Wikipedia



Nunca na história da humanidade houve tanta informação sobre Explorando a Wikipedia em 2023: um guia completo como existe hoje graças à internet. No entanto, esse acesso a tudo relacionado a Explorando a Wikipedia em 2023: um guia completo nem sempre é fácil. Saturação, baixa usabilidade e dificuldade de discernir entre informações corretas e incorretas sobre Explorando a Wikipedia em 2023: um guia completo muitas vezes difíceis de superar. Foi isso que nos motivou a criar um site confiável, seguro e eficaz.

Ficou claro para nós que, para atingir nosso objetivo, não bastava ter informações corretas e verificadas sobre Explorando a Wikipedia em 2023: um guia completo . Tudo o que coletamos sobre Explorando a Wikipedia em 2023: um guia completo também precisava ser apresentado de forma clara, legível, em uma estrutura que facilitasse a experiência do usuário, com um design limpo e eficiente, e que priorizasse a velocidade de carregamento. Estamos confiantes de que conseguimos isso, embora estejamos sempre trabalhando para fazer pequenas melhorias. Se você encontrou o que achou útil sobre Explorando a Wikipedia em 2023: um guia completo e você se sentiu confortável, ficaremos muito felizes se você voltar para scientiaen.com sempre que quiser e precisar.

Wikipedia
Uma esfera incompleta feita de grandes peças brancas de um quebra-cabeça. Cada peça do quebra-cabeça contém um glifo de um sistema de escrita diferente, com cada glifo escrito em preto.
A marca da palavra Wikipedia que exibe o nome Wikipedia, escrito em letras maiúsculas. O W e o A têm a mesma altura e ambos são mais altos que as outras letras, que também têm a mesma altura. Ele também exibe o slogan da Wikipedia: "A Enciclopédia Livre".
Screenshot
Portal da Wikipédia mostrando os diferentes idiomas classificados por contagem de artigos
Página inicial da área de trabalho da Wikipedia
Tipo de site
enciclopédia online
Disponível emLinguagens 333
País de origemEstados Unidos
Proprietário
Criado por
URLwikipedia.org
ComercialNão
RegistrosOpcional[note 1]
de Usuários> 298,250 editores ativos[note 2]
> 108,073,473 Usuários registrados
Lançada15 de janeiro de 2001 (2001-01-15)
Status atualAtivo
Licença de conteúdo
Atribuição CC / Compartilhamento Igual 3.0
A maior parte do texto também é licenciada sob GFDL; licenciamento de mídia varia
Escrito emLAMP plataforma
OCLC número52075003

Wikipedia[note 3] is a free multilingual enciclopédia online that was launched in 2001 and became the world's largest and most-read reference work by 2006. It is written and maintained by volunteer Wikipedistas, Através colaboração aberta e usando um wiki-based editing software called MediaWiki. Wikipedia is one of the 10 sites mais populares no mundo. É hospedado pelo Wikimedia Foundation, Um organização americana sem fins lucrativos financiada principalmente por meio de doações.

A Wikipédia foi lançada por Jimmy Wales e Larry Sanger, who coined its name as a misturas of wiki e enciclopédia. Inicialmente disponível apenas em Inglês, other language versions were quickly developed. Its combined editions now comprise more than 61 million articles, attracting around 2 bilhões de visitas únicas a dispositivos por mês e mais de 15 milhões de edições por mês (cerca de 5.7 edições por segundo em média) a partir de janeiro de 2023.

Wikipedia has been praised for enabling the democratização do conhecimento, its extent of coverage, unique structure, culture, and reduced commercial bias. Tem sido criticado por exibir viés sistêmico, Particularmente preconceito de gênero contra mulheres e viés ideológico. Enquanto o confiabilidade of Wikipedia was frequently criticized in the 2000s, it has improved over time, receiving greater praise in the late 2010s and early 2020s,[note 4] having become an important fact-checking site. The entire site or specific pages have been bloqueado Em alguns paises. Artigos sobre notícias de Última Hora são frequentemente acessados ​​como uma fonte de informações frequentemente atualizadas sobre esses eventos.

História

Nupedia

Fundadores da Wikipédia Jimmy Wales (esquerda) e Larry Sanger (certo)

Várias enciclopédias online colaborativas foram tentadas antes do início da Wikipédia, mas com sucesso limitado. A Wikipédia começou como um projeto complementar para Nupedia, um projeto de enciclopédia on-line gratuito em inglês cujos artigos foram escritos por especialistas e revisados ​​sob um processo formal. Foi fundada em 9 de março de 2000, sob a titularidade de Bomis, a portal web empresa. Suas principais figuras foram o CEO da Bomis Jimmy Wales e Larry Sanger, editor-chefe para a Nupedia e depois para a Wikipedia. A Nupedia foi inicialmente licenciada sob sua própria Nupedia Conteúdo aberto License, mas antes de a Wikipédia ser fundada, a Nupedia mudou para a GNU Free Documentation License a pedido de Richard Stallman. Wales é creditado por definir o objetivo de fazer uma enciclopédia publicamente editável, enquanto Sanger é creditado com a estratégia de usar um wiki para atingir esse objetivo. Em 10 de janeiro de 2001, Sanger propôs na lista de discussão da Nupedia a criação de um wiki como um projeto "alimentador" para a Nupedia.

Lançamento e crescimento

A domínios wikipedia.com (mais tarde redirecionando para wikipedia.org) e wikipedia.org foram registradas em 12 de janeiro de 2001, e 13 de janeiro de 2001, respectivamente, e a Wikipedia foi lançada em 15 de janeiro de 2001 como uma única edição em inglês em www.wikipedia.com, e anunciado por Sanger na lista de discussão da Nupedia. O nome originou-se de um misturas das palavras wiki e enciclopédia. Sua política integral de "ponto de vista neutro" foi codificado em seus primeiros meses. Caso contrário, inicialmente havia relativamente poucas regras e operava independentemente da Nupedia. Bomis originalmente pretendia que fosse um negócio com fins lucrativos.

A página inicial da Wikipédia em 20 de dezembro de 2001 (agora disponível como arquivo em nost:)
Editores da Wikipédia em inglês com mais de 100 edições por mês
Número de artigos da Wikipédia em inglês

A Wikipédia ganhou os primeiros colaboradores da Nupedia, Slashdot postagens e web motor de busca indexação. As edições em idiomas foram criadas a partir de março de 2001, com um total de 161 em uso até o final de 2004. A Nupedia e a Wikipedia coexistiram até que os servidores da primeira foram desativados permanentemente em 2003, e seu texto foi incorporado à Wikipedia. O Wikipédia em inglês ultrapassou a marca de dois milhões de artigos em 9 de setembro de 2007, tornando-se a maior enciclopédia já reunida, superando a Enciclopédia Yongle feito durante o Dinastia Ming em 1408, que detinha o recorde por quase 600 anos.

Citando temores de comerciais publicidade e falta de controle, os usuários do Wikipédia em espanhol "fork" da Wikipédia para criar Enciclopédia Livre em fevereiro 2002. O País de Gales anunciou então que a Wikipédia não exibiria anúncios e mudou o domínio da Wikipédia de wikipedia.com para wikipedia.org.

Embora a Wikipédia em inglês tenha alcançado três milhões de artigos em agosto de 2009, o crescimento da edição, em termos de número de novos artigos e de editores, parece ter atingido o pico por volta do início de 2007. Cerca de 1,800 artigos foram adicionados diariamente à enciclopédia em 2006; em 2013, essa média era de aproximadamente 800. Uma equipe no Centro de Pesquisa Palo Alto atribuiu essa desaceleração do crescimento à crescente exclusividade e resistência à mudança do projeto. Outros sugerem que o crescimento está diminuindo naturalmente porque artigos que poderiam ser chamados de "frutos mais baixos"—tópicos que claramente merecem um artigo—já foram criados e desenvolvidos extensivamente.

Em novembro de 2009, um pesquisador do Universidade Rei Juan Carlos in Madri, a Espanha descobriu que a Wikipédia em inglês havia perdido 49,000 editores durante os primeiros três meses de 2009; em comparação, perdeu apenas 4,900 editores durante o mesmo período de 2008. O Wall Street Journal citou a gama de regras aplicadas à edição e as disputas relacionadas a esse conteúdo entre os motivos dessa tendência. O País de Gales contestou essas reivindicações em 2009, negando o declínio e questionando a metodologia do estudo. Dois anos depois, em 2011, ele reconheceu um ligeiro declínio, notando uma queda de "pouco mais de 36,000 escritores" em junho de 2010 para 35,800 em junho de 2011. Na mesma entrevista, ele também afirmou que o número de editores estava "estável e sustentável". A 2013 MIT Technology Review O artigo "The Decline of Wikipedia" questionou essa afirmação, revelando que, desde 2007, a Wikipedia havia perdido um terço de seus editores voluntários e que os restantes se concentravam cada vez mais em minúcias. Em julho 2012, O Atlantico informou que o número de administradores também estava em declínio. Na edição de 25 de novembro de 2013, New York revista, Katherine Ward afirmou, "Wikipedia, o sexto site mais usado, está enfrentando uma crise interna."

Desde então, o número de editores ativos da Wikipedia em inglês permaneceu estável após um longo período de declínio.

Milestones

Cartograma mostrando o número de artigos em cada idioma europeu em janeiro de 2019. Um quadrado representa 10,000 artigos. Idiomas com menos de 10,000 artigos são representados por um quadrado. Os idiomas são agrupados por família de idiomas e cada família de idiomas é apresentada por uma cor separada.

Em janeiro de 2007, a Wikipédia se tornou uma das dez sites mais populares nos Estados Unidos, segundo comscore Redes. Com 42.9 milhões de visitantes únicos, ficou em 9º lugar, superando The New York Times (# 10) e Apple (#11). Isso marcou um aumento significativo em relação a janeiro de 2006, quando a Wikipedia ficou em 33º lugar, com cerca de 18.3 milhões de visitantes únicos. Em 2014, recebeu oito bilhões de visualizações de página todos os meses. Em fevereiro de 9, 2014, The New York Times relatou que a Wikipédia tinha 18 bilhões visualizações de página e quase 500 milhões visitantes únicos por mês, "de acordo com a empresa de classificação comScore". Em março de 2023, ficou em 6º lugar em popularidade, de acordo com Similarweb. Loveland e Reagle argumentam que, no processo, a Wikipedia segue uma longa tradição de enciclopédias históricas que acumularam melhorias aos poucos por meio de "estigmérgico acumulação".

Em 18 de janeiro de 2012, a Wikipédia em inglês participou de uma série de protestos coordenados contra duas propostas de lei no Congresso dos Estados Unidos-a pare com atos de pirataria (SOPA) e o Lei de PROTEÇÃO IP (PIPA)—por escurecendo suas páginas por 24 horas. Mais de 162 milhões de pessoas visualizaram a página de explicação do blecaute que substituiu temporariamente seu conteúdo.

Em 20 de janeiro de 2014, Subodh Varma relatando para The Economic Times indicou que não apenas o crescimento da Wikipedia estagnou, mas também "perdeu quase dez por cento de suas visualizações de página no ano passado. Houve um declínio de cerca de dois bilhões entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. Suas versões mais populares estão liderando a queda: visualizações de página da Wikipedia em inglês caiu 17%, a da versão alemã caiu XNUMX% e a versão japonesa perdeu XNUMX%. Varma acrescentou: "Enquanto os gerentes da Wikipedia acham que isso pode ser devido a erros na contagem, outros especialistas acham que o Google Gráficos de conhecimento projeto lançado no ano passado pode estar devorando os usuários da Wikipédia." Contactado sobre este assunto, Clay Shirky, professor associado da Universidade de Nova York e membro da Harvard's Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade disse que suspeitava que grande parte do declínio de visualizações de página se devia aos Gráficos de conhecimento, afirmando: "Se você pode obter uma resposta para sua pergunta na página de pesquisa, não precisa clicar em ." No final de dezembro de 2016, a Wikipedia foi classificada como o quinto site mais popular do mundo.

Em janeiro, 2013, 274301 Wikipédia, Um asteróide, recebeu o nome de Wikipedia; em outubro de 2014, a Wikipédia foi homenageada com o Wikipédia Monumento; e, em julho de 2015, 106 dos 7,473 volumes de 700 páginas da Wikipedia tornaram-se disponíveis como Imprimir Wikipédia. Em abril de 2019, um israelense lander lunar, Beresheet, caiu na superfície do Moon carregando uma cópia de quase toda a Wikipedia em inglês gravada em finas placas de níquel; especialistas dizem que as placas provavelmente sobreviveram ao acidente. Em junho de 2019, os cientistas relataram que todos os 16 GB de texto do artigo da Wikipedia em inglês foram codificados em DNA sintético.

Em janeiro de 2023, 55,791 artigos da Wikipedia em inglês foram citados 92,300 vezes em periódicos acadêmicos, do qual computação em nuvem foi a página mais citada.

Em 18 de janeiro de 2023, a Wikipedia estreou um novo design de site, chamado "Vector 2022". Ele apresentava um design redesenhado barra de menu, movendo o índice para a esquerda como um barra lateral, e várias alterações nas localizações dos botões, como a ferramenta de seleção de idioma. A atualização inicialmente recebeu reação, principalmente quando os editores do Wikipédia em suaíli votaram unanimemente para reverter as mudanças.

Abertura

As diferenças entre as versões de um artigo são destacadas

Ao contrário das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia segue o procrastinação princípio quanto à segurança de seu conteúdo, ou seja, espera até que surja um problema para resolvê-lo.

restrições

Devido à crescente popularidade da Wikipédia, algumas edições, incluindo a versão em inglês, introduziram restrições de edição para certos casos. Por exemplo, na Wikipédia em inglês e em algumas edições em outros idiomas, apenas usuários registrados podem criar um novo artigo. Na Wikipedia em inglês, entre outros, páginas particularmente controversas, sensíveis ou propensas a vandalismo foram protegidas em graus variados. Um artigo frequentemente vandalizado pode ser "semi-protegido" ou "protegido confirmado estendido", o que significa que apenas editores "confirmados automaticamente" ou "confirmados estendidos" podem modificá-lo. Um artigo particularmente contencioso pode ser bloqueado para que apenas administradores pode fazer alterações. Um artigo de 2021 no Revisão de jornalismo de Columbia identificou as políticas de proteção de páginas da Wikipédia como "talvez o meio mais importante" à sua disposição para "regular seu mercado de ideias".

