Til



Nunca na história da humanidade houve tanta informação sobre Explorando Tilde em 2023: um guia completo como existe hoje graças à internet. No entanto, esse acesso a tudo relacionado a Explorando Tilde em 2023: um guia completo nem sempre é fácil. Saturação, baixa usabilidade e dificuldade de discernir entre informações corretas e incorretas sobre Explorando Tilde em 2023: um guia completo muitas vezes difíceis de superar. Foi isso que nos motivou a criar um site confiável, seguro e eficaz.

Ficou claro para nós que, para atingir nosso objetivo, não bastava ter informações corretas e verificadas sobre Explorando Tilde em 2023: um guia completo . Tudo o que coletamos sobre Explorando Tilde em 2023: um guia completo também precisava ser apresentado de forma clara, legível, em uma estrutura que facilitasse a experiência do usuário, com um design limpo e eficiente, e que priorizasse a velocidade de carregamento. Estamos confiantes de que conseguimos isso, embora estejamos sempre trabalhando para fazer pequenas melhorias. Se você encontrou o que achou útil sobre Explorando Tilde em 2023: um guia completo e você se sentiu confortável, ficaremos muito felizes se você voltar para scientiaen.com sempre que quiser e precisar.

~
Til
˜ ◌̃
Pequeno til Combinando til (diacrítico)
Veja também
duplo til ⟨≈⟩ or ⟨~~⟩
traço de onda ⟨〜⟩

A til (/ˈtɪld, -di, -də, ˈtɪld/) ˜ or ~, É um grafema com vários usos. O nome do personagem veio para o inglês de Espanhol, que por sua vez veio do latino titulus, que significa "título" ou "inscrição". Seu uso principal é como diacrítico (acento) em combinação com uma letra base; mas por razões históricas, também é usado de forma autônoma dentro de uma variedade de contextos.

História

Uso por escribas medievais

O til foi originalmente escrito sobre uma letra omitida ou várias letras como um abreviação de escriba, ou "marca de suspensão" e "marca de contração", mostrado como uma linha reta quando usado com maiúsculas. Assim, as palavras comumente usadas D.C. foram frequentemente abreviados para Ao Dñi, com terminal elevado com marca de suspensão colocada sobre o "n". Tal marca pode denotar a omissão de uma ou várias letras. Isso economizou nas despesas com o trabalho do escriba e no custo do pergaminho e da tinta. Cartas medievais europeias escritas em latim são em grande parte compostas por tais palavras abreviadas com marcas de suspensão e outras abreviaturas; apenas palavras incomuns foram dadas na íntegra.

O texto do Livro Domesday de 1086, relativo, por exemplo, ao mansão de Molland in Devon (ver imagem ao lado), é altamente abreviado como indicado por numerosos tils.

Texto de Exeter Livro Domesday de 1086

O texto com abreviações expandidas é o seguinte:

Mollande tempore regis Edwardi geldabat pro quattuor hidis et uno ferling. Terra est quadraginta carucae. In dominio sunt tres carucae et decem servi et triginta villani et viginti bordarii cum sedecim carucis. Ibi duodecim acrae prati et quindecim acrae silvae. Pastura tres leugae em longitudine et latitudine. Reddit quattuor et vigilante libras ad think. Huic manerio est adjuncta Blachepole. Elwardus tenebat tempore regis Edwardi pro manerio et geldabat pro dimidia hida. Terra est duae carucae. Ibi sunt quinque villani cum uno servo. Valet viginti solidos ad pensam et arsuram. Eidem manerio est injuste adjuncta Nimete et valet quindecim solidos. Ipsi manerio pertinet tercius denarius de Hundredis Nortmoltone et Badentone et Brantone et tercium animal pasturae morarum.

Função das máquinas de escrever mecânicas

An Olivetti Carta 32 máquina de escrever (modelo português) com til (e acento circunflexo) ao lado Ç
Máquina de escrever espanhola (teclado QWERTY) com teclas mortas para acentos agudos, circunflexos, tremelétricos e graves. Ñ/ñ está presente apenas como um caractere pré-composto.

On máquinas de escrever projetado para idiomas que usam rotineiramente diacríticos (acentos), há duas soluções possíveis. As chaves podem ser dedicadas a personagens pré-compostos ou alternativamente um chave morta mecanismo pode ser fornecido. Com este último, uma marca é feita quando uma tecla morta é digitada, mas ao contrário das teclas normais, o carro de papel não se move e, portanto, a próxima letra a ser digitada é impressa sob esse acento. Máquinas de escrever para Espanhol normalmente têm uma chave dedicada para Ñ/ñ mas, como Português usos Ã/ã e Õ/õ, uma única chave morta (em vez de usar duas chaves para dedicar) é a solução mais prática.

O símbolo til não existia independentemente como um tipo móvel or chumbo quente caractere de impressão desde o casos de tipo para espanhol ou português incluiria feitiços para as formas acentuadas.

O til ASCII centralizado

Serifa: —~—
Sem serifa: —~—
MPV: —~—
Um til independente entre dois travessões
em três famílias de fontes

O primeiro ASCII padrão (X3.64-1963) não tinha um til.: 246  Assim como o português e o espanhol, os idiomas francês, alemão e escandinavo também precisavam de símbolos além dos 26 básicos necessários para o inglês. O ASA trabalhou com e através do CCITT para internacionalizar o conjunto de códigos, para atender às necessidades básicas de pelo menos os idiomas da Europa Ocidental.

Parece ter sido na reunião de 13 a 15 de maio de 1963 que o CCITT decidiu que o padrão de código ISO de 7 bits proposto seria adequado para suas necessidades se um alfabeto em minúsculas e cinco sinais diacríticos fossem adicionados a ele. Na reunião de 29 a 31 de outubro, o subcomitê da ISO alterou o rascunho da ISO para atender aos requisitos do CCITT, substituindo a seta para cima e a seta para a esquerda por sinais diacríticos, adicionando significados diacríticos ao apóstrofo e às aspas e tornando o sinal numérico um duplo para o til.

- Site de informações gratuitas da Yucca (que cita as fontes originais).

Assim ISO 646 nasceu (e o padrão ASCII foi atualizado para X3.64-1967), fornecendo o til e outros símbolos como caracteres opcionais.: 247 

ISO 646 e ASCII incorporaram muitos dos diacríticos de letras minúsculas sobrepostas das máquinas de escrever, incluindo o til. A sobreimpressão foi criada para funcionar colocando um retrocesso código entre os códigos de letra e diacrítico. No entanto, mesmo naquela época, os mecanismos que poderiam fazer isso ou qualquer outra sobreimpressão não estavam amplamente disponíveis, não funcionavam para letras maiúsculas e eram impossíveis em exibições de vídeo, com o resultado de que esse conceito não obteve aceitação significativa. Conseqüentemente, muitos desses diacríticos autônomos (e os sublinhar) foram rapidamente reutilizados pelo software como sintaxe adicional, basicamente se tornando novos tipos de símbolos sintáticos que uma linguagem de programação poderia usar. Como esse uso se tornou predominante, projeto de tipo evoluiu gradualmente para que esses caracteres diacríticos se tornassem maiores e mais centralizados verticalmente, tornando-os inúteis como diacríticos sobrepostos, mas muito mais fáceis de ler como caracteres independentes que passaram a ser usados ​​para propósitos totalmente diferentes e novos. A maioria das fontes modernas alinha o ASCII simples "espaçamento" (autônomo) til no mesmo nível que traços, ou apenas ligeiramente superior.

