No mundo atual, Tonelagem de arqueação bruta adquiriu relevância indiscutível em diversas áreas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na cultura popular, Tonelagem de arqueação bruta conseguiu captar a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja através da música, do cinema, da política ou de qualquer outro meio, Tonelagem de arqueação bruta tornou-se um tema recorrente de conversa e uma fonte inesgotável de debate e reflexão. Neste artigo exploraremos diferentes facetas de Tonelagem de arqueação bruta e analisaremos seu impacto hoje, bem como sua projeção no futuro.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Outubro de 2021) |
A tonelagem de arqueação bruta (TAB ou GRT, em inglês gross register tonnage) representa o volume interior total de uma embarcação, expresso em toneladas de arqueação. A TAB também é referida como "tonelagem bruta" ou como "arqueação bruta", termo que pode causar confusão com a nova arqueação bruta estabelecida pela ICTM 1969. Por outro lado, a TAB é também ocasionalmente referida pelos termos "tonelagem bruta de registro" ou "arqueação bruta de registro" resultantes da tradução literal da designação em inglês "gross register tonnage".
A TAB é medida em toneladas de arqueação (100 pés cúbicos = 2,83 m³), cujo volume, se cheio de água, iria pesar 2800 quilogramas ou seja 2,8 toneladas métricas de massa.
O cálculo da TAB é bastante complexo. Assim, o porão de um navio pode destinar-se ao transporte de carga a granel (caso em que todo o seu volume irá ser ocupado com carga, sendo o seu espaço totalmente considerado na medição) ou estar destinado ao transporte de carga em fardos (caso em que existiriam espaços mortos não utilizáveis, não podendo assim ser considerado todo o seu volume).
De acordo com a ICTM 1969, a TAB foi substituída oficialmente pela AB, apesar de continuar a ser frequente o seu uso.