Em certos casos, todos os editores podem enviar modificações, mas a revisão é necessária para alguns editores, dependendo de certas condições. Por exemplo, o Wikipedia em alemão mantém "versões estáveis" de artigos que passaram em certas revisões. Após julgamentos prolongados e discussão da comunidade, a Wikipedia em inglês introduziu o sistema de "mudanças pendentes" em dezembro de 2012. Nesse sistema, as edições de usuários novos e não registrados em determinados artigos controversos ou propensos a vandalismo são revisadas por usuários estabelecidos antes de serem publicados.

Interface de edição da Wikipédia

Revisão das mudanças

Embora as alterações não sejam revisadas sistematicamente, o software da Wikipédia fornece ferramentas que permitem a qualquer pessoa revisar as alterações feitas por outras pessoas. A página de histórico de cada artigo é vinculada a cada revisão.[note 5] Na maioria dos artigos, qualquer pessoa pode visualizar as alterações mais recentes e desfazer as revisões de outras pessoas clicando em um link na página Histórico do artigo. Os usuários registrados podem manter uma "lista de observação" de artigos de seu interesse para que possam ser notificados sobre alterações. A "patrulha de novas páginas" é um processo em que os artigos recém-criados são verificados quanto a problemas óbvios.

Em 2003, a estudante de doutorado em economia Andrea Ciffolilli argumentou que o baixo custos de transação de participar de um wiki criou um catalisador para o desenvolvimento colaborativo e que recursos como permitir acesso fácil a versões anteriores de uma página favoreceram a "construção criativa" em vez da "destruição criativa".

Vandalismo

Qualquer alteração que deliberadamente comprometa a integridade da Wikipédia é considerada vandalismo. Os tipos mais comuns e óbvios de vandalismo incluem acréscimos de obscenidades e humor grosseiro; também pode incluir publicidade e outros tipos de spam. Às vezes, os editores cometem vandalismo removendo conteúdo ou apagando totalmente uma determinada página. Tipos menos comuns de vandalismo, como a adição deliberada de informações plausíveis, mas falsas, podem ser mais difíceis de detectar. Os vândalos podem introduzir formatação irrelevante, modificar a semântica da página, como o título ou a categorização da página, manipular o código subjacente do artigo ou usar imagens de forma disruptiva.

Idoso de cabelos brancos de terno e gravata fala em um pódio.
Jornalista americana John Seigenthaler (1927–2014), tema do incidente Seigenthaler

O vandalismo óbvio geralmente é fácil de remover dos artigos da Wikipédia; o tempo médio para detectá-lo e corrigi-lo é de alguns minutos. No entanto, alguns vandalismos levam muito mais tempo para serem detectados e reparados.

Na série Incidente da biografia de Seigenthaler, um editor anônimo introduziu informações falsas na biografia da figura política americana John Seigenthaler em maio de 2005, apresentando-o falsamente como suspeito no assassinato de John F. Kennedy. Permaneceu sem correção por quatro meses. Seigenthaler, o diretor editorial fundador da Hoje EUA e fundador da Fórum da Liberdade Centro da Primeira Emenda at Vanderbilt University, ligou para o cofundador da Wikipedia, Jimmy Wales, e perguntou se ele tinha alguma maneira de saber quem contribuiu com a desinformação. Wales disse que não, embora o perpetrador tenha sido localizado. Após o incidente, Seigenthaler descreveu a Wikipedia como "uma ferramenta de pesquisa falha e irresponsável". O incidente levou a mudanças na política da Wikipédia para reforçar a verificabilidade de artigos biográficos de pessoas vivas.

Editar guerra

Os wikipedistas costumam ter disputas em relação ao conteúdo, o que pode resultar em repetidas alterações concorrentes em um artigo, conhecidas como "guerras de edição". É amplamente visto como um cenário de consumo de recursos onde nenhum conhecimento útil é adicionado, e criticado por criar um ambiente competitivo e cultura de edição baseada em conflito associada com o masculino tradicional papéis de gênero.

Taha Yasseri da Universidade de Oxford examinou conflitos de edição e sua resolução em um estudo de 2013. Yasseri argumentou que simples reversões ou operações de "desfazer" não eram a medida mais significativa de comportamento de trabalho contraproducente na Wikipédia. Em vez disso, ele se baseou na "reversão mútua de pares de edição", onde um editor reverte a edição de outro editor que então, em sequência, retorna para reverter o primeiro editor. Os resultados foram tabulados para várias versões linguísticas da Wikipédia. As três maiores taxas de conflito da Wikipédia em inglês pertencem aos artigos George W. Bush, anarquismoe Muhammad. Em comparação, para a Wikipedia alemã, as três maiores taxas de conflito na época do estudo foram para os artigos que cobrem Croácia, Cientologiae teorias da conspiração do 9 de setembro.

Políticas e leis

vídeo externo
Jimbo em Fosdem cropped.jpg
ícone de vídeo Jimmy Wales, O nascimento da Wikipédia, 2006, Palestras do TED, 20 minutos
ícone de vídeo Katherine Maher, O que a Wikipédia nos ensina sobre como equilibrar a verdade e as crenças, 2022, Palestras do TED, 15 minutos

O conteúdo da Wikipédia está sujeito às leis (em particular, direitos autorais leis) dos Estados Unidos e do estado americano de O Estado da Virgínia (EUA), onde está localizada a maioria dos servidores da Wikipédia. Ao usar o site, você concorda com a Wikimedia Foundation Termos de Uso e Política de Privacidade; algumas das principais regras são que os contribuidores são legalmente responsáveis ​​por suas edições e contribuições, que devem seguir as políticas que regem cada uma das edições de projetos independentes e não podem se envolver em atividades, legais ou ilegais, que possam ser prejudiciais para outros usuários. Além dos termos, a Fundação desenvolveu políticas, descritas como "políticas oficiais da Wikimedia Foundation".

Os princípios editoriais da comunidade Wikipedia estão incorporados nos "Cinco pilares"[qual?] e em várias políticas e diretrizes destinadas a moldar adequadamente o conteúdo. As regras desenvolvidas pela comunidade são armazenadas em formato wiki, e os editores da Wikipédia escrevem e revisam as políticas e diretrizes do site. Os editores podem aplicar as regras ao eliminando ou modificar material não conforme. Originalmente, as regras nas edições não inglesas da Wikipedia eram baseadas em uma tradução das regras da Wikipedia em inglês. Desde então, eles divergiram até certo ponto.

Políticas e diretrizes de conteúdo

De acordo com as regras da comunidade da Wikipedia em inglês, cada entrada na Wikipedia deve ser sobre um tópico que é enciclopédico e não é uma entrada de dicionário ou estilo de dicionário. Um tópico também deve atender Padrões de "notabilidade" da Wikipédia, o que geralmente significa que o tópico deve ter sido abordado na grande mídia ou nas principais fontes de periódicos acadêmicos independentes do assunto do artigo. Além disso, a Wikipedia pretende transmitir apenas o conhecimento já estabelecido e reconhecido. Não deve apresentar pesquisa original. Uma alegação que provavelmente será contestada requer uma referência a uma fonte confiável, assim como todas as citações. Entre os editores da Wikipedia, isso é frequentemente expresso como "verificabilidade, não verdade" para expressar a ideia de que os leitores, e não a enciclopédia, são os responsáveis ​​finais por verificar a veracidade dos artigos e fazer suas próprias interpretações. Às vezes, isso pode levar à remoção de informações que, embora válidas, não são fornecidas adequadamente. Finalmente, a Wikipédia não deve tomar partido.

Governance

inicial da Wikipédia anarquia integrado democrático e hierárquica elementos ao longo do tempo. Um artigo não é considerado propriedade de seu criador ou de qualquer outro editor, nem do assunto do artigo.

Administradores

Os editores em situação regular na comunidade podem solicitar direitos de uso, concedendo-lhes a capacidade técnica de realizar certas ações especiais. Em particular, os editores podem optar por concorrer a "administração", o que inclui a capacidade de excluir páginas ou impedir que sejam alteradas em casos de vandalismo grave ou disputas editoriais. Os administradores não devem gozar de nenhum privilégio especial na tomada de decisões; em vez disso, seus poderes são limitados principalmente a fazer edições que tenham efeitos em todo o projeto e, portanto, não são permitidas para editores comuns, e para implementar restrições destinadas a impedir que editores perturbadores façam edições improdutivas.

Em 2012, menos editores estavam se tornando administradores em comparação com os anos anteriores da Wikipedia, em parte porque o processo de avaliação de administradores em potencial se tornou mais rigoroso. Em 2022, houve um pedido particularmente contencioso de administração sobre as opiniões anti-Trump do candidato; em última análise, eles receberam administração.

Resolução de disputa

Com o tempo, a Wikipédia desenvolveu um processo semiformal de resolução de disputas. Para determinar o consenso da comunidade, os editores podem levantar questões nos fóruns apropriados da comunidade, buscar informações externas por meio de solicitações de terceira opinião ou iniciar uma discussão mais geral da comunidade, conhecida como "solicitação de comentário".

A Wikipédia incentiva a resolução local de conflitos, o que Jemielniak argumenta ser único nos estudos organizacionais, embora tenha havido algum interesse recente em construção de consenso no campo. José Reagle e Sue Gardner argumentam que as abordagens para a construção de consenso são semelhantes às usadas por Quakers.: 62  Uma diferença das reuniões Quaker é a ausência de um Facilitador na presença de desacordo, papel desempenhado pelo escriturário nas reuniões quacres.: 83 

Comitê de Arbitragem

O Comitê de Arbitragem preside o processo final de resolução de disputas. Embora as disputas geralmente surjam de um desacordo entre duas visões opostas sobre como um artigo deve ser lido, o Comitê de Arbitragem se recusa explicitamente a se pronunciar diretamente sobre a visão específica que deve ser adotada. As análises estatísticas sugerem que o comitê ignora o conteúdo das disputas e se concentra na forma como as disputas são conduzidas, funcionando não tanto para resolver disputas e fazer as pazes entre editores conflitantes, mas para eliminar editores problemáticos enquanto permite que editores potencialmente produtivos voltem a participar. Portanto, o comitê não dita o conteúdo dos artigos, embora às vezes condene as alterações de conteúdo quando considera que o novo conteúdo viola as políticas da Wikipédia (por exemplo, se o novo conteúdo for considerado tendencioso).[note 6] As soluções comumente usadas incluem advertências e liberdade condicional (usadas em 63% dos casos) e proibição de editores de artigos (43%), assuntos (23%) ou Wikipedia (16%). As proibições completas da Wikipedia são geralmente limitadas a instâncias de a representação e comportamento antisocial. Quando a conduta não é personificação ou anti-social, mas sim guerra de edição e outras violações das políticas de edição, as soluções tendem a se limitar a advertências.

Comunidade

Vídeo de Wikimania 2005 – uma conferência anual para usuários da Wikipédia e outros projetos operados pela Wikimedia Foundation, foi realizada em Frankfurt am Main, Alemanha, 4 a 8 de agosto.

Cada artigo e cada usuário da Wikipedia tem uma página de "conversa" associada e dedicada. Estes formam o principal canal de comunicação para os editores discutirem, coordenarem e debaterem.

Wikipedistas e Museu Britânico curadores colaboram no artigo Hoxne Hoard em junho 2010

A comunidade da Wikipédia foi descrita como culto, embora nem sempre com conotações totalmente negativas. Sua preferência pela coesão, mesmo que exija um compromisso que inclua a desconsideração de Credenciais, tem sido referido como "anti-elitismo".

A Wikipédia não exige que seus editores e colaboradores forneçam identificação. À medida que a Wikipédia crescia, "Quem escreve a Wikipédia?" tornou-se uma das perguntas frequentes lá. Jimmy Wales uma vez argumentou que apenas "uma comunidade ... um grupo dedicado de algumas centenas de voluntários" faz a maior parte das contribuições para a Wikipedia e que o projeto é, portanto, "muito parecido com qualquer organização tradicional". Em 2008, a ardósia O artigo da revista relatou que: "De acordo com pesquisadores em Palo Alto, um por cento dos usuários da Wikipedia são responsáveis ​​por cerca de metade das edições do site." Este método de avaliação de contribuições foi posteriormente contestado por Aaron Swartz, que notou que vários artigos que ele provou tinham grandes porções de seu conteúdo (medido pelo número de caracteres) contribuído por usuários com baixas contagens de edições.

A Wikipédia em inglês tem 6,661,753 artigos, 45,623,517 editores registrados e 121,514 editores ativos. Um editor é considerado ativo se tiver feito uma ou mais edições nos últimos 30 dias.

Os editores que não cumprem os rituais culturais da Wikipédia, como assinar comentários em páginas de discussão, podem sinalizar implicitamente que são estranhos à Wikipédia, aumentando as chances de que pessoas de dentro da Wikipédia possam visar ou descontar suas contribuições. Tornar-se um insider da Wikipedia envolve custos não triviais: espera-se que o colaborador aprenda códigos tecnológicos específicos da Wikipedia, submeta-se a um processo de resolução de disputas às vezes complicado e aprenda uma "cultura desconcertante rica em piadas internas e referências internas". Os editores que não fazem login são, de certa forma, "cidadãos de segunda classe" na Wikipédia, como "participantes são credenciados por membros da comunidade wiki, que têm interesse em preservar a qualidade do produto do trabalho, com base em sua participação contínua", mas as histórias de contribuição de editores anônimos não registrados reconhecidos apenas por seus Endereços IP não pode ser atribuído a um editor em particular com certeza.

Casos

Um estudo de 2007 realizado por pesquisadores da Dartmouth College descobriu que "colaboradores anônimos e pouco frequentes da Wikipedia ... são uma fonte de conhecimento tão confiável quanto aqueles que se registram no site". Jimmy Wales afirmou em 2009 que "mais de 50% de todas as edições são feitas por apenas 0.7% dos usuários ... 524 pessoas ... E, de fato, os 2% mais ativos, que são 1400 pessoas, fizeram 73.4% de todas as edições." Contudo, os preços do business Insider editor e jornalista Henry Blodget mostrou em 2009 que em uma amostra aleatória de artigos, a maior parte do conteúdo da Wikipédia (medido pela quantidade de texto contribuído que sobrevive até a última amostra de edição) é criada por "pessoas de fora", enquanto a maior parte da edição e formatação é feita por "pessoas de dentro".

