho, um amarelo, um azul. A linha de Pascal está a branco

Em geometria projetiva, o teorema de Pascal (formulado por Blaise Pascal quando tinha apenas 16 anos de idade) determina que num hexágono inscrito em uma cónica, as retas que contiverem os lados opostos interceptam-se em pontos colineares, ou seja se os seis vértices de um hexágono estão situados sobre uma circunferência e os três pares de lados opostos se intersectam, os três pontos de intersecção são colineares.

É uma generalização do Teorema de Papo. O teorema de Pascal foi generalizado por Möbius em 1847 da seguinte forma: supondo um polígono com 4n + 2 lados inscrito numa secção cónica, os pares de lados opostos estendidos até se encontrarem em 2n + 1 pontos, então se 2n de tais pontos forem colineares, o último ponto estará também sobre essa linha.