Hoje, Tetraminó é um tópico que tem chamado a atenção de um público diversificado e em constante expansão. Desde o seu surgimento, tem gerado debates, discussões e reflexões em diversas áreas, como política, ciência, tecnologia, cultura e sociedade em geral. Com o passar do tempo, Tetraminó tornou-se um tema de grande relevância e interesse para diferentes gerações, pois conseguiu transcender barreiras e fronteiras, tornando-se parte fundamental do dia a dia de muitas pessoas. Neste artigo, exploraremos mais detalhadamente o impacto de Tetraminó e analisaremos sua influência em vários aspectos da vida contemporânea.
O tetraminó, tetrominó ou tetriminó é formado por quatro quadrados idênticos, dispostos segundo a regra dos poliminós. A quantidade de tetraminós existente depende das regras aplicadas a sua formação. Os chamados tetraminós "livres" têm liberdade de rotação e de reflexão: uma figura e sua simétrica contam como uma só. Existem 5 tetraminós livres. Caso seja permitida a rotação, mas não a reflexão, a quantidade sobe para 7. Essas são as formas distintas que deram origem ao jogo Tetris. No caso de se proibir a rotação, existem 19 tetraminós, chamados "fixos", que existe em alguns clones de Tetris.[1]
Tetraminós one-sided (com apenas um lado) podem ser rotacionados, mas não refletidos. Eles estão presentes no jogo Tetris e são massivamente associados a ele. Existem sete tetraminós com apenas um lado distintos. Desses sete, três têm simetria reflexiva: caso sejam refletidos, continuam a mesma foram. Portanto, não importa se eles são considerados livres ou com apenas um lado. Esses três tetraminós são:
Os outros quatro tetraminós apresentam quiralidade: quando refletidos, apresentam uma forma distinta.
Os "poliminós L" são:[5]
Os "poliminós S" ("skew"):[6]
Como tetraminós livres, J e L são equivalente, e S e Z também. No entanto, em duas dimensões e sem reflexões, não é possível transformar J em L e nem S em Z.
Esses nomes, com uma letra cada, são os utilizados para comentar e descrever os jogos de Tetris.