Um estudo de 2008 descobriu que os wikipedistas eram menos agradáveis, abertos e conscienciosos do que outros, embora um comentário posterior apontasse falhas graves, incluindo que os dados mostravam maior abertura e que as diferenças com o grupo de controle e as amostras eram pequenas. De acordo com um estudo de 2009, há "evidências de resistência crescente da comunidade da Wikipédia a novos conteúdos".

Diversidade

Vários estudos mostraram que a maioria dos colaboradores da Wikipédia são homens. Notavelmente, os resultados de uma pesquisa da Wikimedia Foundation em 2008 mostraram que apenas 13% dos editores da Wikipédia eram mulheres. Por causa disso, as universidades dos Estados Unidos tentaram encorajar as mulheres a se tornarem colaboradoras da Wikipédia. Da mesma forma, muitas dessas universidades, incluindo Yale e Brown, concedeu crédito universitário a estudantes que criam ou editam um artigo relacionado a mulheres em ciência ou tecnologia. André Lih, um professor e cientista, disse que a razão pela qual ele achava que o número de colaboradores do sexo masculino superava tanto o número de mulheres era porque se identificar como mulher pode se expor a "comportamento feio e intimidador".[carece de fontes?] Os dados mostraram que os africanos estão sub-representados entre os editores da Wikipédia.

Edições de idiomas

Distribuição dos 61,197,384 artigos em diferentes idiomas (até 29 de maio de 2023)

  Inglês (% 10.9)
  cebuano (% 10)
  Alemão (% 4.6)
  sueco (% 4.2)
  Francês (% 4.1)
  Neerlandês (% 3.5)
  Russo (% 3.1)
  Espanhol (% 3)
  Italiano (% 3)
  Árabe do Egito (% 2.6)
  Polaco (% 2.6)
  Japonesa (% 2.2)
  Chinês (% 2.2)
  Vietnamita (% 2.1)
  waray (% 2.1)
  Ucraniano (% 2.1)
  Arabe (% 2)
  Outros (35.7%)
Edições mais vistas da Wikipédia ao longo do tempo
Edições mais editadas da Wikipédia ao longo do tempo

Existem atualmente 333 edições linguísticas da Wikipédia (também chamada versões linguísticas, ou simplesmente Wikipédias). Em maio de 2023, os seis maiores, em ordem de contagem de artigos, são os Inglês, cebuano, Alemão, sueco, Francêse Neerlandês Wikipédias. A segunda e a quarta maiores Wikipédias devem sua posição à criação de artigos focinho Lsjbot, que a partir de 2013 havia criado cerca de metade dos artigos sobre o Wikipédia sueca, e a maioria dos artigos do cebuano e Wikipédias Waray. Estas últimas são ambas as línguas das Filipinas.

Além das seis principais, doze outras Wikipédias têm mais de um milhão de artigos cada (Russo, Espanhol, Italiano, Árabe do Egito, Polaco, Japonesa, Chinês, Vietnamita, waray, Ucraniano, Arabe e Português), mais sete têm mais de 500,000 artigos (persa, catalão, Sérvio, Indonesian, Coreana, Norwegian e Checheno), mais 44 têm mais de 100,000 e mais 82 têm mais de 10,000. A maior, a Wikipédia em inglês, tem mais de 6.6 milhões de artigos. A partir de janeiro de 2021, a Wikipedia em inglês recebe 48% do tráfego cumulativo da Wikipedia, com o restante dividido entre os outros idiomas. As 10 principais edições representam aproximadamente 85% do tráfego total.

Gráfico logarítmico das 20 maiores edições linguísticas da Wikipédia
(a partir de 29 de maio de 2023)
(milhões de artigos)
0.1 0.3 1 3

Inglês 6,661,753
cebuano 6,123,368
Alemão 2,804,842
sueco 2,564,127
Francês 2,525,570
Neerlandês 2,123,518
Russo 1,918,530
Espanhol 1,865,628
Italiano 1,812,420
Árabe do Egito 1,617,765
Polaco 1,569,473
Japonesa 1,375,382
Chinês 1,357,403
Vietnamita 1,283,678
waray 1,266,154
Ucraniano 1,265,814
Arabe 1,206,979
Português 1,103,516
persa 964,052
catalão 728,321

A unidade para os números em barras é artigos.

Como a Wikipédia é baseada no Web e, portanto, em todo o mundo, os colaboradores da edição no mesmo idioma podem usar dialetos diferentes ou podem vir de países diferentes (como é o caso do Edição em inglês). Essas diferenças podem levar a alguns conflitos sobre diferenças ortográficas (por exemplo: cor contra cor) ou pontos de vista.

Embora as edições em vários idiomas sejam mantidas em políticas globais como "ponto de vista neutro", elas divergem em alguns pontos de política e prática, principalmente sobre se as imagens que não são licenciado livremente pode ser usado sob uma alegação de uso justo.

Jimmy Wales descreveu a Wikipedia como "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia gratuita da mais alta qualidade possível para cada pessoa no planeta em seu próprio idioma". Embora cada edição de idioma funcione de forma mais ou menos independente, alguns esforços são feitos para supervisioná-los todos. Eles são coordenados em parte pelo Meta-Wiki, o wiki da Wikimedia Foundation dedicado à manutenção de todos os seus projetos (Wikipedia e outros). Por exemplo, Meta-Wiki fornece estatísticas importantes sobre todas as edições linguísticas da Wikipedia, e mantém uma lista de artigos que toda Wikipédia deveria ter. A lista diz respeito ao conteúdo básico por assunto: biografia, história, geografia, sociedade, cultura, ciência, tecnologia e matemática. Não é raro que artigos fortemente relacionados a um determinado idioma não tenham contrapartida em outra edição. Por exemplo, artigos sobre pequenas cidades nos Estados Unidos podem estar disponíveis apenas em inglês, mesmo quando atendem aos critérios de notabilidade de projetos da Wikipédia em outros idiomas.

Estimativa de compartilhamentos de contribuições de diferentes regiões do mundo para diferentes edições da Wikipédia

Os artigos traduzidos representam apenas uma pequena parcela dos artigos na maioria das edições, em parte porque essas edições não permitem a tradução totalmente automatizada de artigos. Os artigos disponíveis em mais de um idioma podem oferecer "links interwiki", que apontam para os artigos correspondentes em outras edições.

Um estudo publicado por PLoS ONE em 2012 também estimou a parcela de contribuições para diferentes edições da Wikipedia de diferentes regiões do mundo. Ele relatou que a proporção das edições feitas na América do Norte foi de 51% para o Wikipédia em inglês, e 25% para o Wikipédia em inglês simples.

Números do editor da Wikipédia em inglês

Em março 1, 2014, The Economist, em um artigo intitulado "The Future of Wikipedia", citou uma análise de tendências sobre os dados publicados pela Wikimedia Foundation afirmando que "o número de editores para a versão em inglês caiu em um terço em sete anos." A taxa de atrito para editores ativos na Wikipédia em inglês foi citada por The Economist como substancialmente em contraste com as estatísticas da Wikipédia em outros idiomas (Wikipedia não em inglês). The Economist relatou que o número de colaboradores com uma média de cinco ou mais edições por mês foi relativamente constante desde 2008 para a Wikipedia em outros idiomas em aproximadamente 42,000 editores dentro de variações sazonais estreitas de cerca de 2,000 editores para cima ou para baixo. O número de editores ativos na Wikipédia em inglês, em comparação nítida, atingiu o pico em 2007 em aproximadamente 50,000 e caiu para 30,000 no início de 2014.

Em contraste, a análise de tendências para a Wikipédia em outros idiomas (Wikipedia não inglesa) mostra sucesso em reter editores ativos de forma renovável e sustentada, com seus números permanecendo relativamente constantes em aproximadamente 42,000. Nenhum comentário foi feito sobre qual dos padrões diferenciados de política de edição da Wikipédia em outros idiomas (Wikipédia não inglesa) forneceria uma alternativa possível à Wikipédia em inglês para melhorar efetivamente as taxas substanciais de desgaste do editor na Wikipédia em inglês.

Recepção

Vários Wikipedistas tem criticou a grande e crescente regulamentação da Wikipédia, que inclui mais de cinquenta políticas e cerca de 150,000 palavras a partir de 2014.

Os críticos afirmaram que a Wikipédia exibe viés sistêmico. Em 2010, colunista e jornalista Edwin Black descreveu a Wikipedia como sendo uma mistura de "verdade, meia-verdade e algumas falsidades". Artigos em A Crônica da Educação Superior e A Revista de Biblioteconomia Acadêmica criticaram a política de "peso indevido" da Wikipedia, concluindo que a Wikipedia explicitamente não foi projetada para fornecer informações corretas sobre um assunto, mas sim se concentrar em todos os principais pontos de vista sobre o assunto, dar menos atenção aos menores e criar omissões que podem levar a falsas crenças baseadas em informações incompletas.

Jornalistas Oliver Kamm e Edwin Black alegou (em 2010 e 2011, respectivamente) que os artigos são dominados pelas vozes mais altas e persistentes, geralmente por um grupo com um "machado para moer" sobre o assunto. Um artigo da 2008 em Próxima Educação Journal concluiu que, como recurso sobre temas controversos, a Wikipédia está sujeita a manipulação e girar.

Em 2020, Omer Benjakob e Stephen Harrison observaram que "a cobertura da Wikipedia pela mídia mudou radicalmente nas últimas duas décadas: antes considerada uma frivolidade intelectual, agora é elogiada como o 'último bastião da realidade compartilhada' online."

Múltiplas redes de notícias e especialistas acusaram a Wikipedia de ser tendencioso ideologicamente. Em fevereiro de 2021, Fox News acusou a Wikipédia de branqueamento comunismo e socialismo e ter muito"esquerdista viés". Em 2022, libertário John Stossel opinou que a Wikipedia, um site que ele apoiou financeiramente uma vez, parecia ter gradualmente dado uma guinada significativa em favor da esquerda política, especificamente em tópicos políticos.

Precisão de conteúdo

áudio externo
ícone de áudio O Grande Livro do Conhecimento, Parte 1, Ideias com Paul Kennedy, CBC, Janeiro 15, 2014

Artigos para enciclopédias tradicionais como Enciclopédia Britânica são escritos por especialistas, conferindo a essas enciclopédias uma reputação de precisão. No entanto, uma revisão por pares em 2005 de quarenta e duas entradas científicas na Wikipedia e Enciclopédia Britânica pela revista científica Natureza encontraram poucas diferenças na precisão e concluíram que "a entrada científica média na Wikipedia continha cerca de quatro imprecisões; Britânico, cerca de três." Joseph Reagle sugeriu que, embora o estudo reflita "uma força tópica dos colaboradores da Wikipédia" em artigos científicos, "a Wikipédia pode não ter se saído tão bem usando uma amostragem aleatória de artigos ou assuntos de humanidades". Outros levantaram críticas semelhantes. As descobertas por Natureza foram disputados por Enciclopédia Britânica, e em resposta, Natureza refutou os pontos levantados por Britânico. Além do desacordo ponto a ponto entre essas duas partes, outros examinaram o tamanho da amostra e o método de seleção usado no Natureza esforço e sugeriu um "desenho de estudo falho" (em Natureza's seleção manual de artigos, em parte ou no todo, para comparação), ausência de análise estatística (por exemplo, de relatos intervalos de confiança) e a falta de "poder estatístico" do estudo (ou seja, devido ao pequeno tamanho da amostra, 42 ou 4 × 101 artigos comparados, vs >105 e >106 definir tamanhos para Britânico e a Wikipedia em inglês, respectivamente).

Como consequência da estrutura aberta, a Wikipédia "não dá nenhuma garantia de validade" de seu conteúdo, uma vez que ninguém é responsável por quaisquer reivindicações que apareçam nela. Preocupações foram levantadas por PC World em 2009 sobre a falta de responsabilidade que resulta do anonimato dos usuários, a inserção de informações falsas, vandalismo, e problemas semelhantes.

Economista Tyler Cowen escreveu: "Se eu tivesse que adivinhar se a Wikipedia ou o artigo mediano de jornal arbitrado sobre economia tinha mais probabilidade de ser verdade depois de um tempo não tão longo, eu optaria pela Wikipedia." Ele comenta que algumas fontes tradicionais de não-ficção sofrem de vieses sistêmicos, e novos resultados, em sua opinião, são superestimados em artigos de periódicos, bem como informações relevantes sendo omitidas das notícias. No entanto, ele também adverte que erros são freqüentemente encontrados em sites da Internet e que acadêmicos e especialistas devem estar atentos para corrigi-los. Amy Bruckman argumentou que, devido ao número de revisores, "o conteúdo de uma página popular da Wikipedia é, na verdade, a forma de informação mais confiável já criada". Em Setembro de 2022, O Sydney Morning Herald o jornalista Liam Mannix observou que, "Não há razão para esperar que a Wikipedia seja precisa ... E ainda assim ." Mannix discutiu ainda mais os vários estudos que provaram que a Wikipédia é geralmente tão confiável quanto Enciclopédia Britânica, resumindo que, "...dar as costas a um recurso tão extraordinário é... bem, um pouco mesquinho."

Os críticos argumentam que a natureza aberta da Wikipédia e a falta de fontes adequadas para a maioria das informações a tornam pouco confiável. Alguns comentaristas sugerem que a Wikipédia pode ser confiável, mas que a confiabilidade de qualquer artigo não é clara. Editores de tradicionais obras de referência tais como o Enciclopédia Britânica questionaram o projeto utilidade e status como uma enciclopédia. co-fundador da Wikipédia Jimmy Wales afirmou que a Wikipédia evitou amplamente o problema de "notícias falsas" porque a comunidade da Wikipédia debate regularmente a qualidade das fontes nos artigos.

vídeo externo
ícone de vídeo Por Dentro da Wikipedia – Ataque da Indústria de Relações Públicas, Onda Alemão, 7:13 minutos

A estrutura aberta da Wikipédia a torna inerentemente um alvo fácil para trolls da internet, spammers., e várias formas de defesa paga vistas como contraproducentes para a manutenção de uma enciclopédia online neutra e verificável. Em resposta aos edição de propaganda paga e problemas de edição não revelados, a Wikipedia foi relatada em um artigo em O Wall Street Journal ter reforçado suas regras e leis contra a edição não revelada. O artigo afirmava que: "A partir de segunda-feira, as mudanças nos termos de uso da Wikipedia exigirão que qualquer pessoa paga para editar artigos divulgue esse acordo. Katherine Maher, o diretor de comunicações da Fundação Wikimedia sem fins lucrativos, disse que as mudanças abordam um sentimento entre os editores voluntários de que 'não somos um serviço de publicidade; somos uma enciclopédia.'" Essas questões, entre outras, foram parodiadas desde a primeira década da Wikipédia, notadamente por Stephen Colbert on The Colbert Report.