O til autônomo está no código 126 em ASCII, onde foi herdado em Unicode como U+007E.

Uma marca de forma semelhante () é conhecido na tipografia e lexicografia como um traço balançado: são usados ​​nos dicionários para indicar a omissão da palavra de entrada.

Conexão com o espanhol

Logo do Instituto Cervantes
Logo da CNN em espanhol

Conforme indicado pela origem etimológica da palavra "til" em inglês, este símbolo tem sido intimamente associado ao Língua espanhola. A conexão decorre do uso do til acima da letra ⟨n⟩ para formar a letra (diferente) ⟨ñ⟩ em espanhol, recurso compartilhado apenas por alguns outros idiomas, a maioria dos quais estão historicamente ligados ao espanhol. Essa peculiaridade pode ajudar falantes não nativos a identificar rapidamente um texto como sendo escrito em espanhol com poucas chances de erro. Além disso, a maioria dos falantes nativos, embora não tudo, use a palavra español para se referir à sua língua. Particularmente durante a década de 1990, intelectuais e meios de comunicação de língua espanhola demonstraram apoio ao idioma e à cultura ao defender esta carta contra globalização e informatização tendências que ameaçavam removê-lo dos teclados e outros produtos e códigos padronizados. A Instituto Cervantes, Fundada por governo da Espanha para promover a língua espanhola internacionalmente, elegeu como logo um símbolo altamente estilizado Ñ com um grande til. O canal de notícias 24 horas CNN nos EUA adotou posteriormente uma estratégia semelhante em seu logotipo existente para o lançamento de seu versão em espanhol, sendo portanto escrito como CN͠N. E de forma semelhante ao Associação Nacional de Basquete (NBA), o Seleção masculina de basquete da Espanha é apelidado de "ÑBA".

No próprio espanhol a palavra til é usado mais geralmente para diacríticos, incluindo o acento agudo de marcação de estresse. o diacrítico ~ é mais comumente chamado melhor or la tilde de la eñe, e não é considerado um acento em espanhol, mas simplesmente uma parte da letra ñ (muito parecido com o ponto Acima de ı faz um i personagem familiar aos leitores de inglês).

Uso

Letras com til

Esta é uma tabela de letras pré-compostas com til:

Um diacrítico til pode ser adicionado a quase qualquer caractere usando um combinando Acento.

Uso comum em inglês

A Idioma Inglês não usa o til como diacrítico, embora seja usado em alguns emprestimo. A forma autônoma do símbolo é usada mais amplamente. Informalmente, Isso significa "aproximadamente", "cerca de" ou "cerca de", como "~30 minutos antes", significando "aproximadamente 30 minutos antes". Também pode significar "semelhante a", incluindo "do mesmo ordem de grandeza como", tal como "x ~ y" significa que x e y são da mesma ordem de grandeza. Outro símbolo de aproximação é o duplo til , significando "aproximadamente/quase igual a". O til também é usado para indicar congruência de formas, colocando-o sobre um = símbolo, assim .

No uso digital mais recente, os tils em ambos os lados de uma palavra ou frase às vezes transmitem um tom particular que "deixa as palavras incluídas apresentarem sinceridade e ironia", o que pode neutralizar preventivamente uma reação negativa. Por exemplo, BuzzFeed o jornalista Joseph Bernstein interpreta os tils na seguinte Tweet:

"no ~ espírito da temporada ~ agora será vinculado a algumas das leituras de esportes (imho) #Bestof2014. se você odeia coisas legais, silencie essa hashtag."

como forma de deixar claro que tanto o autor quanto o leitor estão cientes de que a frase anexa - "espírito da estação" - "é clichê e sabemos que essa qualidade está abaixo do nosso autor, e não queremos que você pense que nossa autor é uma pessoa clichê em geral".

O símbolo é usado em meios de comunicação social para indicar sarcasmo.

uso diacrítico

Em algumas línguas, o til é uma diacrítico marca colocada sobre um carta para indicar uma mudança em sua pronúncia:

Passo

O til foi usado pela primeira vez no ortografia politônica of Grego antigo, como variante do circunflexo, representando um aumento passo seguido por um retorno ao tom padrão.

Abreviatura

cartão marinho mostrando a economia finlandesa, com as legendas Hic fabricantur naves e Hic Fabricante bombardas abreviado

Mais tarde, foi usado para fazer abreviaturas em medieval latino documentos. quando um ⟨n⟩ or ⟨m⟩ seguia uma vogal, muitas vezes era omitida, e um til (fisicamente, uma pequena ⟨N⟩) foi colocado sobre a vogal anterior para indicar a letra que faltava; esta é a origem do uso do til para indicar nasalização (compare o desenvolvimento do trema como uma abreviação de ⟨e⟩.) A prática de usar o til sobre uma vogal para indicar a omissão de um ⟨n⟩ or ⟨m⟩ continuou em livros impressos em Francês como meio de reduzir o tamanho do texto até o século XVII. Também foi usado em Português e Espanhol.

O til também foi usado ocasionalmente para fazer outras abreviações, como sobre a letra ⟨q⟩, Fazendo , significar a palavra que ("que").

Nasalização

É também como um pequeno ⟨n⟩ que o til se originou quando escrito acima de outras letras, marcando um latino ⟨n⟩ que tinha sido elidido em galego-português antigo. em moderno Português isso indica nasalização da vogal base: mao "mão", de Lat. manu-; razões "razões", de Lat. razões. Este uso foi adotado nas ortografias de vários línguas nativas da América do Sul, Tais como Guarani e nheengatu, bem como no Alfabeto Fonético Internacional (IPA) e muitos outros alfabetos fonéticos. Por exemplo, é a transcrição IPA da pronúncia do topónimo francês Lyon.

In Breton, o símbolo ⟨ñ⟩ depois de uma vogal significa que a letra ⟨n⟩ serve apenas para dar à vogal uma pronúncia nasalizada, sem ser ela mesma pronunciada, como normalmente é. Por exemplo, ⟨um⟩ dá a pronúncia enquanto que ⟨um⟩.

Na série Mg romanização de Árabe tunisino, o til é usado para as vogais nasais õ e ṏ.

Palatino n

O inclinado ⟨n⟩ (⟨ñ⟩, ⟨Ñ⟩) desenvolvido a partir do dígrafo ⟨nn⟩ em espanhol. Nesta linguagem, ⟨ñ⟩ é considerada uma carta separada chamada janeiro (IPA: ), em vez de uma combinação de letras diacríticas; é colocado nos dicionários espanhóis entre as letras ⟨n⟩ e ⟨o⟩. Em espanhol, a palavra til realmente se refere a diacríticos em geral, por exemplo, o acento agudo em Joseph, enquanto o diacrítico em ⟨ñ⟩ é chamado de "virgulilla" (IPA: ). Idiomas atuais em que o til ⟨n⟩ (⟨ñ⟩) é usado para o palatino nasal consoante /ɲ/ incluir

Tom

In Vietnamita, um til sobre uma vogal representa uma subida rangente tom (cair). Letras com o til não são consideradas letras separadas do Alfabeto vietnamita.

