Neste artigo vamos nos aprofundar em VO2 max, um tema de grande relevância na atualidade. VO2 max é objeto de interesse e debate há muito tempo e a sua importância continua a aumentar em diversas áreas. Desde o seu impacto na vida quotidiana até à sua influência nos campos profissionais e académicos, VO2 max desempenha um papel fundamental na nossa sociedade. Ao longo deste artigo exploraremos os diferentes aspectos e perspectivas de VO2 max, analisando a sua evolução ao longo do tempo, as suas implicações em diferentes contextos e as diversas opiniões que existem sobre o mesmo.
VO2 max, ou volume de oxigênio (O2) máximo é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico incremental — tipicamente feito em uma esteira ergométrica — sendo a variável fisiológica que melhor reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo.[1] Embora a sigla tenha volume em seu nome, a variável expressa vazão, ou seja, volume por unidade de tempo, geralmente em um intervalo de 1 minuto. É uma grandeza expressa em litros de oxigênio por minuto (LO2/min) de forma absoluta, e em mililitros de oxigênio por quilograma por minuto (mL/kg·min) de forma relativa ao peso do indivíduo. A forma relativa geralmente é usada para comparação entre diferentes atletas.
O VO2 max não é uma variável como a frequência cardíaca, que pode ser medida com um frequencímetro. O VO2 max é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo, por isso é o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas.[necessário esclarecer]