Pesquisa jurídica em poucas palavras (2011), cita a Wikipédia como uma "fonte geral" que "pode ​​ser um verdadeiro benefício" ao "atualizar a lei que rege uma situação" e, "embora não tenha autoridade, pode fornecer fatos básicos, bem como levar a mais recursos profundos".

Desânimo na educação

Alguma universidade professores desencorajar os alunos de citar qualquer enciclopédia em trabalho acadêmico, preferindo fontes primárias; alguns proíbem especificamente as citações da Wikipédia. Wales enfatiza que enciclopédias de qualquer tipo geralmente não são apropriadas para uso como fontes citáveis ​​e não devem ser consideradas confiáveis. O País de Gales uma vez (2006 ou antes) disse que recebe cerca de dez e-mails semanalmente de alunos dizendo que tiraram notas baixas em trabalhos porque citaram a Wikipedia; ele disse aos alunos que eles receberam o que mereciam. "Pelo amor de Deus, você está na faculdade; não cite a enciclopédia", disse ele.

Em fevereiro de 2007, um artigo na O carmesim de Harvard jornal noticiou que alguns dos professores da Universidade de Harvard estavam incluindo artigos da Wikipédia em seus programa de estudos, embora sem perceber os artigos podem mudar. Em junho de 2007, o ex-presidente da Associação Americana de Bibliotecas michael gorman condenou a Wikipédia, juntamente com Google, afirmando que os acadêmicos que endossam o uso da Wikipedia são "o equivalente intelectual de um nutricionista que recomenda uma dieta constante de Big Macs com tudo".

Ao contrário, um artigo de 2016 no Jornal Universal de Pesquisa Educacional argumentou que "a Wikipédia pode ser usada para projetos sérios de estudantes..." e que a Wikipédia é um bom lugar para aprender estilos de escrita acadêmica. Um estudo de pesquisa de 2020 publicado em Estudos em Educação Superior argumentou que a Wikipédia poderia ser aplicada no ensino superior"sala de aula invertida", um modelo educacional em que os alunos aprendem antes de vir para a aula e aplicam nas atividades de sala de aula. O grupo experimental foi instruído a aprender antes da aula e obter feedback imediato antes de entrar (o modelo de sala de aula invertida), enquanto o grupo de controle recebeu instruções diretas em sala de aula (o modelo de sala de aula convencional). Os grupos foram então instruídos a desenvolver colaborativamente entradas da Wikipédia, que seriam classificadas em qualidade após o estudo. Os resultados mostraram que o grupo experimental rendeu mais entradas da Wikipédia e recebeu notas mais altas em qualidade. O estudo concluíram que aprender com a Wikipédia em salas de aula invertidas foi mais eficaz do que em salas de aula convencionais, provando que a Wikipédia pode ser usada como ferramenta educacional no ensino superior.

Informação médica

Em 5 de março de 2014, Julie Beck escrevendo para O Atlantico revista em um artigo intitulado "Fonte nº 1 dos médicos para informações sobre saúde: Wikipedia", afirmou que "Cinquenta por cento dos médicos pesquisam condições no site (Wikipedia) e alguns estão editando artigos para melhorar a qualidade das informações disponíveis". Beck continuou a detalhar neste artigo novos programas de Amin Azzam no Universidade de São Francisco oferecer cursos de faculdade de medicina para estudantes de medicina aprenderem a editar e melhorar Artigos da Wikipedia sobre questões relacionadas à saúde, bem como programas internos de controle de qualidade dentro da Wikipédia organizados por James Heilman para melhorar um grupo de 200 artigos relacionados à saúde de importância médica central até o mais alto padrão de artigos da Wikipédia, usando seu processo de avaliação por pares de artigo em destaque e bom artigo. Em um artigo de acompanhamento de 7 de maio de 2014 em O Atlantico intitulado "Pode a Wikipédia ser um texto médico definitivo?", Julie Beck cita James Heilman, do WikiProject Medicine, afirmando: "Só porque uma referência é revisada por pares, não significa que seja uma referência de alta qualidade." Beck acrescentou que: "A Wikipedia tem seu próprio processo de revisão por pares antes que os artigos possam ser classificados como 'bons' ou 'destacados'. Heilman, que já participou desse processo antes, diz que 'menos de um por cento' dos artigos médicos da Wikipedia foram aprovados. "

Cobertura de temas e viés sistêmico

A Wikipedia procura criar um resumo de todo o conhecimento humano na forma de uma enciclopédia online, com cada tópico abordado enciclopedicamente em um artigo. já que tem Terabytes de espaço em disco, pode ter muito mais tópicos do que qualquer enciclopédia impressa. O grau exato e a forma de cobertura na Wikipédia estão sob constante revisão por seus editores, e discordâncias não são incomuns (veja delecionismo e inclusão). A Wikipédia contém materiais que algumas pessoas podem considerar censuráveis, ofensivos ou pornográficos. A política "Wikipedia não é censurada" às vezes se mostrou controversa: em 2008, a Wikipedia rejeitou uma petição online contra a inclusão de imagens de Maomé no Edição em inglês da sua Muhammad artigo, citando esta política. A presença de materiais politicamente, religiosamente e pornográficos sensíveis na Wikipédia levou à censura da Wikipédia pelas autoridades nacionais na China e Paquistão, entre outros países.

Gráfico de pizza do conteúdo da Wikipedia por assunto em janeiro de 2008

Um estudo de 2008 conduzido por pesquisadores da Carnegie Mellon University e Palo Alto Research Center deu uma distribuição de tópicos, bem como crescimento (de julho de 2006 a janeiro de 2008) em cada campo:

  • Cultura e Artes: 30% (210%)
  • Biografias e pessoas: 15% (97%)
  • Geografia e lugares: 14% (52%)
  • Sociedade e ciências sociais: 12% (83%)
  • História e eventos: 11% (143%)
  • Ciências Naturais e Físicas: 9% (213%)
  • Tecnologia e Ciência Aplicada: 4% (-6%)
  • Religiões e sistemas de crenças: 2% (38%)
  • Saúde: 2% (42%)
  • Matemática e lógica: 1% (146%)
  • Pensamento e Filosofia: 1% (160%)

Esses números referem-se apenas ao número de artigos: é possível que um tópico contenha um grande número de artigos curtos e outro um pequeno número de grandes. Por meio de seu programa "Wikipedia Loves Libraries", a Wikipedia fez parceria com as principais bibliotecas públicas, como a Biblioteca Pública de Artes Cênicas de Nova York para expandir sua cobertura de assuntos e artigos sub-representados.

Um estudo de 2011 conduzido por pesquisadores do University of Minnesota indicaram que editores homens e mulheres se concentram em diferentes tópicos de cobertura. Houve maior concentração de mulheres na categoria “pessoas e artes”, enquanto os homens se concentram mais em “geografia e ciências”.

Cobertura de tópicos e viés

Pesquisa conduzida por Mark Graham da Instituto de Internet de Oxford em 2009 indicou que a distribuição geográfica dos tópicos dos artigos é altamente desigual, sendo a África o país menos representado. Em edições de 30 idiomas da Wikipédia, os artigos e seções históricas são geralmente eurocêntricos e focados em eventos recentes.

Um editorial em The Guardian em 2014 afirmou que mais esforço foi feito para fornecer referências para uma lista de atrizes pornô do que um lista de mulheres escritoras. Os dados também mostraram que o material relacionado à África frequentemente enfrenta omissões; uma lacuna de conhecimento que uma conferência da Wikimedia em julho de 2018 Cidade do Cabo procurou abordar.

Vieses sistêmicos

Estudos acadêmicos da Wikipédia mostraram consistentemente que a Wikipedia representa sistematicamente um ponto de vista (POV) pertencente a um grupo demográfico específico descrito como o "wikipedista médio", que é um homem branco educado, tecnicamente inclinado, que fala inglês, com idade entre 15 e 49 anos, de um cristão desenvolvido país do hemisfério norte. Este POV está sobre-representado em relação a todos os POVs existentes. Esse viés sistêmico nos resultados demográficos do editor em viés cultural, preconceito de gêneroe viés geográfico na Wikipedia. Existem dois tipos gerais de viés, que são implicitamente (quando um tópico é omitido) e explícito (quando um determinado ponto de vista é super-representado em um artigo ou por referências).

Avaliações acadêmicas interdisciplinares de artigos da Wikipédia descobriram que, embora os artigos sejam normalmente precisos e livres de desinformação, eles também são incompletos e falham em apresentar todas as perspectivas com um ponto de vista neutro. Em 2011, o País de Gales afirmou que a desigualdade de cobertura é um reflexo da demografia dos editores, citando, por exemplo, "biografias de mulheres famosas ao longo da história e questões relacionadas aos cuidados infantis". O 22 de outubro de 2013, ensaio de Tom Simonite no MIT Technology Review intitulado "O Declínio da Wikipédia" discutiu o efeito do viés sistêmico e política rastejante no tendência de queda no número de editores.

Conteúdo explícito

A Wikipedia foi criticada por permitir informações sobre conteúdo gráfico. Artigos que descrevem o que alguns críticos chamam de conteúdo censurável (como fezes, cadáver, pênis humano, vulvae nudez) contêm imagens gráficas e informações detalhadas facilmente disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet, incluindo crianças.

O site também inclui conteúdo sexual como imagens e vídeos de masturbação e ejaculação, ilustrações de zoofilia, e fotos de hardcore pornográfico filmes em seus artigos. Também tem não sexual fotos de crianças nuas.

O artigo da Wikipédia sobre Assassino virgem— um álbum de 1976 do alemão rocha banda escorpiões—apresenta uma foto da capa original do álbum, que mostra uma mulher nua pré-adolescente garota. A capa do lançamento original causou polêmica e foi substituída em alguns países. Em dezembro de 2008, o acesso ao artigo da Wikipédia Assassino virgem foi bloqueado por quatro dias pela maioria Prestadores de serviços de Internet no Reino Unido após a Fundação de Vigilância na Internet (IWF) decidiu que a capa do álbum era uma imagem indecente potencialmente ilegal e adicionou o URL do artigo a uma "lista negra" que fornece aos provedores de serviços de Internet britânicos.

Em abril de 2010, Sanger escreveu uma carta ao Federal Bureau of Investigation, destacando suas preocupações de que duas categorias de imagens em Wikimedia Commons continham pornografia infantil e violavam lei federal de obscenidade dos EUA. Sanger depois esclareceu que as imagens, que estavam relacionadas a pedofilia e um sobre lolicon, não eram de crianças reais, mas disseram que constituíam "representações visuais obscenas do abuso sexual de crianças", sob o Lei de PROTEÇÃO de 2003. Essa lei proíbe a pornografia infantil fotográfica e imagens de desenhos animados e desenhos de crianças que são obsceno sob a lei americana. Sanger também expressou preocupação com o acesso às imagens da Wikipédia nas escolas. Wikimedia Foundation o porta-voz Jay Walsh rejeitou veementemente a acusação de Sanger, dizendo que a Wikipedia não tinha "material que consideraríamos ilegal. Se tivéssemos, nós o removeríamos". Após a denúncia de Sanger, Wales excluiu imagens sexuais sem consultar a comunidade. Depois que alguns editores que se ofereceram para manter o site argumentaram que a decisão de excluir foi tomada às pressas, Wales voluntariamente desistiu de alguns dos poderes que detinha até então como parte de seu status de cofundador. Ele escreveu em uma mensagem para a lista de discussão da Wikimedia Foundation que esta ação foi "no interesse de encorajar esta discussão a ser sobre questões filosóficas/de conteúdo reais, ao invés de ser sobre mim e a rapidez com que agi". Críticos, incluindo Wikipediacracia, percebeu que muitas das imagens pornográficas excluídas da Wikipedia desde 2010 reapareceram.

Privacidade

Um política de privacidade A preocupação no caso da Wikipédia é o direito de um cidadão privado de permanecer um "cidadão privado" em vez de um "figura pública" aos olhos da lei.[note 7] É uma batalha entre o direito de ser anônimo em ciberespaço e o direito de ser anônimo em vida real. A Fundação Wikimedia política de privacidade afirma, "acreditamos que você não deveria ter que fornecer informações pessoais para participar do movimento de conhecimento livre", e afirma que "informações pessoais" podem ser compartilhadas "por razões legais", "para proteger você, nós mesmos e outros", ou "Para entender e experimentar".

Em janeiro de 2006, um tribunal alemão ordenou que o Wikipedia em alemão fechado na Alemanha porque declarou o nome completo do Boris Floricic, também conhecido como "Tron", um hacker falecido. Em 9 de fevereiro de 2006, a liminar contra a Wikimedia Deutschland foi revogada, com o tribunal rejeitando a noção de que Tron direito à privacidade ou a de seus pais estava sendo violada.

A Wikipédia tem um "Equipe de Resposta Voluntária" que usa Znuny, um software livre e de código aberto garfo de OTRS para lidar com consultas sem ter que revelar as identidades das partes envolvidas. Isso é usado, por exemplo, para confirmar a permissão para usar imagens individuais e outras mídias no projeto.

No final de abril de 2023, a Wikimedia Foundation anunciou que a Wikipedia não se submeteria a nenhuma verificação de idade que pudesse ser exigida pela Lei de Segurança Online. Rebecca MacKinnon, da Wikimedia Foundation, disse que tais verificações iriam contra o compromisso do site com a coleta mínima de dados de seus colaboradores e leitores.

Sexismo

A Wikipedia foi descrita em 2015 como abrigando uma cultura de campo de batalha de sexismo e perseguição. A percepção de tolerância à linguagem abusiva foi um motivo apresentado em 2013 para a diferença de gênero na redação da Wikipedia. Edit-a-thons foram realizadas para encorajar editoras mulheres e aumentar a cobertura de tópicos femininos.