Alfabeto Fonético Internacional

In fonética, um til é usado como um diacrítico que é colocado acima de uma letra, abaixo dela ou sobreposto no meio dela:

  • Um til acima de uma letra indica nasalização, por exemplo , .
  • Um til sobreposto no meio de uma letra indica velarização or faringealização, por exemplo , . Se não for pré-composto Unicode existe, o caractere Unicode U + 0334 ◌̴ COMBINAÇÃO DE SOBREPOSIÇÃO DE TIL pode ser usado para gerar um.
  • Um til abaixo de uma letra indica laringealização, por exemplo . Se não existir nenhum caractere Unicode pré-composto, o caractere Unicode U + 0330 ◌̰ COMBINANDO O TIL ABAIXO pode ser usado para gerar um.

Extensão de carta

In estoniano, o símbolo ⟨õ⟩ representa o vogal posterior não arredondada, e é considerada uma carta independente.

Outros usos

Alguns idiomas e alfabetos usam o til para outros fins, como:

  • Roteiro árabe: Um símbolo semelhante ao til (U + 0653 ـٓ MADDAH ÁRABE ACIMA) é usado sobre a letra ⟨ا⟩ (/uma/) tornar-se آ, denotando um longo /uma/ som.
  • Guarani: O inclinado (Observe que ⟨G/g⟩ com til não está disponível como um glifo pré-composto em Unicode) representa o nasal velar consoante. Além disso, o inclinado ⟨y⟩ (⟨Ỹ⟩) representa a vogal arredondada central superior nasalizada . Munduruku, Parintintín e duas grafias mais antigas de palavras filipinas também usam ⟨g̃⟩.
  • escrita siríaca: Um til (~) sob a letra Kaph representa um som, transliterado como ch or č.
  • estoniano e Võro use o til acima da letra o (õ) para indicar a vogal , um som raro entre as línguas.
  • Unicode tem um combinando caractere de til vertical: U + 033E ◌̾ COMBINAÇÃO DE TIL VERTICAL. É usado para indicar tom médio na transcrição linguística de certos dialetos do Língua lituana.

Pontuação

O til é usado de várias maneiras na pontuação, como:

Variação

Em alguns idiomas (embora geralmente não em inglês),[carece de fontes?] um traço ondulado tipo til pode ser usado como pontuação (em vez de um sem espaçamento hífen, no traço or travessão) Entre dois números, para indicar um alcance em vez de subtração ou um número hifenizado (como um número de peça ou número de modelo). Por exemplo, "12~15" significa "12 a 15", "~3" significa "até três" e "100~" significa "100 e mais". Línguas do Leste Asiático quase sempre usam esta convenção, mas muitas vezes é feito para maior clareza em alguns outros idiomas também. Chinês usa o traço ondulado e o traço de largura total de forma intercambiável para essa finalidade. Em inglês, o til costuma ser usado para expressar intervalos e números de modelos em eletrônica, mas raramente na gramática formal ou em documentos tipográficos, pois um traço ondulado precedendo um número às vezes representa uma aproximação (veja abaixo).

aproximação

Antes de um número, o til pode significar 'aproximadamente'; '~42' significa 'aproximadamente 42'. Quando usado com símbolos de moeda que precedem o número (as convenções nacionais diferem), o til precede o símbolo, assim, por exemplo, '~$10' significa 'cerca de dez dólares'.

Os símbolos (quase igual a) e (aproximadamente igual a) estão entre os outros símbolos usados ​​para expressar aproximação.

Japonesa

A traço de onda (波ダッシュ, nami dasshu) é usado para vários propósitos em japonês, inclusive para denotar intervalos de números (por exemplo, 5 para 10 significa entre 5 e 10) no lugar de travessões ou colchetes e para indicar a origem. O traço de onda também é usado para separar um título e um subtítulo na mesma linha, como um cólon é usado em inglês.

Quando usado em conversas via e-mail ou mensagens instantâneas, pode ser usado como marca de sarcasmo.

O sinal é usado como um substituto para o choon, caractere katakana, em japonês, estendendo a sílaba final.

Codificação Unicode e Shift JIS de traço de onda
Traço de onda JIS correto
Traço de onda JIS correto, atual em Unicode
Traço de onda Unicode anterior (incorreto)
Traço de onda Unicode anterior (incorreto)

Na prática, o til de largura total (全角チルダ, zenkaku chiruda) (Unicode U+FF5E ~ TIL DE LARGURA TOTAL), é frequentemente usado em vez do traço de onda (波ダッシュ, nami dasshu) (Unicode U + 301C TRAÇO DE ONDA), porque o Mudar JIS código para o traço de onda, 0x8160, que deve ser mapeado para U+301C, em vez disso, é mapeado para U+FF5E in página de código do Windows 932 (Microsoft's página de código para japonês), uma extensão amplamente usada do Shift JIS.

Essa decisão evitou um erro de definição de forma nos gráficos de código Unicode originais (6.2): o glifo de referência de traço de onda em JIS / Shift JIS corresponde ao glifo de referência Unicode para U+FF5E TIL DE LARGURA TOTAL, enquanto o glifo de referência original para U+301C foi refletido, incorretamente, quando o Unicode importou o traço de onda JIS. Em outras plataformas como o Mac OS clássico e MacOS, 0x8160 é mapeado corretamente para U+301C. Geralmente é difícil, se não impossível, para os usuários do Windows japonês digitar U+301C, especialmente em aplicativos herdados e não Unicode.

Uma situação semelhante existe em relação ao coreano KS X 1001 conjunto de caracteres, no qual a Microsoft mapeia o EUC-KR or UHC código para o traço de onda (0xA1AD) para U + 223C ~ OPERADOR DE TIL, enquanto IBM e Apple mapeie-o para U+301C. A Microsoft também usa U+FF5E para mapear o til elevado KS X 1001 (0xA2A6), enquanto a Apple usa U+02DC ˜ TIL PEQUENO.

O glifo de referência Unicode atual para U+301C foi corrigido para corresponder ao padrão JIS em resposta a uma proposta de 2014, que observou que, embora o glifo de referência Unicode existente tivesse sido correspondido por fontes do descontinuado Windows XP, todas as outras plataformas principais, incluindo versões posteriores do Microsoft Windows fornecidas com fontes correspondentes ao glifo de referência JIS para U+301C.

O traço de onda JIS / Shift JIS ainda está formalmente mapeado para U+301C a partir de JIS X 0213, Considerando que o WHATWG Padrão de codificação usado por HTML5 segue a Microsoft no mapeamento de 0x8160 para U+FF5E. Esses dois pontos de código têm um glifo semelhante ou idêntico em várias fontes, reduzindo a confusão e a incompatibilidade.

Matemática

Como um operador unário

Um til antes de uma única quantidade pode significar "aproximadamente", "cerca de" ou "do mesmo ordem de grandeza como."

Por escrito lógica matemática, o til representa negação: "~p" significa "não p", Onde "p" é um proposição. O uso moderno geralmente substitui o til pelo símbolo de negação (¬) para esse propósito, para evitar confusão com relações de equivalência.

Como um operador relacional

In matemática, o operador til (Unicode U+223C), às vezes chamado de "twiddle", é freqüentemente usado para denotar um relação de equivalência entre dois objetos. Por isso "x ~ y" meios "x is equivalente para y". É uma afirmação mais fraca do que afirmar que x é igual a y. A expressão "x ~ y" às vezes é lido em voz alta como "x gira y", talvez como um análogo da expressão verbal de "x = y".

