Neste artigo exploraremos detalhadamente o tema Valor real, que é de extrema importância hoje. Ao longo da história, Valor real tem sido um ponto chave de interesse e debate, influenciando diversas áreas da sociedade, política, cultura e ciência. Iremos aprofundar-nos nas suas origens, na sua evolução ao longo do tempo e no seu impacto no mundo de hoje. Através de uma análise abrangente, descobriremos as muitas facetas e perspectivas que cercam Valor real, bem como as implicações que tem para o futuro. Este artigo busca oferecer uma visão abrangente e enriquecedora de Valor real, para que o leitor possa compreender sua importância e ficar atento aos últimos avanços e debates relacionados a este tema.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Abril de 2021) |
Valor real, em economia, corresponde o valor nominal de algo depois de ajustado em relação à inflação (ou deflação), com base em um dado índice de preços. O valor real será, portanto, o valor monetário nominal inflacionado (se houver inflação), ou deflacionado (se houver deflação). Ou seja, para se obter o valor monetário real, deve-se expurgar o valor nominal dos efeitos da inflação (ou da deflação). O valor real está relacionado com o poder de compra da moeda.
"Deflacionar" significa, portanto, eliminar dos valores monetários nominais o efeito da inflação, de modo que seja possível comparar valores ao longo do tempo, tomando-se uma determinada data como base.
Assim o valor nominal de um determinado bem na data-base pode ser convertido em valor real na data atual e vice-versa. Para isso utiliza-se a seguinte fórmula:
Vr = Vn/Df.100
Onde:
Vr : valor real do bem (valor na data atual);
Vn: valor nominal do bem (valor na data-base);
Df: deflator (em número índice)