Em maio de 2018, um editor da Wikipedia rejeitou um artigo enviado sobre Mulher de Strickland devido à falta de cobertura na mídia. Cinco meses depois, Strickland ganhou um Prêmio Nobel de Física "por invenções inovadoras no campo da física do laser", tornando-se a terceira mulher a receber o prêmio. Antes de ganhar o prêmio, a única menção de Strickland na Wikipedia foi no artigo sobre seu colaborador e co-vencedor do prêmio. Gerard Mourou. Sua exclusão da Wikipedia levou a acusações de sexismo, mas Corinne Purtill escrevendo para quartzo argumentou que "é também uma lição pontual sobre os perigos do preconceito de gênero na mídia e sobre as consequências mais amplas da sub-representação". Purtill atribui o problema ao viés de gênero na cobertura da mídia.

Uma pesquisa abrangente de 2008, publicada em 2016, por Julia B. Bear, da Stony Brook Universityda Faculdade de Negócios e Benjamin Collier de Carnegie Mellon University encontraram diferenças significativas de gênero na confiança na experiência, desconforto com a edição e resposta ao feedback crítico. “As mulheres relataram menos confiança em seus conhecimentos, expressaram maior desconforto com a edição (que normalmente envolve conflito) e relataram mais respostas negativas ao feedback crítico em comparação aos homens”.

Divisão de

Wikimedia Foundation e movimentos afiliados

Katherine Maher em 2016. Ela é vista com pele clara, cabelos loiros e olhos azuis. Ela é vista vestindo uma camisa preta.
Katherine Maher tornou-se o terceiro diretor executivo da Wikimedia em 2016

A Wikipédia é hospedada e financiada pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos que também opera projetos relacionados à Wikipédia, como Wiktionary e Wikibooks. A fundação depende de contribuições e doações públicas para financiar sua missão. Fundação 2020 IRS Formar 990 mostra receita de US$ 124.6 milhões e despesas de quase US$ 112.2 milhões, com ativos de cerca de US$ 191.2 milhões e passivos de quase US$ 11 milhões.

Em maio de 2014, a Wikimedia Foundation nomeou Lila Tretikov como sua segunda diretora executiva, substituindo Sue Gardner. A Wall Street Journal relatou em 1º de maio de 2014, que o histórico de tecnologia da informação de Tretikov em seus anos na Universidade da Califórnia oferece à Wikipedia uma oportunidade de se desenvolver em direções mais concentradas, guiadas por sua declaração de posição frequentemente repetida de que "a informação, como o ar, quer ser livre". O mesmo Wall Street Journal O artigo relatou essas direções de desenvolvimento de acordo com uma entrevista com o porta-voz Jay Walsh da Wikimedia, que "disse que Tretikov abordaria essa questão (advocacia paga) como prioridade. 'Estamos realmente pressionando por mais transparência ... Estamos reforçando que a advocacia paga não é bem-vinda.' Iniciativas para envolver maior diversidade de contribuidores, melhor suporte móvel da Wikipedia, novas ferramentas de geolocalização para encontrar conteúdo local com mais facilidade e mais ferramentas para usuários no segundo e terceiro mundo também são prioridades”, disse Walsh.

Após a saída de Tretikov da Wikipedia devido a questões relativas ao uso do recurso de "superproteção" que algumas versões linguísticas da Wikipedia adotaram, Katherine Maher tornou-se o terceiro diretor executivo da Wikimedia Foundation em junho de 2016. Maher afirmou que uma de suas prioridades seria a questão do assédio do editor endêmico à Wikipedia, conforme identificado pelo conselho da Wikipedia em dezembro. ela disse para Bloomberg Businessweek sobre a questão do assédio que: "Estabelece um sentimento dentro da comunidade de que esta é uma prioridade ... tem que ser mais do que palavras."

Maher atuou como diretor executivo até abril de 2021. Maryana Iskander foi nomeada CEO em setembro de 2021 e assumiu essa função em janeiro de 2022. Ela afirmou que um de seus focos seria aumentar a diversidade na comunidade Wikimedia.

A Wikipedia também é apoiada por muitas organizações e grupos afiliados à Wikimedia Foundation, mas administrados de forma independente, chamados Afiliados do movimento Wikimedia. Esses incluem Capítulos da Wikimedia (que são organizações nacionais ou subnacionais, como Wikimedia Deutschland e Wikimédia France), organizações temáticas (como Amical Wikimedia for the Língua catalã comunidade) e grupos de usuários. Esses afiliados participam da promoção, desenvolvimento e financiamento da Wikipédia.

Operações e suporte de software

A operação da Wikipédia depende MediaWiki, feito sob medida, sem e open source software wiki plataforma escrita em PHP e construído sobre o MySQL sistema de banco de dados. O software incorpora recursos de programação, como um linguagem macro, variáveis, a transclusão sistema para modelose Redirecionamento de URL. O MediaWiki está licenciado sob a GNU General Public License (GPL) e é usado por todos os projetos Wikimedia, assim como muitos outros projetos wiki. Originalmente, a Wikipédia funcionava em UseModWiki escrito em Perl por Clifford Adams (Fase I), que inicialmente exigia CamelCase para hiperlinks de artigos; o atual estilo de colchete duplo foi incorporado posteriormente. A partir de janeiro de 2002 (Fase II), a Wikipédia começou a funcionar em um wiki do PHP motor com um banco de dados MySQL; este software foi feito sob medida para a Wikipédia por Magnus Manske. O software da Fase II foi repetidamente modificado para acomodar o aumentando exponencialmente demanda. Em julho de 2002 (Fase III), a Wikipedia mudou para o software de terceira geração, MediaWiki, originalmente escrito por Lee Daniel Crocker.

Várias extensões MediaWiki são instaladas para estender a funcionalidade do software MediaWiki.

Em abril do 2005, um lucene extensão foi adicionado à pesquisa integrada do MediaWiki e a Wikipedia mudou de MySQL para Lucene para pesquisa. Lucene foi posteriormente substituído por CirrusSearch, que é baseado em ElasticSearch.

Em julho de 2013, após extensos testes beta, um WYSIWYG (O que você vê é o que você obtém) extensão, Editor Visual, foi aberto ao uso público. Foi recebido com muita rejeição e crítica e foi descrito como "lento e cheio de erros". O recurso foi alterado de opt-out para opt-in posteriormente.

Edição automatizada

Programas de computador chamados bots muitas vezes têm sido usados ​​para executar tarefas simples e repetitivas, como corrigir erros ortográficos comuns e questões estilísticas, ou para iniciar artigos como entradas de geografia em um formato padrão a partir de dados estatísticos. Um colaborador controverso, Sverker Johansson, criou artigos com seu bot Lsjbot, que foi relatado para criar até 10,000 artigos na Wikipedia sueca em determinados dias. Além disso, existem bots projetados para notificar automaticamente os editores quando eles cometem erros comuns de edição (como aspas ou parênteses não correspondentes). As edições falsamente identificadas por bots como obra de um editor banido podem ser restauradas por outros editores. Um bot antivandalismo é programado para detectar e reverter o vandalismo rapidamente. Bots são capazes de indicar edições de contas específicas ou Endereço IP intervalos, como ocorreu no momento do abate do Jato MH17 incidente em julho de 2014, quando foi relatado que as edições foram feitas por meio de IPs controlados pelo governo russo. Bots na Wikipedia devem ser aprovados antes da ativação.

De acordo com o André Lih, a atual expansão da Wikipédia para milhões de artigos seria difícil de imaginar sem o uso de tais bots.

Operações e suporte de hardware

Em 2021, as solicitações de página são passadas primeiro para uma camada de front-end de Verniz servidores de cache e o cache da camada de back-end é feito por Servidor de tráfego Apache. As solicitações que não podem ser atendidas pelo cache do Varnish são enviadas para servidores de balanceamento de carga que executam o servidor virtual linux software, que por sua vez os passa para um dos servidores web Apache para renderização de página do banco de dados. Os servidores da Web entregam as páginas conforme solicitado, realizando a renderização de páginas para todas as edições de idiomas da Wikipédia. Para aumentar ainda mais a velocidade, as páginas renderizadas são armazenadas em um cache de memória distribuída até serem invalidadas, permitindo que a renderização da página seja totalmente ignorada para os acessos de página mais comuns.

Diagrama mostrando o fluxo de dados entre os servidores da Wikipédia.
Visão geral da arquitetura do sistema em abril de 2020

A Wikipédia atualmente roda em dedicado cachos of Linux servidores executando o Debian sistema operativo. Em fevereiro de 2023, os clusters de cache estão localizados em Amsterdam, San Francisco, Singaporee Marseille. Em 22 de janeiro de 2013, a Wikipédia migrou seu data center principal para um Equinix instalação em Ashburn. Em 2017, a Wikipedia instalou um cluster de cache em uma instalação da Equinix em Singapore, o primeiro desse tipo na Ásia. Em 2022, um data center de cache foi inaugurado em Marselha, na França.

Pesquisa interna e desenvolvimento operacional

Após quantidades crescentes de doações recebidas em 2013, excedendo sete dígitos, a Fundação atingiu um limite de ativos que qualificam sua consideração sob os princípios de Organização industrial economia para indicar a necessidade de reinvestir as doações em pesquisa e desenvolvimento interno da Fundação. Dois projetos dessa pesquisa e desenvolvimento internos foram a criação de um Editor Visual e a aba "Thank" no histórico de edição, que foram desenvolvidos para melhorar as questões de desgaste do editor. As estimativas de reinvestimento por organizações industriais em pesquisa e desenvolvimento interno foram estudadas por Adam Jaffe, que registrou que a faixa de 4% a 25% ao ano deveria ser recomendada, com tecnologia de ponta exigindo o maior nível de suporte para reinvestimento interno. No nível de 2013 de contribuições para a Wikimedia atualmente documentadas em 45 milhões de dólares, o nível orçamentário calculado recomendado por Jaffe para reinvestimento em pesquisa e desenvolvimento interno está entre 1.8 milhão e 11.3 milhões de dólares anualmente. Em 2019, o nível de contribuições foi relatado pela Wikimedia Foundation como sendo de $ 120 milhões anualmente, atualizando as estimativas de Jaffe para o nível mais alto de suporte entre $ 3.08 milhões e $ 19.2 milhões anualmente.

Publicações de notícias internas

Vários projetos da Wikimedia têm publicações de notícias internas. Jornal online da Wikimedia A placa de sinalização foi fundada em 2005 por Michael Snow, um administrador da Wikipedia que se juntou ao conselho de curadores da Wikimedia Foundation em 2008. A publicação cobre notícias e eventos da Wikipedia em inglês, da Wikimedia Foundation e Projetos irmãos da Wikipédia. Outras publicações de notícias da comunidade passadas e presentes na Wikipedia em inglês incluem o Wikimundo webcomic, o podcast semanal da Wikipédia, e boletins específicos WikiProjetos como O clarim do WikiProjeto História Militar e o boletim mensal do The Guild of Copy Editors. Existem também várias publicações da Wikimedia Foundation e publicações multilíngues, como Wikimedia Diff e Este mês na educação.

Biblioteca da Wikipédia

Biblioteca da Wikipédia

A Wikipedia Library é um recurso para editores da Wikipedia que oferece acesso gratuito a uma ampla gama de publicações digitais, para que possam consultá-los e citá-los durante a edição da enciclopédia. Mais de 60 editores fizeram parceria com a Biblioteca Wikipédia para fornecer acesso aos seus recursos: quando ICE Publishing ingressou em 2020, um porta-voz disse: "Ao permitir o acesso gratuito ao nosso conteúdo para os editores da Wikipedia, esperamos aumentar os recursos da comunidade de pesquisa - criando e atualizando as entradas da Wikipedia sobre engenharia civil que são lidas por milhares de leitores mensais."

Acesso ao conteúdo

Licenciamento de Conteúdo

Quando o projeto foi iniciado em 2001, todo o texto da Wikipédia era coberto pela GNU Free Documentation License (GFDL), um Copyleft licença que permite a redistribuição, criação de trabalhos derivados e uso comercial de conteúdo, enquanto os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos. O GFDL foi criado para manuais de software que acompanham software livre programas licenciados sob a GLP. Isso o tornou uma escolha ruim para um trabalho de referência geral: por exemplo, o GFDL exige que as reimpressões de materiais da Wikipedia venham com uma cópia completa do texto GFDL. Em Dezembro de 2002, o Licença Creative Commons foi liberado; ele foi projetado especificamente para trabalhos criativos em geral, não apenas para manuais de software. O projeto Wikipedia buscou a mudança para o Creative Commons. Como o GFDL e o Creative Commons eram incompatíveis, em novembro de 2008, a pedido do projeto, o Fundação de Software Livre (FSF) lançou uma nova versão do GFDL projetada especificamente para permitir que a Wikipedia relicencie seu conteúdo para CC BY-SA em 1º de agosto de 2009. Em abril de 2009, a Wikipedia e seus projetos irmãos realizaram um referendo em toda a comunidade que decidiu a mudança em junho de 2009.

A manipulação de arquivos de mídia (por exemplo, arquivos de imagem) varia entre as edições do idioma. Algumas edições de idiomas, como a Wikipedia em inglês, incluem arquivos de imagem não livres em uso justo doutrina, enquanto os outros optaram por não fazê-lo, em parte devido à falta de doutrinas de uso justo em seus países de origem (por exemplo, em lei de direitos autorais japonesa). Arquivos de mídia cobertos por conteúdo livre licenças (por exemplo Creative Commons' CC BY-SA) são compartilhados em edições de idiomas via Wikimedia Commons repositório, um projeto operado pela Wikimedia Foundation. A acomodação da Wikipedia de várias leis internacionais de direitos autorais sobre imagens levou alguns a observar que sua cobertura fotográfica de tópicos fica atrás da qualidade do texto enciclopédico.

A Fundação Wikimedia não é um licenciador de conteúdo na Wikipedia ou seus projetos relacionados, mas apenas um serviço de hospedagem para colaboradores e licenciadores da Wikipedia, uma posição que foi defendida com sucesso em 2004 em um tribunal na França.