O til pode indicar igualdade aproximada de várias maneiras. Pode ser usado para denotar o igualdade assintótica de duas funções. Por exemplo, f (x) ~ g(x) significa que .

Um til também é usado para indicar "aproximadamente igual a" (por exemplo, 1.902 ~= 2). Esse uso provavelmente se desenvolveu como uma alternativa digitada ao símbolo de libra usado para o mesmo propósito na matemática escrita, que é um sinal de igual com a barra superior substituída por uma barra com uma protuberância ascendente, saliência ou loop no meio (︍︍♎︎) ou, às vezes, um til (≃). O símbolo "≈" também é usado para esta finalidade.

In física e astronomia, um til pode ser usado entre duas expressões (ex. h ~ 10-34 J) para afirmar que os dois são do mesmo ordem de grandeza.

In estatística e teoria da probabilidade, o til significa "é distribuído como"; Vejo variável aleatória(por exemplo, X ~ B(n,p) para uma distribuição binomial).

Um til também pode ser usado para representar geometria semelhança (por exemplo: abc ~ ∆DEF, o que significa triângulo abc é similar a DEF). Um til triplo () é frequentemente usado para mostrar congruência, uma relação de equivalência em geometria.

In teoria dos grafos, o til pode ser usado para representar a adjacência entre os vértices. A beira conecta vértices e que pode ser dito ser adjacente, e esta adjacência pode ser denotada .

Como diacrítico

O símbolo "" é pronunciado como "eff til" ou, informalmente, como "eff twiddle". Isso pode ser usado para denotar o transformada de Fourier of f, Ou um elevador of f, e pode ter uma variedade de outros significados, dependendo do contexto.

Um til colocado abaixo de uma letra em matemática pode representar um vetor quantidade (por exemplo ).

In estatística e teoria da probabilidade, um til colocado no topo de uma variável às vezes é usado para representar o mediana dessa variável; por isso indicaria a mediana da variável . Um til sobre a letra n () às vezes é usado para indicar o média harmônica.

No aprendizado de máquina, um til pode representar um valor candidato para um estado de célula em GRUs or LSTM unidades. (ex: c̃)

Física

Frequentemente em física, pode-se considerar um solução de equilíbrio a uma equação e, em seguida, uma perturbação a esse equilíbrio. Para as variáveis ​​na equação original (por exemplo ) uma substituição pode ser feito, onde é a parte de equilíbrio e é a parte perturbada.

Um til também é usado em física de partículas para denotar o hipotético supersimétrico parceiro. Por exemplo, um elétron é referido pela letra eE sua superparceiro do seletor está escrito vai.

Na mecânica multicorpos, o operador til mapeia vetores tridimensionais para matrizes simétricas (Vejo or ).

Economia

Para relações envolvendo preferência, economistas às vezes, use o til para representar indiferença entre dois ou mais pacotes de mercadorias. Por exemplo, dizer que um consumidor é indiferente entre pacotes x e y, escreveria um economista x ~ y.

Eletrônicos

Pode aproximar o símbolo de onda senoidal (∿, U+223F), que é usado em eletrônica indicar corrente alternada, no lugar de +, − ou ⎓ para corrente direta.

Linguística

O til pode indicar alternância alomorfos or alternância morfológica, como em //ˈniː~ɛl+t// para ajoelhou ~ ajoelhou (O sinal de mais '+' indica um limite de morfema).

O til pode representar algum tipo de variação fonética ou fonêmica entre dois sons, que pode ser alofones ou em variação livre. Por exemplo, a pode representar "quer or ".

In semântica formal, também é usado como uma notação para o operador de rabisco que desempenha um papel fundamental em muitas teorias de nas .

Computação

Programadores de computador use o til de várias maneiras e às vezes chame o símbolo (em oposição ao diacrítico) de rabisco, rabugento, balançarou giro. De acordo com Arquivo de jargão, outros sinônimos às vezes usados ​​na programação incluem não, Aproximadamente, mexer, enyay (depois de janeiro) e (com humor) rabisco /ˈskɪɡəl/.

Diretórios e URLs

On Unix-gostar sistemas operacionais (Incluindo AIX, BSD, Linux e MacOS), til normalmente indica o usuário atual diretório home. Por exemplo, se o diretório inicial do usuário atual for / home / user, então o comando cd ~ é equivalente a cd / home / usuário, cd $ HOMEou cd. Esta convenção deriva da Lear-Siegler ADM-3A terminal de uso comum durante a década de 1970, que passou a ter o símbolo til e a palavra "Home" (para mover o cursor para o canto superior esquerdo) na mesma tecla.[carece de fontes?] Quando anexado a um nome de usuário específico, o til indica o diretório pessoal desse usuário (por exemplo, ~janedoe para o diretório inicial do usuário Janedoe, Tais como /home/janedoe).

Usado em URLs no World Wide Web, muitas vezes denota um site pessoal em um Unixservidor baseado em Por exemplo, http://www.example.com/~johndoe/ pode ser o site pessoal de John Doe. Isso imita o uso do shell Unix do til. No entanto, quando acessados ​​pela web, o acesso ao arquivo geralmente é direcionado a um subdiretório no diretório inicial do usuário, como /casa/nome de usuário/ public_html or /casa/nome de usuário/ www.

Em URLs, os caracteres %7E ou %7e) pode substituir um til se um dispositivo de entrada não tiver uma tecla til. Assim, http://www.example.com/~johndoe/ e http://www.example.com/%7Ejohndoe/ vai se comportar da mesma maneira.

Linguagens de computador

O til é usado no AWK linguagem de programação como parte dos operadores de correspondência de padrões para expressões regulares:

  • variable ~ /regex/ retorna verdadeiro se a variável for correspondida.
  • variable !~ /regex/ retorna falso se a variável for correspondida.

Uma variante disso, com o simples til substituído por =~, foi adotado em Perl, e essa semipadronização levou ao uso desses operadores em outras linguagens de programação, como Ruby ou de SQL variante do banco de dados PostgreSQL.

In APL e MATLAB, til representa a função lógica monádica NOT, e em APL representa adicionalmente a função diádica multiconjunto função sem (definir diferença).

In C o caractere til é usado como bit a bit NÃO unário operador, seguindo a notação em lógica (um ! causa um NÃO lógico, em vez disso). Isso também é usado pela maioria das linguagens baseadas ou influenciadas por C, como C + +, D e C#. O banco de dados MySQL também use til como inversão bit a bit assim como o SQL Server da Microsoft Transact-SQL (T-SQL) língua. JavaScript também usa til como NOT bit a bit e, como o JavaScript usa floats internamente e o complemento bit a bit funciona apenas em números inteiros, os números são removidos de sua parte decimal antes de aplicar a operação. Isso também deu origem ao uso de dois tis ~~x como uma sintaxe curta para uma conversão para inteiro (os números são retirados de sua parte decimal e transformados em seu complemento e, em seguida, de volta).

Em C++ e C#, o til também é usado como o primeiro caractere em um classe's método name (onde o restante do nome deve ser o mesmo nome da classe) para indicar um destruidor – um método especial que é chamado no final do vida do objeto.

No aplicativo ASP.NET, o til ('~') é usado como um atalho para a raiz do diretório virtual do aplicativo.

Na série CSS linguagem de folha de estilo, o til é usado para o combinador adjacente indireto como parte de um seletor.

