Tetralogia

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no emocionante mundo de Tetralogia. Desde suas origens até sua relevância hoje, exploraremos detalhadamente todos os aspectos relevantes de Tetralogia para fornecer a você uma visão geral completa deste tópico. Nas próximas linhas descobriremos os principais pontos-chave, as últimas tendências e opiniões de especialistas sobre Tetralogia. Com este conteúdo, esperamos proporcionar-lhe uma compreensão profunda e atualizada de Tetralogia, para que possa enriquecer o seu conhecimento e tomar decisões mais informadas sobre este tema. Prepare-se para mergulhar em um universo fascinante e cheio de nuances!

Tetralogia (ou quadrilogia) é um trabalho artístico composto por quatro obras distintas. De forma semelhante, a trilogia é composta por três obras.

A origem do nome está no teatro de Ática, em que uma tetralogia era um grupo de três tragédias seguidas de uma peça satírica, todas de um mesmo autor, executadas numa mesma sessão das Dionísias como parte de uma competição.[1] O orador Antifonte de Atenas ensinou seus estudantes usando as Tetralogias, cada uma composta por quatro textos. Três deles ainda existem.[2]

Posteriormente, Shakespeare escreveu duas tetralogias, a primeira composta por três peças Henry VI (parte 1, parte 2 e parte 3) e Richard III, e a segunda composta por Richard II, duas Henry IV e Henry V.[3] Richard Wagner compôs a tetralogia Der Ring des Nibelungen.[4] O compositor Andersen Viana escreveu a Tetralogia Folk, obra musical composta para orquestra de cordas e tres percussionistas, onde utiliza o folclore brasileiro.

Exemplos

Exemplos de obras descritas como tetralogias incluem:

Literatura

Cinema

Música

Referências

  1. Rush Rehm. Greek Tragic Theater. Routledge, 1994. p 16.
  2. C. M. Bowra. Landmarks in Greek Literature. Weidenfeld and Nicholson, 1966. pp 236-7.
  3. Victor L. Cahn. Shakespeare the playwright: a companion to the complete tragedies, histories, comedies, and romances. Greenwood, 1991.
  4. Hans von Wolzogen. Guide to the music of Richard Wagner's tetralogy: The ring of the Nibelung. A thematic key. G. Schirmer, Nova Iorque, 1895.
  5. Review: David Markson, The Last Novel