Métodos de acesso

Como o conteúdo da Wikipédia é distribuído sob uma licença aberta, qualquer pessoa pode reutilizá-lo ou redistribuí-lo gratuitamente. O conteúdo da Wikipedia foi publicado de várias formas, tanto online quanto offline, fora do site da Wikipedia.

Milhares de "sites espelho" existem que republicam conteúdo da Wikipedia; dois proeminentes que também incluem conteúdo de outras fontes de referência são Reference.com e Answers.com. Outro exemplo é Wapedia, que começou a exibir o conteúdo da Wikipedia em um formato compatível com dispositivos móveis antes que a própria Wikipedia o fizesse. alguma web motores de busca fazer uso especial do conteúdo da Wikipédia ao exibir os resultados da pesquisa: os exemplos incluem Microsoft Bing (através da tecnologia adquirida com Conjunto de força) e DuckDuckGo.

Coleções de artigos da Wikipédia foram publicadas em discos ópticos. Uma versão em inglês lançada em 2006 continha cerca de 2,000 artigos. A versão em polonês de 2006 contém cerca de 240,000 artigos, a versão em alemão de 2007/2008 contém mais de 620,000 artigos, e a versão em espanhol de 2011 contém 886,000 artigos. Além disso, "Wikipedia for Schools", a série de CDs/DVDs da Wikipedia produzida pela Wikipedia e SOS Crianças, é uma seleção gratuita da Wikipedia projetada para educação de crianças de oito a dezessete anos.

Houve esforços para colocar um subconjunto selecionado de artigos da Wikipédia em forma de livro impresso. Desde 2009, dezenas de milhares de impressão sob demanda livros que reproduzem artigos da Wikipédia em inglês, alemão, russo e francês foram produzidos pela empresa americana Livros LLC e por três Maurício subsidiárias da editora alemã VDM.

O site DBpédia, iniciado em 2007, extrai dados das infoboxes e declarações de categoria da Wikipédia em inglês. A Wikimedia criou o Wikidata projeto com um objetivo semelhante de armazenar os fatos básicos de cada página da Wikipédia e outros projetos da Wikimedia Foundation e disponibilizá-los em um formato consultável semântico formato, RDF. Em fevereiro de 2023, tem mais de 101 milhões de itens. WikiReader é um dispositivo de leitura dedicado que contém uma cópia off-line da Wikipédia, lançada por OpenMokoGenericName e lançado pela primeira vez em 2009.

A obtenção do conteúdo completo da Wikipédia para reutilização apresenta desafios, uma vez que a clonagem direta por meio de um web crawler está desencorajado. A Wikipédia publica "lixões" de seu conteúdo, mas estes são apenas texto; a partir de 2023, não há dump disponível das imagens da Wikipédia. Empresa Wikimedia é uma solução com fins lucrativos para isso.

Vários idiomas da Wikipedia também mantêm um balcão de referência, onde os voluntários respondem a perguntas do público em geral. De acordo com um estudo de Pnina Shachaf no Diário de Documentação, a qualidade da mesa de referência da Wikipédia é comparável a uma biblioteca padrão mesa de referência, com uma precisão de 55 por cento.

Acesso móvel

A versão móvel da página principal da Wikipedia em inglês, de 3 de agosto de 2019

O meio original da Wikipedia era para os usuários lerem e editarem o conteúdo usando qualquer padrão navegador web através de um fixo Conexão com a Internet. Embora o conteúdo da Wikipédia tenha sido acessível através do Web para dispositivos móveis desde 2013 de julho, The New York Times em 9 de fevereiro de 2014, citado Erik Möller, vice-diretor da Fundação Wikimedia, afirmando que a transição do tráfego de internet de desktops para dispositivos móveis foi significativa e motivo de preocupação e preocupação. O artigo em The New York Times relatou as estatísticas de comparação para edições móveis afirmando que, "Apenas 20 por cento dos leitores da Wikipedia em inglês vêm de dispositivos móveis, um número substancialmente menor do que a porcentagem de tráfego móvel para outros sites de mídia, muitos dos quais se aproximam de 50 por cento. E a mudança para a edição móvel ficou ainda mais atrasada." The New York Times relata que Möller designou "uma equipe de 10 desenvolvedores de software focados em dispositivos móveis", de um total de aproximadamente 200 funcionários que trabalham na Wikimedia Foundation. Uma das principais preocupações citadas por The New York Times pois a "preocupação" é que a Wikipédia resolva efetivamente os problemas de atrito com o número de editores que a enciclopédia online atrai para editar e manter seu conteúdo em um ambiente de acesso móvel.

Bloomberg Businessweek relatou em julho de 2014 que os aplicativos móveis Android do Google dominaram a maior parte das remessas globais de smartphones em 2013, com 78.6% de participação de mercado sobre seu próximo concorrente mais próximo no iOS com 15.2% do mercado. No momento da nomeação da nova executiva da Fundação Wikimedia, Lila Tretikov, os representantes da Wikimedia fizeram um anúncio técnico sobre o número de sistemas de acesso móvel no mercado buscando acesso à Wikipedia. Logo depois, os representantes afirmaram que a Wikimedia aplicaria uma abordagem abrangente para acomodar tantos sistemas de acesso móvel quanto possível em seus esforços para expandir o acesso móvel geral, incluindo BlackBerry e a Windows Phone sistema, tornando a participação de mercado uma questão secundária. O aplicativo Android para Wikipedia foi lançado em 23 de julho de 2014, com mais de 500,000 instalações e críticas geralmente positivas, marcando mais de quatro de cinco possíveis em uma pesquisa com aproximadamente 200,000 usuários baixando do Google. A versão para iOS foi lançada em 3 de abril de 2013, com análises semelhantes.

O acesso à Wikipédia a partir de telemóveis era possível já em 2004, através do Protocolo de aplicação sem fio (WAP), através do Wapedia serviço. Em junho de 2007, a Wikipedia lançou en.mobile.wikipedia.org, um site oficial para dispositivos sem fio. Em 2009, um novo serviço móvel foi lançado oficialmente, localizado em en.m.wikipedia.org, que atende a dispositivos móveis mais avançados, como o iPhone, Androiddispositivos baseados em, ou WebOSdispositivos baseados. Vários outros métodos de acesso móvel à Wikipedia surgiram desde então. Muitos dispositivos e aplicativos otimizam ou aprimoram a exibição do conteúdo da Wikipedia para dispositivos móveis, enquanto alguns também incorporam recursos adicionais, como o uso da Wikipedia metadados como geoinformação.

Wikipédia zero foi uma iniciativa da Wikimedia Foundation para expandir o alcance da enciclopédia para os países em desenvolvimento por meio de parcerias com operadoras de telefonia móvel para permitir o acesso gratuito. Foi descontinuado em fevereiro de 2018 devido à falta de participação das operadoras móveis.

André Lih e Andrew Brown ambos mantêm a edição da Wikipédia com Smartphones é difícil e isso desencoraja novos contribuintes em potencial. Lih afirma que o número de editores da Wikipedia vem diminuindo depois de vários anos, e Tom Simonite de MIT Technology Review afirma que a estrutura burocrática e as regras são um fator nisso. Simonite alega alguns Wikipedistas usam as regras e diretrizes labirínticas para dominar os outros e esses editores têm interesse em manter o status quo. Lih alega que há um sério desacordo entre os contribuidores existentes sobre como resolver isso. Lih teme pelo futuro de longo prazo da Wikipedia, enquanto Brown teme que os problemas com a Wikipedia permaneçam e que as enciclopédias rivais não a substituam.

acesso chinês

O acesso ao Wikipedia em chinês Foi bloqueado in China continental desde maio 2015. Isso foi feito depois que a Wikipédia começou a usar HTTPS criptografia, o que tornou a censura seletiva mais difícil.

Em 2017, quartzo relatou que o governo chinês começou a criar uma versão não oficial da Wikipedia. No entanto, ao contrário da Wikipedia, o conteúdo do site só seria editável por estudiosos de instituições estatais chinesas. O artigo afirmava ter sido aprovado pelo Conselho de Estado da República Popular da China em 2011.

Influência cultural

Fonte confiável para combater notícias falsas

Em 2017-18, após uma enxurrada de notícias falsas, tanto o Facebook quanto o YouTube anunciaram que confiariam na Wikipedia para ajudar seus usuários a avaliar as notícias e rejeitar notícias falsas. Noam Cohenescrevendo em O Washington Post afirma, "a confiança do YouTube na Wikipedia para esclarecer as coisas baseia-se no pensamento de outra plataforma desafiada por fatos, a rede social Facebook, que anunciou no ano passado que a Wikipedia ajudaria seus usuários a erradicar 'notícias falsas'."

Leituras

Em fevereiro de 2014, The New York Times relatou que a Wikipedia ficou em quinto lugar globalmente entre todos os sites, afirmando que "com 18 bilhões de visualizações de página e quase 500 milhões de visitantes únicos por mês, ... A Wikipedia fica atrás apenas de Yahoo, Facebook, Microsoft e Google, a maior com 1.2 bilhão de visitantes únicos." No entanto, sua classificação caiu para o 13º lugar globalmente em junho de 2020 devido principalmente ao aumento da popularidade dos sites chineses para compras online.

Além de os crescimento logístico no número de seus artigos, A Wikipédia ganhou status de site de referência geral desde a sua criação em 2001. O número de leitores da Wikipedia em todo o mundo atingiu 365 milhões no final de 2009. A Banco de igreja O projeto Internet and American Life descobriu que um terço dos usuários da Internet nos Estados Unidos consultaram a Wikipédia. Em 2011, business Insider deu à Wikipédia uma avaliação de $ 4 bilhões se publicasse anúncios.

De acordo com a "Wikipedia Readership Survey 2011", a idade média dos leitores da Wikipedia é de 36 anos, com uma paridade aproximada entre os gêneros. Quase metade dos leitores da Wikipédia visita o site mais de cinco vezes por mês, e um número semelhante de leitores procura especificamente a Wikipédia nos resultados dos mecanismos de busca. Cerca de 47 por cento dos leitores da Wikipedia não percebem que a Wikipedia é uma organização sem fins lucrativos.

Em fevereiro de 2023, A Wikipedia atrai cerca de 2 bilhões de dispositivos únicos mensalmente, com a Wikipedia em inglês recebendo 10 bilhões visualizações de página cada mês.

Pandemia de COVID-19

Durante a Pandemia de COVID-19, a cobertura da Wikipedia sobre a pandemia e a luta contra a desinformação recebeu atenção da mídia internacional e trouxe um aumento no número de leitores da Wikipedia em geral. Noam Cohen escreveu em Wired que o esforço da Wikipédia para combater desinformação relacionada à pandemia era diferente de outros sites importantes, opinando: "A menos Twitter, Facebook e os outros podem aprender a lidar com a desinformação de forma mais eficaz, a Wikipedia continuará sendo o último melhor lugar na Internet." Em outubro 2020, o Organização Mundial de Saúde anunciaram que estavam licenciando livremente seus infografia e outros materiais em projetos da Wikimedia. Havia quase 7,000 artigos da Wikipedia relacionados ao COVID-19 em 188 Wikipedias diferentes, em novembro de 2021.

Cultura significante

O conteúdo da Wikipedia também tem sido usado em estudos acadêmicos, livros, conferências e processos judiciais. A Parlamento do Canadásite da refere-se ao artigo da Wikipédia sobre Casamento do mesmo sexo na seção "links relacionados" de sua lista de "leitura adicional" para o Lei do casamento civil. As afirmações da enciclopédia são cada vez mais utilizadas como fonte por organizações como os tribunais federais dos Estados Unidos e o Organização Mundial da Propriedade Intelectual- embora principalmente para Informações de Apoio em vez de informações decisivas para um caso. O conteúdo que aparece na Wikipedia também foi citado como fonte e referenciado em alguns agência de inteligência dos EUA relatórios. Em dezembro de 2008, a revista científica Biologia de RNA lançou uma nova seção para descrições de famílias de moléculas de RNA e exige que os autores que contribuem para a seção também enviem um rascunho de artigo sobre o família de RNA para publicação na Wikipédia.

A Wikipédia também tem sido usada como fonte no jornalismo, muitas vezes sem atribuição, e vários repórteres foram demitidos por plagiar da Wikipédia.

Em 2006, Horário revista reconheceu a participação da Wikipédia (juntamente com YouTube, Reddit, Meu espaçoe Facebook) no rápido crescimento da colaboração e interação online por milhões de pessoas em todo o mundo. Em setembro de 16, 2007, O Washington Post relatou que a Wikipédia havia se tornado um ponto focal na Campanha eleitoral dos EUA em 2008, dizendo: "Digite o nome de um candidato no Google e entre os primeiros resultados está uma página da Wikipedia, tornando essas entradas indiscutivelmente tão importantes quanto qualquer anúncio na definição de um candidato. As entradas presidenciais já estão sendo editadas, dissecadas e debatidas inúmeras vezes cada dia." Um 2007 de outubro Reuters artigo, intitulado "Página da Wikipédia, o símbolo de status mais recente", relatou o fenômeno recente de como ter um artigo da Wikipedia justifica a notabilidade de alguém.

Uma das primeiras vezes que a Wikipedia se envolveu em um assunto governamental foi em 28 de setembro de 2007, quando Italiano político Franco Grillini levantou uma questão parlamentar com o ministro dos recursos e atividades culturais sobre a necessidade de liberdade de panorama. Ele disse que a falta de tal liberdade forçou a Wikipedia, "o sétimo site mais consultado", a proibir todas as imagens de edifícios e arte italianos modernos, e afirmou que isso era extremamente prejudicial para as receitas turísticas.

Wikipédia, uma introdução – Prêmio Erasmo 2015
Jimmy Wales aceita o 2008 Quadriga Uma missão de esclarecimento prêmio em nome da Wikipédia

Um grupo de trabalho liderado por Pedro Pedra (formado como parte do Stanford-baseado projeto Estudo de cem anos sobre inteligência artificial) em seu relatório chamou a Wikipedia de "o exemplo mais conhecido de crowdsourcing ... que excede em muito as fontes de informação tradicionalmente compiladas, como enciclopédias e dicionários, em escala e profundidade".