Na série Linguagem de programação D, o til é usado como um ordem concatenação operador, bem como para indicar um destruidor de objetos e um operador não bit a bit. O operador til pode ser sobrecarregado para tipos de usuário, e o operador til binário é usado principalmente para mesclar dois objetos ou adicionar alguns objetos a um conjunto de objetos. Foi introduzido porque o operador plus pode ter significados diferentes em muitas situações. Por exemplo, o que fazer com "120" + "14"? Esta é uma string "134" (adição de dois números), ou "12014" (concatenação de strings) ou outra coisa? D não permite + operador para arrays (e strings), e fornece operador separado para concatenação (da mesma forma PHP A linguagem de programação resolveu esse problema usando o operador ponto para concatenação e + para adição de número, que também funcionará em strings contendo números).

In Eiffel, o til é usado para comparação de objetos. Se a e b denotam objetos, a expressão booleana a ~ b tem valor true se e somente se esses objetos forem iguais, conforme definido pela versão aplicável da rotina da biblioteca é igual, que por padrão denota igualdade de objeto campo a campo, mas pode ser redefinido em qualquer classe para oferecer suporte a uma noção específica de igualdade. Se a e b são referências, a expressão de igualdade de objeto a ~ b deve ser contrastado com a = b que denota igualdade de referência. Ao contrário da chamada a.é igual (b), a expressão a ~ b is tipo seguro mesmo na presença de covariância.

Na série Linguagem de programação Apache Groovy o caractere til é usado como um operador mapeado para o método bitwiseNegate(). Dado um String, o método produzirá um java.util.regex.Pattern. Dado um inteiro, ele negará o inteiro bit a bit, como em C. =~ e ==~ pode ser usado no Groovy para corresponder a uma expressão regular.

In Haskell, o til é usado em restrições de tipo para indicar a igualdade de tipo. Além disso, na correspondência de padrões, o til é usado para indicar uma correspondência de padrão preguiçosa.

Na série Informar linguagem de programação, o til é usado para indicar uma aspa dentro de uma string entre aspas.

No "modo texto" do Látex linguagem de composição um diacrítico til pode ser obtido usando, por exemplo, \~{n}, resultando em "ñ". Um til autônomo pode ser obtido usando \textasciitilde or \string~. No "modo matemático", um diacrítico de til pode ser escrito como, por exemplo, \tilde{x}. Para um til mais amplo \widetilde pode ser usado. o \sim O comando produz um símbolo de relação binária semelhante ao til que é frequentemente usado em expressões matemáticas, e o til duplo é obtido com \approx. O url pacote também suporta inserir tils diretamente, por exemplo, \url{http://server/~name}. Tanto no modo texto quanto no modo matemático, um til sozinho (~) renderiza um espaço em branco sem quebra de linha.

In MediaWiki sintaxe, quatro tils são usados ​​como um atalho para a assinatura de um usuário.

In Lisp comum, o til é usado como prefixo para especificadores de formato em strings de formato.

In Max / MSP, um til é usado para denotar objetos que processam na taxa de amostragem do computador, ou seja, principalmente aqueles que lidam com som.

In ML padrão, o til é usado como prefixo para números negativos e como operador de negação unário.

In OCaml, o til é usado para especificar o rótulo de um parâmetro rotulado.

In R, o operador til é usado para separar os lados esquerdo e direito em uma fórmula de modelo.

In Objeto REXX, o giro é usado como um símbolo de "envio de mensagem". Por exemplo, Employee.name~lower() causaria o lower() método para agir sobre o objeto Employee's name atributo, retornando o resultado da operação. ~~ retorna o objeto que recebeu o método ao invés do resultado produzido. Assim, pode ser usado quando o resultado não precisa ser retornado ou quando métodos em cascata devem ser usados. team~~insert("Jane")~~insert("Joe")~~insert("Steve") enviaria vários concorrentes insert mensagens, invocando assim o insert método três vezes consecutivas no team objeto.

In Raku, ~~ é usada em vez de =~ para uma expressão regular. Como o operador ponto é usado para acesso de membro em vez de ->, concatenação é feito com um único til.

my $concatResult = "Olá " ~ "mundo!";
$concatResult ~~ /<|w><><>*<|w>/;

dizer $/; # saídas "Olá"
# a variável $/ contém o resultado da última correspondência regex

Teclados

A presença (ou ausência) de um til gravado no teclado depende do território onde foi vendido. Em ambos os casos, as configurações do sistema do computador determinam o mapeamento de teclado e a configuração padrão corresponderá às gravações nas teclas. Mesmo assim, certamente é possível configurar um teclado para uma localidade diferente daquela fornecida pelo varejista. Nos teclados americanos e britânicos, o til é um teclado padrão e pressioná-lo produz um "ASCII Til" independente. Para gerar uma letra com um diacrítico til requer o EUA internacional or Reino Unido estendido configuração do teclado.

  • Com US-international, a tecla `/~ é uma chave morta: pressionando o ~ chave e, em seguida, uma letra produz a forma acentuada de til dessa letra. (Por exemplo, ~ a produz ã.) Com esta configuração ativa, um til ASCII pode ser inserido com a tecla morta seguida da barra de espaço ou, alternativamente, pressionando a tecla morta duas vezes seguidas.
  • Com extensão do Reino Unido, a chave funciona normalmente, mas torna-se uma 'chave morta' quando combinada com AltGr. portanto AltGr+# seguido por uma letra produz a forma acentuada dessa letra.
  • Com uma conta na Mac qualquer um dos Alt/Opção as teclas funcionam de forma semelhante.
  • Com Linux, tecla de composição facilidade é utilizada.

As instruções para outros idiomas e teclados nacionais estão além do escopo deste artigo.

Nos EUA e na Europa Windows sistemas, o Código Alt para um único til é 126.

Nomes de arquivos de backup

O dominante Unix A convenção para nomear cópias de backup de arquivos é anexar um til ao nome do arquivo original. Originou-se com o Emacs editor de texto e foi adotado por muitos outros editores e algumas ferramentas de linha de comando.

O Emacs também introduziu um elaborado esquema de backup numerado, com arquivos nomeados nome do arquivo.~1~, nome do arquivo.~2~ e assim por diante. Não pegou, como a ascensão de controle de versão software elimina a necessidade desse uso.

nomes de arquivos da Microsoft

O til fazia parte Microsoft's nome de arquivo mutilado esquema quando estendeu o GORDO padrão do sistema de arquivos para suportar nomes de arquivos longos para Microsoft Windows. Os programas escritos antes desse desenvolvimento só podiam acessar nomes de arquivo no chamado Formato 8.3—os nomes de arquivo consistiam em um máximo de oito caracteres de um conjunto de caracteres restrito (por exemplo, sem espaços), seguido por um ponto, seguido por mais três caracteres. Para permitir que esses programas herdados acessassem arquivos no sistema de arquivos FAT, cada arquivo precisava receber dois nomes — um longo e mais descritivo e outro que estivesse em conformidade com o formato 8.3. Isso foi feito com um esquema de confusão de nomes no qual os seis primeiros caracteres do nome do arquivo são seguidos por um til e um dígito. Por exemplo, "Arquivos de programas"pode ​​se tornar"PROGRA~1".

O símbolo til também é frequentemente usado para prefixar arquivos temporários ocultos que são criados quando um documento é aberto no Windows. Por exemplo, quando um documento "Document1.doc" é aberto no Word, um arquivo chamado "~$cument1.doc" é criado no mesmo diretório. Este arquivo contém informações sobre qual usuário está com o arquivo aberto, para evitar que vários usuários tentem alterar um documento ao mesmo tempo.

Notação de malabarismo

Na série notação de malabarismo Beatmap do sistema, o til pode ser adicionado a qualquer uma das "mãos" em um par de campos para dizer "cruze os braços com esta mão em cima". Mills Mess é assim representado como (~2x,1)(1,2x)(2x,~1)*.

Unicode

Variantes e semelhantes

O Unicode tem pontos de código para muitas formas de til não combinado, para símbolos que incorporam tils e para caracteres visualmente semelhantes a um til.

Personagem Ponto de código Nome Comentários
~ U + 007E TIL O til do teclado. Alinhamento de altura central.
˜ U+02DC TIL PEQUENO Uma versão de espaçamento do diacrítico til combinado.
˷ U + 02F7 CARTA DO MODIFICADOR TIL BAIXO Uma versão de espaçamento do diacrítico til combinado.
◌̃ U + 0303 COMBINAÇÃO DE TIL Usado em IPA para indicar um vogal nasal.
◌̰ U + 0330 COMBINANDO O TIL ABAIXO Usado em IPA indicar voz rangente.
◌̴ U + 0334 COMBINAÇÃO DE SOBREPOSIÇÃO DE TIL Sobrepõe a letra anterior. Usado em IPA para indicar velarização or faringealização.
◌̾ U + 033E COMBINAÇÃO DE TIL VERTICAL
◌͂ U + 0342 COMBINANDO PERISPOMENI GREGO Usado como um Grego antigo acento sob o nome "circunflexo"; também pode ser escrito como um breve invertida.
◌͊ U + 034A COMBINANDO NÃO TILDE ACIMA Usado em extIPA para indicar um denasalização.
◌͋ U + 034B COMBINANDO A HOMOTÉTICA ACIMA Usado em extIPA para indicar um nareal fricativa.
◌͠◌ U + 0360 COMBINANDO TIL DUPLO Um diacrítico que se aplica a um par de letras.
◌֘ U + 0598 SOTAQUETE HEBRAICO ZARQA cantilação hebraica marca.
◌֮ U+05AE SOTAQUETE HEBRAICO ZINOR marca de cantilação hebraica.
◌᷉ U+1DC9 COMBINAÇÃO AGUDO-GRAVE-AGUDO Usado em IPA como um tom marca.
U + 2053 TRAÇO BALANÇADO Um sinal de pontuação.
~ U + 223C OPERADOR DE TIL Usado em matemática. Em linha. Extremidades não curvadas tanto.
U + 223D TIL INVERTIDO Em algumas fontes é simples o til imagem no espelho; outros estendem as pontas para se assemelhar a um ᔕ, ou um aberto .
U + 223F ONDA SENOIDAL Usado em eletrônica para indicar corrente alternada, no lugar de +, − ou ⎓ para corrente contínua.
U + 2241 NÃO TILDE
U + 2242 MENOS TIL
U + 2243 ASSINTOTICAMENTE IGUAL A
U + 2244 NÃO ASSINTOTICAMENTE IGUAL A
U + 2245 APROXIMADAMENTE IGUAL A
U + 2246 APROXIMADA, MAS NÃO REALMENTE IGUAL A
U + 2247 NEM APROXIMADA NEM REALMENTE IGUAL A
U + 2248 QUASE IGUAL A
U + 2249 NÃO QUASE IGUAL A
U + 224A QUASE IGUAL OU IGUAL A
U + 224B TILO TRIPLO
U + 224C TODOS IGUAIS A
U+22CD IGUAL A TIL INVERTIDO
U + 2368 APL SÍMBOLO FUNCIONAL TILDE DIAÉRESE
U + 236B APL SÍMBOLO FUNCIONAL DO TILDE
U + 236D APL SÍMBOLO FUNCIONAL ESTILO TILDE
U + 2371 SÍMBOLO FUNCIONAL APL DOWN CARET TILDE
U + 2372 APL SÍMBOLO FUNCIONAL PARA CIMA CARET TILDE
U + 2972 OPERADOR DE TIL ACIMA DA SETA PARA A DIREITA
U + 2973 SETA PARA A ESQUERDA ACIMA DO OPERADOR DE TIL
U + 2974 SETA PARA A DIREITA ACIMA DO OPERADOR DE TIL
U + 29E4 SINAL DE IGUAL E PARALELO INCLINADO COM TIL ACIMA
U + 2A24 SINAL DE MAIS COM TIL ACIMA
U + 2A26 SINAL DE MAIS COM TIL ABAIXO
U+2A6A OPERADOR DE TIL COM PONTO ACIMA
U+2A6B OPERADOR TIL COM PONTOS ASCENDENTES
U + 2A73 SINAL DE IGUAL ACIMA DO OPERADOR DE TIL
U+2AC7 SUBCONJUNTO DO OPERADOR TIL ACIMA
U+2AC8 SUPERCONJUNTO DE OPERADOR DE TIL ACIMA
U+2AF3 PARALELO COM O OPERADOR TILDE
U + 2B41 OPERADOR DE TIL DE REVERSO ACIMA DA SETA PARA A ESQUERDA
U + 2B47 OPERADOR DE TIL DE REVERSO ACIMA DA SETA PARA A DIREITA
U + 2B49 OPERADOR DE TIL ACIMA DA SETA PARA A ESQUERDA
U+2B4B SETA PARA A ESQUERDA ACIMA DO OPERADOR DE TIL REVERSO
U+2B4C SETA PARA A DIREITA ACIMA DO OPERADOR DE TIL REVERSO
U+2E1B TILDE COM ANEL ACIMA
U+2E1E TIL COM PONTO ACIMA
U+2E1F TIL COM PONTO ABAIXO
U+2E2F TILDE VERTICAL
U + 301C TRAÇO DE ONDA Usado em pontuação japonesa.
U + 3030 TRAÇO ONDULADO
◌︢ U + FE22 COMBINANDO TIL DUPLO MEIO ESQUERDO
◌︣ U + FE23 COMBINANDO DUPLO TILDE MEIO DIREITO
◌︩ U + FE29 COMBINAÇÃO DE TIL À ESQUERDA MEIO ABAIXO
◌︪ U+FE2A COMBINANDO TIL MEIO DIREITO ABAIXO
U+FE4B LINHA ONDULADA
U+FE4F LINHA BAIXA ONDULADA
~ U+FF5E TIL DE LARGURA TOTAL Em largura. Em linha. Extremidades não muito curvadas.
  ~   U+E007E TAG TILDE formatação etiqueta personagem de controle.

caracteres pré-compostos

Vários caracteres em Unicode têm til pré-composto.