Em um artigo de opinião de 2017 para Wired, Hossein Derakhshan descreve a Wikipédia como "um dos últimos pilares remanescentes da aberto e web descentralizada" e comparou sua existência como uma fonte de conhecimento baseada em texto com meios de comunicação social e serviços de redes sociais, este último tendo "desde então colonizado a web pelos valores da televisão". Para Derakhshan, o objetivo da Wikipédia como enciclopédia representa a Idade da iluminação tradição de racionalidade triunfar sobre as emoções, tendência que considera "ameaçada" devido à "mudança gradual de um tipográfico cultura para a fotográfica, o que por sua vez significa uma mudança da racionalidade para as emoções, da exposição para o entretenimento". Em vez de "sapere aude"(aceso.'ousar saber'), as redes sociais levaram a uma cultura de 'não ousar querer saber'. Isso ocorre enquanto a Wikipedia enfrenta "um problema mais preocupante" do que o financiamento, ou seja, "uma taxa de crescimento achatada no número de colaboradores do site". Conseqüentemente, o desafio para a Wikipédia e para aqueles que a utilizam é ​​"salvar a Wikipédia e sua promessa de uma coleção livre e aberta de todo o conhecimento humano em meio à conquista da televisão nova e antiga - como coletar e preservar o conhecimento quando ninguém se importa em saber. "

Prêmios

Equipe da Wikipédia visitando o Parlamento das Astúrias
Wikipedistas reunidos após a cerimônia de premiação das Astúrias 2015

A Wikipedia ganhou muitos prêmios, recebendo seus dois primeiros prêmios importantes em maio de 2004. A primeira foi uma Nica de Ouro para Comunidades Digitais do concurso anual Prix ​​Ars Electronica concurso; isso veio com uma doação de € 10,000 (£ 6,588; $ 12,700) e um convite para apresentar no PAE Cyberarts Festival na Áustria no final daquele ano. O segundo foi um Juízes Prêmio Webby para a categoria "comunidade".

Em 2007, os leitores do brandchannel.com votaram na Wikipedia como a quarta marca mais bem classificada, recebendo 15% dos votos em resposta à pergunta "Qual marca teve o maior impacto em nossas vidas em 2006?"

Em setembro de 2008, a Wikipédia recebeu Quadriga Uma missão de esclarecimento prêmio de Werkstatt Deutschland juntamente com Boris Tadic, Eckart Höflinge Peter Gabriel. O prêmio foi entregue ao País de Gales por David Weinberger.

Em 2015, a Wikipédia recebeu o prêmio anual Prêmio Erasmo, que reconhece contribuições excepcionais para a cultura, sociedade ou ciências sociais, e o espanhol Prémio Princesa das Astúrias sobre Cooperação Internacional. Falando no Parlamento asturiano de Oviedo, cidade que acolhe a cerimónia de entrega dos prémios, Jimmy Wales elogiou o trabalho do Wikipédia asturiana usuários.

Sátira

Muitas paródias visam a abertura e a suscetibilidade da Wikipedia a imprecisões inseridas, com personagens vandalizando ou modificando os artigos do projeto da enciclopédia online.

Comediante Stephen Colbert parodiou ou fez referência à Wikipedia em vários episódios de seu programa The Colbert Report e cunhou o termo relacionado wikialidade, que significa "juntos, podemos criar uma realidade com a qual todos concordamos - a realidade com a qual acabamos de concordar". Outro exemplo pode ser encontrado em "Wikipedia Celebrates 750 Years of American Independence", um artigo de primeira página de julho de 2006 em The Onion, bem como o 2010 The Onion artigo "Página da Wikipédia 'LA Law' vista 874 vezes hoje" .

Em um episódio de abril de 2007 da comédia da televisão americana O Escritório, gerente (Michael Scott) é mostrado contando com um artigo hipotético da Wikipédia para obter informações sobre negociação táticas para ajudá-lo a negociar um salário menor para um funcionário. Os espectadores do programa tentaram adicionar a menção da página no episódio como uma seção do artigo real da Wikipedia sobre negociação, mas esse esforço foi impedido por outros usuários na página de discussão do artigo.

"Meu médico número um", um episódio de 2007 do programa de televisão Scrubs, jogou com a percepção de que a Wikipedia é uma ferramenta de referência não confiável com uma cena em que Perry Cox reage a um paciente que diz que um artigo da Wikipédia indica que o dieta de comida crua reverte os efeitos de câncer nos ossos respondendo que o mesmo editor que escreveu aquele artigo também escreveu o Battlestar Galactica guia de episódios.

Em 2008, o site de comédia CollegeHumor produziu um esboço de vídeo chamado "Professor Wikipedia", no qual o fictício Professor Wikipedia instrui uma classe com uma mistura de declarações não verificáveis ​​e ocasionalmente absurdas.

A Dilbert tira de quadrinhos de 8 de maio de 2009, apresenta um personagem que apóia uma afirmação improvável dizendo "Dê-me dez minutos e depois verifique a Wikipedia."

Em julho 2009, BBC Radio 4 transmitir uma série de comédia chamada Bigipedia, que foi ambientado em um site que era uma paródia da Wikipedia. Alguns dos esboços foram inspirados diretamente pela Wikipedia e seus artigos.

Em agosto 23, 2013, o New Yorker O site publicou um cartoon com esta legenda: "Droga, Manning, você já pensou na guerra de pronomes que isso vai começar na sua página da Wikipedia?" A caricatura referida Chelsea Elizabeth Manning (nascido Bradley Edward Manning), um ativista americano, político e ex-soldado do Exército dos Estados Unidos que recentemente sair como um mulher trans.

Em dezembro de 2015, John Julius Norwich declarou, em carta publicada no The Times jornal, que como historiador ele recorria à Wikipédia "pelo menos uma dúzia de vezes por dia", e nunca havia descoberto isso. Ele o descreveu como "uma obra de referência tão útil quanto qualquer outra existente", com um alcance tão amplo que é quase impossível encontrar uma pessoa, lugar ou coisa que tenha deixado descoberto e que ele nunca poderia ter escrito seu último dois livros sem ele.

Projetos irmãos – Wikimedia

A Wikipédia gerou vários projetos irmãos, que também são wikis administrados pela Wikimedia Foundation. Esses outros Projetos da Wikimedia incluir Wiktionary, um projeto de dicionário lançado em dezembro de 2002, Wikiquote, uma coleção de citações criada uma semana após o lançamento da Wikimedia, Wikibooks, uma coleção de livros didáticos gratuitos escritos em colaboração e textos anotados, Wikimedia Commons, um site dedicado à multimídia de conhecimento livre, Wikinews, para jornalismo colaborativo, e Wikiversidade, um projeto de criação de materiais didáticos gratuitos e disponibilização de atividades de aprendizagem online. Outro projeto irmão da Wikipédia, Wikispecies, é um catálogo de todas as espécies, mas não está aberto para edição pública. Em 2012, Wikivoyage, um guia de viagem editável, e Wikidata, uma base de conhecimento editável, lançada.

Publishing

Um grupo de Wikimedianos da Wikimedia DC capítulo na reunião anual DC Wikimedia 2013 em pé na frente do Enciclopédia Britânica (atrás esquerda) nos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos

O efeito econômico mais óbvio da Wikipedia foi a morte de enciclopédias comerciais, especialmente versões impressas como Enciclopédia Britânica, que não conseguiram competir com um produto essencialmente gratuito. Nicholas Carrensaio de 2005 "A amoralidade da a web 2.0" critica sites com conteúdo gerado pelo usuário (como a Wikipedia) por possivelmente levar à falência de produtores de conteúdo profissionais (e, em sua opinião, superiores), porque "grátis supera a qualidade o tempo todo". Carr escreveu: "Implicitamente nas visões extáticas da Web 2.0 está a hegemonia do amador. Eu, pelo menos, não consigo imaginar nada mais assustador." Outros contestam a noção de que a Wikipédia, ou esforços semelhantes, substituirão totalmente as publicações tradicionais. Chris Anderson, o ex-editor-chefe da Wired Magazineescreveu em Natureza que o "sabedoria das multidões" a abordagem da Wikipédia não substituirá os principais revistas científicas com rigoroso revisão por pares processos.

A influência da Wikipedia no negócio de publicação de biografias tem sido uma preocupação para alguns. Rastreador de dados de publicação de livros Nielsen BookScan afirmou em 2013 que as vendas de biografias estavam caindo "muito mais acentuadamente". Kathryn Hughes, Professor de escrita da vida no Universidade de East Anglia e autor de duas biografias escreveu: "A preocupação é que, se você pode obter todas essas informações da Wikipedia, o que resta para a biografia?"

Uso de pesquisa

A Wikipédia tem sido amplamente utilizada como corpus para pesquisas lingüísticas em linguística computacional, recuperação de informação e processamento de linguagem natural. Em particular, geralmente serve como uma base de conhecimento de destino para o vinculação de entidade problema, que é então chamado de "wikificação", e para o problema relacionado de desambiguação de sentido de palavra. Métodos semelhantes à wikiificação podem, por sua vez, ser usados ​​para encontrar links "perdidos" na Wikipédia.

Em 2015, os pesquisadores franceses José Lages, da Universidade de Franche-Comté in Besançon e Dima Shepelyansky de Universidade Paul Sabatier in Toulouse publicou um ranking universitário global baseado em citações acadêmicas da Wikipédia. Eles usaram PageRank, CheiRank e algoritmos semelhantes "seguidos pelo número de aparições nas 24 edições de idiomas diferentes da Wikipedia (ordem decrescente) e o século em que foram fundados (ordem crescente)". O estudo foi atualizado em 2019.

A 2017 MIT estudo sugere que palavras usadas em artigos da Wikipédia acabam em publicações científicas.

Estudos relacionados à Wikipédia têm usado aprendizado de máquina e inteligência artificial para apoiar várias operações. Uma das áreas mais importantes é a detecção automática de vandalismo e qualidade de dados avaliação na Wikipédia.

Em fevereiro de 2022, funcionários públicos do Reino Unido Departamento de Nivelamento, Habitação e Comunidades foram encontrados para ter usado Wikipedia para pesquisa na elaboração do Subindo de nível WHITE PAPERS / EBOOKS depois de jornalistas em The Independent notou que partes do documento foram retirados diretamente de artigos da Wikipédia sobre Constantinopla e a lista das maiores cidades ao longo da história.

Projetos relacionados

Várias enciclopédias multimídia interativas incorporando verbetes escritos pelo público já existiam muito antes da fundação da Wikipédia. O primeiro deles foi o de 1986 Projeto Domesday da BBC, que incluía texto (entrado em BBC Micro computadores) e fotografias de mais de um milhão de colaboradores no Reino Unido, e cobriu a geografia, arte e cultura do Reino Unido. Esta foi a primeira enciclopédia multimídia interativa (e também o primeiro grande documento multimídia conectado por meio de links internos), com a maioria dos artigos acessíveis por meio de um mapa interativo do Reino Unido. A interface do usuário e parte do conteúdo do Projeto Domesday foram emulados em um site até 2008.

Várias enciclopédias colaborativas de conteúdo livre foram criadas no mesmo período da Wikipédia (p. Tudo2), com muitos posteriormente sendo incorporados ao projeto (por exemplo, GNE). Uma das primeiras enciclopédias on-line de maior sucesso, incorporando verbetes do público, foi h2g2, que foi criado por Douglas Adams em 1999. A enciclopédia h2g2 é relativamente leve, concentrando-se em artigos que são espirituosos e informativos.

Colaborativo subsequente conhecimento sites foram inspirados na Wikipédia. Outros usam mais tradicionais revisão por pares, Tais como Enciclopédia da Vida e as enciclopédias wiki online estudiopedia e Cidadão. Este último foi iniciado por Sanger em uma tentativa de criar uma alternativa confiável à Wikipedia.

Veja também

Notas

  1. ^ O registro é necessário para determinadas tarefas, como edição de páginas protegidas, criação de páginas na Wikipedia em inglês e upload de arquivos.
  2. ^ Para ser considerado ativo, um usuário deve fazer pelo menos uma edição ou outra ação em um determinado mês.
  3. ^ Pronunciado /ˌwɪkɪˈpem ːdiə/ (ouço) wik-ih-PEE-dee-ə or /ˌwɪki-/ (ouço) wik-ee-
  4. ^ Apesar desse elogio, a Wikipédia não se reconhece como uma fonte confiável.
  5. ^ Revisões com conteúdo calunioso, ameaças criminais ou infrações de direitos autorais podem ser removidas completamente.
  6. ^ O comitê pode decidir diretamente que uma mudança de conteúdo é inapropriada, mas NÃO pode decidir diretamente que determinado conteúdo é inapropriado.
  7. ^ Vejo "Difamação" por David McHam pela distinção legal.