Caracteres pré-compostos Unicode com diacrítico til
Carta Ponto de código Nome
U+1EB4 LETRA A MAIÚSCULA LATINA COM BREVE E TIL
uma U+1EB5 LETRAS MINÚSCULAS A COM BREVE E TIL
U+1EAA LETRA A MAIÚSCULA LATINA COM CIRCUNFLEX E TIL
uma U+1EAB LETRAS MINÚSCULAS A COM CIRCUNFLEX E TIL
à U + 00C3 LETRA A MAIÚSCULA LATINA COM TIL
ã U + 00E3 LETRA A MINÚSCULA DO LATINO COM TIL
U+1D6C LETRA B LATIN MINÚSCULA COM TIL MÉDIO
U+1D6D LETRA D LATIM MINÚSCULA COM TIL MÉDIO
U+1EC4 LETRA LATINA MAIÚSCULA E COM CIRCUNFLEX E TIL
eu U+1EC5 LETRAS MINÚSCULAS E E COM CIRCUNFLEX E TIL
U+1E1A LETRA LATINA MAIÚSCULA E COM TIL ABAIXO
U+1E1B LETRA E MINÚSCULA DO LATINO COM TIL ABAIXO
U+1EBC LETRA LATINA MAIÚSCULA E COM TIL
vai U+1EBD LETRA E MINÚSCULA DO LATINO COM TIL
U+1D6E LETRA F MINÚSCULA DO LATINO COM TIL MÉDIO
U+1E2C LETRA I MAIÚSCULA LATINA COM TIL ABAIXO
U+1E2D LETRAS MINÚSCULAS I COM TIL ABAIXO
Ĩ U + 0128 LETRA MAIÚSCULA LATINA I COM TIL
ĩ U + 0129 LETRAS MINÚSCULAS I COM TIL
U + 2C62 LETRA LATINA MAIÚSCULA COM TIL MÉDIO
ɫ U + 026B LETRAS MINÚSCULAS L COM TIL MÉDIO
U+AB5E MODIFICADOR LETRA PEQUENA L COM TIL MÉDIO
U+AB38 LETRA LATINA PEQUENA L COM DUPLO TIL MÉDIO
U+1DEC COMBINAÇÃO DA LETRA MINÚSCULA LATINA COM TIL MÉDIO DUPLO
U+1D6F LETRAS MINÚSCULAS M LATINAS COM TIL MÉDIO
U + 1D70 LETRA N MINÚSCULA DO LATINO COM TIL MÉDIO
Ñ U + 00D1 LETRA N MAIÚSCULA LATINA COM TIL
ñ U + 00F1 LETRAS MINÚSCULAS N COM TIL
U+1ED6 LETRA O LATINA MAIÚSCULA COM CIRCUNFLEX E TIL
Oh U+1ED7 LETRA O MINÚSCULA DO LATINO COM CIRCUNFLEX E TIL
U+1EE0 LETRA O LATINA MAIÚSCULA COM CHIFRE E TIL
U+1EE1 LETRA O MINÚSCULA DO LATINO COM BUZINA E TIL
U+1E4C LETRA O LATINA MAIÚSCULA COM TIL E AGUDO
U+1E4D LETRA O MINÚSCULA DO LATINO COM TIL E AGUDO
U+1E4E LETRA O LATINA MAIÚSCULA COM TIL E DIAÉRESE
U+1E4F LETRA O LATINA MINIÚSCULA COM TIL E DIAÉRESE
Ȭ U + 022C LETRA O LATINA MAIÚSCULA COM TIL E MACRON
ȭ U + 022D LETRA LATINA PEQUENA O COM TIL E MACRON
Õ U + 00D5 LETRA LATINA MAIÚSCULA O COM TIL
õ U + 00F5 LETRA LATINA MINIÚSCULA O COM TIL
U + 1D71 LETRAS MINÚSCULAS P DO LATINO COM TIL MÉDIO
U + 1D73 LETRAS MINÚSCULAS LATINAS COM ANGULO E TIL MÉDIO
U + 1D72 LETRAS MINÚSCULAS LATINAS COM TIL MÉDIO
U+AB68 LETRA MINÚSCULA LATINA TRANSFORMADA EM R COM TIL MÉDIO
U + 1D74 S LETRAS MINÚSCULAS COM TIL MÉDIO
U + 1D75 LETRA T MINÚSCULA DO LATINO COM TIL MÉDIO
U+1EEE LETRA LATINA MAIÚSCULA U COM CHIFRE E TIL
você U+1EEF LETRAS MINÚSCULAS U ​​COM CHIFRE E TIL
U + 1E78 LETRA U MAIÚSCULA LATINA COM TIL E AGUDO
U + 1E79 LETRAS MINÚSCULAS U ​​COM TIL E AGUDO
U + 1E74 LETRA LATINA MAIÚSCULA U COM TIL ABAIXO
U + 1E75 LETRAS MINÚSCULAS U ​​COM TIL ABAIXO
Ũ U + 0168 LETRA LATINA MAIÚSCULA U COM TIL
ũ U + 0169 LETRAS MINÚSCULAS U ​​COM TIL
U+1E7C LETRA V MAIÚSCULA LATINA COM TIL
U+1E7D LETRA LATIM MINÚSCULA V COM TIL
U+1EF8 LETRA Y MAIÚSCULA LATINA COM TIL
bem U+1EF9 LETRA Y MINÚSCULA DO LATINO COM TIL
U + 1D76 LETRA Z MINÚSCULA DO LATINO COM TIL MÉDIO

Veja também

Notas

  1. ^ Vários nomes informais mais ou menos comuns são usados ​​para o til que geralmente descrevem a forma, incluindo rabugento, rabisco(s)e florescer.
  2. ^ associação alternativa para o mesmo ponto de código
  3. ^ ISO 646 (e ASCII, que inclui) é um padrão para codificação de 7 bits, fornecendo apenas 96 caracteres imprimíveis (e 32 caracteres de controle). Isso foi insuficiente para atender às necessidades dos idiomas da Europa Ocidental e, portanto, o padrão especifica certos pontos de código que estão disponíveis para variação nacional. Com a chegada de 8 bits "ASCII estendido", este problema foi largamente mitigado, embora não totalmente resolvido até Unicode foi estabelecido.
  4. ^ Veja também aspas aéreas.

Referência

  1. ^ "til". O dicionário de Chambers (9ª ed.). Câmaras. 2003. ISBN TELEFONE: (0) 550-10105.
  2. ^ "til". O dicionário da herança americana da língua inglesa (5ª ed.). HarperCollins.
  3. ^ Martin, Charles Trice (1910). O intérprete de registros: uma coleção de abreviações, palavras latinas e nomes usados ​​em manuscritos e registros históricos ingleses (2ª ed.). Londres, prefácio, p.5
  4. ^ a b Mackenzie, Charles E. (1980). Conjuntos de caracteres codificados, história e desenvolvimento (PDF). A Série de Programação de Sistemas (1 ed.). Addison-Wesley Publishing Company, Inc. ISBN 978-0-201-14460-4. LCCN 77-90165. Arquivados (PDF) do original em 26 de maio de 2016. Recuperado 25 de agosto, 2019.
  5. ^ "Reunião do Grupo de Trabalho CCITT sobre o Novo Alfabeto Telégrafo". CCITT. 15 de maio de 1963. Ver parágrafo 3.
  6. ^ LL Griffin, Presidente, X3.2 (29 de novembro de 1963). "Memorando para membros, suplentes e consultores da ASA X3.2 e grupos de trabalho". Departamento da Marinha dos Estados Unidos. pág. 8.
  7. ^ "Histórias de personagens: notas sobre algumas posições do código ASCII".
  8. ^ "Segunda proposta de rascunho ISO | Códigos de caracteres de 6 e 6 bits para intercâmbio de processamento de informações". ISO. dezembro de 1963. Consulte o parágrafo 2
  9. ^ "Traço oscilante", WordNet (pesquisa) (3.0 ed.)
  10. ^ "26 argumentos para seguir defendendo la Ñ". A Razão. 11 de janeiro de 2011. Recuperado 31 de Janeiro 2016.
  11. ^ AFP (18 de novembro de 2004). "Batalla de la Ñ: Uma aventura quijotesca para defender a alma da língua". Periódico ABC Paraguai. Recuperado 31 de Janeiro 2016.
  12. ^ Diccionario da lengua española, Real Academia Espanhola
  13. ^ a b c d e "Til". Wolfram/MathWorld. 3 de novembro de 2011. Recuperado Novembro 11 2011.
  14. ^ a b c "All Elementary Mathematics - Dicionário de símbolos matemáticos". Bymath. Arquivado de o original em 2 2015 Maio. Recuperado Setembro 25 2014.
  15. ^ "Padrões de design de personagens - Matemática". Microsoft.
  16. ^ a b Quinn, Liam. "Entidades HTML 4.0 para símbolos e letras gregas". Ajuda HTML. Recuperado Novembro 11 2011.
  17. ^ "Símbolos matemáticos... Aqueles mais valiosos e importantes: Símbolos aproximadamente iguais". Resolução de problemas de matemática. 20 de setembro de 2010. Recuperado Novembro 11 2011.
  18. ^ a b BERNSTEIN, Joseph. "A Linguagem Oculta do ~Tilde~". Notícias do BuzzFeed.
  19. ^ Jess Kimball Leslie (5 de junho de 2017). "O til da Internet transmite perfeitamente algo que não temos palavras para explicar". The Cut.
  20. ^ Ortografia da língua espanhola. Madri: Real Academia Espanhola. 2010. pág. 279. ISBN 978-84-670-3426-4.
  21. ^ "Lema en la RAE". Real academia espanhola. Recuperado 10 outubro 2015.
  22. ^ Nestlé, Eberhard (1888). Syrische Grammatik mit Litteratur, Chrestomathie und Glossar. Berlim: Verlagsbuchhandlung de H. Reuther. .
  23. ^ Conselho de Padrões da Lituânia (LST), proposta de um diacrítico em ziguezague
  24. ^ "Definição de til". linfo.org. O Projeto de Informação do Linux. 24 de junho de 2005. Recuperado 27 de Janeiro 2020.
  25. ^ "Usando um til com moeda".
  26. ^ "Apêndice 1: tabela de mapeamento Shift_JIS-2004 vs Unicode", JIS X 0213:2004, X 0213.
  27. ^ Shift-JIS para Unicode, Unicode.
  28. ^ "Windows 932_81". Microsoft. Recuperado 30 julho 2010.
  29. ^ a b Símbolos e pontuação CJK (Unicode 6.2) (PDF) (gráfico), Unicode, arquivado de o original (PDF) em agosto 27 2013.
  30. ^ Comitê Nacional Japonês em ISO/TC97/SC2. ISO-IR-87: conjunto de caracteres gráficos japoneses para troca de informações (PDF). ITSCJ/IPSJ.
  31. ^ Comitê de Padrões Industriais Japoneses. ISO-IR-233: conjunto de caracteres gráficos japoneses para troca de informações, plano 1 (atualização do ISO-IR 228) (PDF). ITSCJ/IPSJ.
  32. ^ Formas de meia largura e largura total (PDF) (gráfico), Unicode.
  33. ^ a b Errata corrigida em Unicode 8.0.0, Unicode
  34. ^ "windows-949-2000 (byte inicial A1)". Demonstração de UTI - Converter Explorer. Componentes Internacionais para Unicode.
  35. ^ a b "Lead Byte A1-A2 (página de código 949)". MSDN. Microsoft.
  36. ^ "ibm-1363_P110-1997 (byte inicial A1)". Demonstração de UTI - Converter Explorer. Componentes Internacionais para Unicode.
  37. ^ "euc-kr (byte inicial A1)". Demonstração de UTI - Converter Explorer. Componentes Internacionais para Unicode.
  38. ^ a b "Mapear (versão externa) da codificação coreana do Mac OS para Unicode 3.2 e posterior". Maçã.
  39. ^ Símbolos e pontuação CJK (PDF) (gráfico), Unicode
  40. ^ Komatsu, Hiroyuki, L2/14-198: Proposta para modificação do layout de caractere de amostra de WAVE_DASH (U+301C) (PDF)
  41. ^ Shift_JIS-2004 (JIS X 0213:2004 Apêndice 1) vs tabela de mapeamento Unicode, x0213.org
  42. ^ "Visualização Shift_JIS", Padrão de Codificação, WHATWG
  43. ^ Derbyshire, J (2004), Obsessão primordial: Bernhard Riemann e o maior problema não resolvido da matemática, Nova York: Pinguim.
  44. ^ "Til". Wolfram Research. Recuperado 4 junho 2018.
  45. ^ Choy, Stephen TL; Jesudason, Judith Packer; Lee, Peng Yee (1988). Anais da Conferência de Análise, Cingapura 1986. Elsevier. ISBN 9780080872612.
  46. ^ Wallrap (1994). "Padronização da modelagem de corpos flexíveis em códigos de sistemas multicorpos, Parte I: Definição de dados de entrada padrão". Mecânica de Estruturas e Máquinas. 22 (3): 283-304. dois:10.1080/08905459408905214.
  47. ^ Valembois, RE; Fisette, P.; Samin, JC (1997). "Comparação de várias técnicas para modelagem de vigas flexíveis em dinâmica de múltiplos corpos". Dinâmica não linear (12): 367-397. dois:10.1023 / A: 1008204330035.
  48. ^ Collinge (2002) Uma enciclopédia da linguagem, §4.2.
  49. ^ Hayes, Bruce (2011). Fonologia introdutória. John Wiley & Filhos. págs. 87–88. ISBN 9781444360134.
  50. ^ Buring, Daniel (2016). Entonação e Significado. Imprensa da Universidade de Oxford. pp. 36–41. dois:10.1093/acprof:oso/9780199226269.003.0003. ISBN 978-0-19-922627-6.
  51. ^ "Expansão de til", Manual da Biblioteca C, O projeto GNU, recuperado 4 julho 2010.
  52. ^ "Módulo mod_userdir", Documentação do Servidor HTTP (versão 2.0 ed.), The Apache Foundation, recuperado 4 julho 2010.
  53. ^ Berners-Lee, T.; Fielding, R.; Masinter, L. (2005), RFC 3986, IETF, dois:10.17487/RFC3986.
  54. ^ "MySQL :: Manual de Referência :: Funções e Operadores de Bits". dev.mysql.com. Recuperado 20 dezembro 2019.
  55. ^ "A linguagem de programação Groovy - Operadores".
  56. ^ Guia do usuário de expressões regulares do Groovy, Code haus, arquivado de o original em 26 2010 julho, recuperado Novembro 11 2010.
  57. ^ Perguntas frequentes do Groovy RegExp, Code haus, arquivado de o original em 11 2010 julho, recuperado Novembro 11 2010.
  58. ^ "Famílias Tipo", Wiki Haskell.
  59. ^ "Correspondência de padrão preguiçoso - HaskellWiki".
  60. ^ "CLHS: Seção 22.3". lispworks. com. 11 de abril de 2005. Recuperado 30 julho 2010.
  61. ^ O índice de referência R
  62. ^ Manual do Emac
  63. ^ "O banco de dados de malabarismo da Internet", Arquivado de o original em 28 2005 julho. Recuperado Novembro 6 2009.