Referência

  1. ^ a b Sidener, Jonathan (6 de dezembro de 2004). "Enciclopédia de Todos". UT San Diego, Arquivado de o original em outubro de 11, 2007. Recuperado Outubro 15, 2006.
  2. ^ Chapman, Roger (6 de setembro de 2011). "As 40 principais linguagens de programação de sites". rogchap. com, Arquivado de o original de setembro 22, 2013. Recuperado 6 setembro, 2011.
  3. ^ a b "A Wikipédia tem 20 anos e sua reputação nunca foi tão alta". The Economist. 9 de janeiro de 2021. Arquivado em o original em dezembro de 31, 2022. Recuperado Fevereiro 25, 2021.
  4. ^ Anderson, Chris (8 de maio de 2006). "Jimmy Wales - O Tempo 2006 de 100". Horário. Arquivados do original em 12 de outubro de 2022. Recuperado Novembro 11, 2017.
  5. ^ "Classificação dos principais sites - sites mais visitados do mundo [dezembro de 2022]". Semrush. Recuperado Dezembro 1, 2022.
  6. ^ a b c d e f Cohen, Noam (9 de fevereiro de 2014). "Wikipedia vs. a tela pequena". The New York Times. Arquivados do original em 9 de novembro de 2022. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  7. ^ a b "Wikistats - Estatísticas para Projetos Wikimedia". Wikimedia Foundation. Recuperado Novembro 18, 2020.
  8. ^ a b "Feliz Aniversário, Wikipédia". The Economist. 9 de janeiro de 2021. Arquivado em o original em janeiro de 1, 2023. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  9. ^ Harrison, Stephen (9 de junho de 2020). "Como a Wikipédia se tornou um campo de batalha pela justiça racial". ardósia. Recuperado 17 de agosto, 2021.
  10. ^ Cooke, Richard (17 de fevereiro de 2020). "Wikipedia é o último melhor lugar na Internet". Wired, Arquivado de o original em dezembro de 17, 2022. Recuperado Outubro 13, 2020.
  11. ^ a b Hughes, Taylor; Smith, Jeff; Leavitt, Alex (3 de abril de 2018). "Ajudando as pessoas a avaliar melhor as histórias que veem no feed de notícias com o botão de contexto". Meta. Arquivados do original em 11 de janeiro de 2023. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  12. ^ a b c Cohen, Noam (Abril 7, 2018). "Vídeos de conspiração? Notícias falsas? Entre na Wikipedia, o 'bom policial' da Internet". O Washington Post, Arquivado de o original de junho 14, 2018.
  13. ^ Treisman, Rachel (1º de abril de 2022). "A Rússia ameaça multar a Wikipédia se não remover alguns detalhes sobre a guerra". NPR. Arquivados do original em 2 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  14. ^ a b Skipper, Ben (7 de dezembro de 2015). "O governo da China bloqueou a Wikipedia em sua totalidade novamente". International Business Times Reino Unido. Arquivados do original em 3 de maio de 2018. Recuperado Pode 2, 2018. Erro de citação: A referência nomeada ":1" foi definida várias vezes com conteúdo diferente (consulte a página de ajuda).
  15. ^ Kelly, Samantha Murphy (20 de maio de 2022). "Conheça o editor da Wikipédia que publicou a entrada do tiroteio em Buffalo minutos depois de começar". CNN. Arquivados do original em 12 de outubro de 2022. Recuperado Pode 24, 2022.
  16. ^ McNamee, Kai (15 de setembro de 2022). "O mais rápido 'foi' no Ocidente: Por dentro da corrida da Wikipédia para cobrir a morte da rainha". NPR. Arquivados do original em 15 de janeiro de 2023. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  17. ^ Garber, Megan (12 de outubro de 2011). "O enigma da contribuição: por que a Wikipédia teve sucesso enquanto outras enciclopédias falharam?". Laboratório Nieman. Recuperado Junho 5, 2016.
  18. ^ a b Kock, Ned; Jung, Yusun; Syn, Thant (2016). "Pesquisa Wikipédia e colaboração eletrônica: oportunidades e desafios" (PDF). Jornal Internacional de Colaboração Eletrônica. IG Global. 12 (2): 1-8. dois:10.4018/IJeC.2016040101. ISSN 1548-3681. Arquivados (PDF) do original em 27 de setembro de 2016.
  19. ^ Meyers, Peter (20 de setembro de 2001). "Movido a fatos? Colegial? Este site quer você". The New York Times. Recuperado Novembro 22, 2007. "Posso começar um artigo que consistirá em um parágrafo, e então um verdadeiro especialista aparecerá e adicionará três parágrafos e limpará meu único parágrafo", disse Larry Sanger, de Las Vegas, que fundou a Wikipédia com Wales.
  20. ^ StallmanRichard M. (Junho 20, 2007). "O Projeto Enciclopédia Livre". Fundação de Software Livre. Recuperado Janeiro 4, 2008.
  21. ^ a b c Sanger, Larry (18 de abril de 2005). "O início da história da Nupedia e Wikipedia: A Memoir". Slashdot. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  22. ^ Sanger, Larry (17 de janeiro de 2001). "A Wikipédia está no ar!", Arquivado de o original em Maio 6, 2001. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  23. ^ T., Laura (30 de outubro de 2001). "Wikipédia-l: LinkBacks?". Arquivados do original em 29 de dezembro de 2022. Recuperado Fevereiro 20, 2007.
  24. ^ Sanger, Larry (10 de janeiro de 2001). "Vamos fazer um Wiki". Internet Archive, Arquivado de o original em abril de 14, 2003. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  25. ^ "Resultados de informações de registro de domínio WHOIS para wikipedia.com da Network Solutions". Soluções de rede. 27 de setembro de 2007. Arquivado em o original de setembro 27, 2007. Recuperado 31 de agosto, 2018.
  26. ^ "Resultados de informações de registro de domínio WHOIS para wikipedia.org da Network Solutions". Soluções de rede. 27 de setembro de 2007. Arquivado em o original de setembro 27, 2007. Recuperado 31 de agosto, 2018.
  27. ^ "Wikipedia: HomePage", Arquivado de o original em março de 31, 2001. Recuperado March 31, 2001.
  28. ^ Miliard, Mike (1 de março de 2008). "Wikipediots: quem são esses colaboradores dedicados e até mesmo obsessivos da Wikipédia?". Salt Lake City Semanal. Recuperado Dezembro 18, 2008.
  29. ^ Sidener, Jonathan (9 de outubro de 2006). "Rixa de família da Wikipedia enraizada em San Diego". O San Diego Union-Tribune, Arquivado de o original em novembro de 11, 2016. Recuperado Pode 5, 2009.
  30. ^ "Wikipedia: Ponto de vista neutro, Wikipedia (21 de janeiro de 2007).
  31. ^ Finkelstein, Seth (25 de setembro de 2008). "Leia-me primeiro: a Wikipédia não é sobre o potencial humano, o que quer que o País de Gales diga". The Guardian. Londres. Arquivados do original em 7 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  32. ^ "Estatísticas da Wikipédia (inglês)". stats.wikimedia.org.
  33. ^ "Wikistats - Estatísticas para Projetos Wikimedia". stats.wikimedia.org. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 11, 2022.
  34. ^ País de Gales, Jimmy (16 de março de 2001). "Wikipédias de idiomas alternativos". Wikipédia-L (lista de emails). Recuperado Janeiro 16, 2022.
  35. ^ ] "Estatísticas multilíngues"]. Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Março 30, 2005. Recuperado Dezembro 26, 2008. {{cite web}}: Verifique |url= valor (ajudar)
  36. ^ "Enciclopédias e dicionários". Enciclopédia Britânica. Vol. 18 (15ª ed.). 2007. pp. 257–286.
  37. ^ " Enciclopédia Livre: msg#00008". Osdir, Arquivado de o original em outubro de 6, 2008. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  38. ^ Shirky, Clay (2008). Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. The Penguin Press via Amazon Online Reader. pág. 273. ISBN 978-1594201530. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  39. ^ Vibber, Brion (16 de agosto de 2002). "Brion VIBBER em pobox.com". Wikimedia. Arquivados do original em 20 de junho de 2014. Recuperado Dezembro 8, 2020.
  40. ^ Johnson, Bobbie (12 de agosto de 2009). "A Wikipédia se aproxima de seus limites". The Guardian. Londres. Recuperado March 31, 2010.{{cite news}}: CS1 maint: url-status (link)
  41. ^ "Wikipedia:Modelar o crescimento estendido da Wikipedia". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  42. ^ A singularidade não está próxima: desacelerando o crescimento da Wikipédia (PDF). Simpósio Internacional de Wikis. Orlando, Flórida. 2009. Arquivado de o original (PDF) em maio 11, 2011.
  43. ^ Morozov, Evgeny (novembro-dezembro de 2009). "Editar esta página; É o fim da Wikipédia". Revisão de Boston, Arquivado de o original em dezembro de 11, 2019.
  44. ^ Cohen, Noam (28 de março de 2009). "Wikipedia – Explorando a Cidade dos Fatos". The New York Times, Arquivado de o original em abril de 30, 2011. Recuperado Abril 19, 2011.
  45. ^ Gibbons, Austin; Vetrano, David; Biancani, Susan (2012). "Wikipedia: Nenhum lugar para crescer" (PDF). Projeto de Análise de Rede de Stanford. Arquivados (PDF) do original em 18 de julho de 2014. {{cite journal}}: O jornal Cite requer |journal= (ajudar) acesso aberto
  46. ^ Kleeman, Jenny (26 de novembro de 2009). "Wikipedia sendo vítima de uma guerra de palavras". The Guardian. Londres. Recuperado March 31, 2010.
  47. ^ Ortega Soto, José Felipe (2009). Wikipédia: uma análise quantitativa (Tese de doutorado). Universidade Rei Juan Carlos. hdl:10115/11239.
  48. ^ Fowler, Geoffrey A.; Angwin, Julia (27 de novembro de 2009). "Voluntários fazem logoff com a idade da Wikipédia". O Wall Street Journal. Arquivados do original em 4 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  49. ^ Barnett, Emma (26 de novembro de 2009). "Jimmy Wales, da Wikipédia, nega que o site esteja 'perdendo' milhares de editores voluntários". O Daily Telegraph. Londres. Arquivados do original em 9 de novembro de 2022. Recuperado March 31, 2010.
  50. ^ a b Rawlinson, Kevin (8 de agosto de 2011). "Wikipedia procura mulheres para equilibrar seus editores 'geeky'". The Independent. Arquivados do original em 21 de abril de 2022. Recuperado Abril 5, 2012.
  51. ^ a b c d e Simonite, Tom (22 de outubro de 2013). "O Declínio da Wikipédia". MIT Technology Review. Recuperado Novembro 30, 2013.
  52. ^ Meyer, Robinson (16 de julho de 2012). "3 gráficos que mostram como a Wikipédia está ficando sem administradores". O Atlantico. Arquivados do original em 9 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  53. ^ Ward, Katherine. New York Revista, edição de 25 de novembro de 2013, p. 18.
  54. ^ F., G. (5 de maio de 2013). "Quem realmente administra a Wikipédia?". The Economist. ISSN 0013-0613. Arquivados do original em 26 de novembro de 2021. Recuperado Novembro 26, 2021.
  55. ^ Mandiberg, Michael (23 de fevereiro de 2020). "Mapeando a Wikipédia". O Atlantico. Arquivados do original em 15 de novembro de 2021. Recuperado Novembro 26, 2021.
  56. ^ a b "Resoluções de Ano Novo refletidas no tráfego da Web nos EUA em janeiro" (PDF). comscore. 15 de fevereiro de 2007. p. 3. Arquivados do original em 19 de agosto de 2021. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  57. ^ Carlos Perez, Juan (17 de fevereiro de 2007). "Wikipedia entra nos 10 principais sites dos EUA". PCWorld, Arquivado de o original em março de 19, 2012. Recuperado March 26, 2021.
  58. ^ "Relatório de Análise de Tráfego da Wikimedia - Visualizações de Páginas da Wikipédia por País". Wikimedia Foundation. Recuperado March 8, 2015.
  59. ^ Web semelhante. "Ranking dos principais sites - sites mais visitados do mundo". Similarweb. Recuperado March 4, 2023.
  60. ^ Loveland, Jeff; Reagle, Joseph (15 de janeiro de 2013). "Wikipedia e produção enciclopédica". Nova mídia e sociedade. 15 (8): 1294. dois:10.1177/1461444812470428. S2CID 27886998.
  61. ^ Rosen, Rebecca J. (30 de janeiro de 2013). "E se a grande 'revolução' da Wikipédia fosse na verdade uma reversão?". O Atlantico. Arquivados do original em 29 de dezembro de 2022. Recuperado Fevereiro 9, 2013.
  62. ^ Netburn, Deborah (19 de janeiro de 2012). "Wikipedia: Protesto da SOPA levou oito milhões a procurar representantes no Congresso". Los Angeles Times. Arquivados do original em 14 de novembro de 2022. Recuperado March 6, 2012.
  63. ^ "Wikipedia junta-se a um protesto de blecaute contra movimentos antipirataria dos EUA". BBC News. Janeiro 18, 2012. Arquivados do original em 27 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 19, 2012.
  64. ^ "SOPA/Blackoutpage". Fundação Wikimedia. Arquivado de o original junho em 22, 2018. Recuperado Janeiro 19, 2012.
  65. ^ a b c Varma, Subodh (20 de janeiro de 2014). "O Google consumindo as visualizações de página da Wikipédia?". The Economic Times. Arquivados do original em 11 de dezembro de 2022. Recuperado Fevereiro 10, 2014.
  66. ^ "Alexa Top 500 sites globais". Alexa Internet, Arquivado de o original em fevereiro de 3, 2021. Recuperado Dezembro 28, 2016.
  67. ^ Workman, Robert (5 de janeiro de 2013). "Asteróide renomeado como 'Wikipédia'". Space.com. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  68. ^ Katz, Leslie (27 de outubro de 2014). "Um monumento da Wikipédia? É verdade (temos certeza)". CNET. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  69. ^ Sawers, Paul (18 de junho de 2015). "Em breve você poderá comprar uma versão impressa de 7,471 volumes da Wikipedia por US$ 500,000". VentureBeat. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  70. ^ Oberhaus, Daniel (5 de agosto de 2019). "Um módulo lunar israelense caiu derramou tardígrados na lua". Wired. Arquivados do original em 24 de dezembro de 2022. Recuperado 6 de agosto, 2019.
  71. ^ Resnick, Brian (6 de agosto de 2019). "Tardígrados, os animais mais resistentes da Terra, fizeram um pouso forçado na lua - a conquista do sistema solar pelos tardígrados começou". Vox. Recuperado 6 de agosto, 2019.
  72. ^ Shankland, Stephen (29 de junho de 2019). "Startup empacota todos os 16 GB da Wikipédia em filamentos de DNA para demonstrar a nova tecnologia de armazenamento - Moléculas biológicas durarão muito mais do que a mais recente tecnologia de armazenamento de computador, acredita o Catalog". CNET. Arquivados do original em 29 de dezembro de 2022. Recuperado 7 de agosto, 2019.
  73. ^ "Citações da Wikipédia como um recurso online". exaly. Recuperado Novembro 4, 2022.
  74. ^ "Citações de Computação em Nuvem". exaly. Recuperado Novembro 4, 2022.
  75. ^ a b Pearl, Mike (18 de janeiro de 2023). "Sim, a Wikipedia parece estranha. Não surte". Mashable. Arquivados do original em 20 de janeiro de 2023. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  76. ^ a b Tech Desk (18 de janeiro de 2023). "Wikipedia recebe um facelift após 10 anos: uma olhada na nova interface e recursos". The Indian Express. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  77. ^ "A Wikipédia ganha um novo visual: a primeira atualização de desktop em uma década coloca a usabilidade em primeiro plano". Wikimedia Foundation. 18 de janeiro de 2023. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  78. ^ Rauwerda, Annie (18 de janeiro de 2023). "O redesenho da Wikipédia é quase imperceptível. Esse é o ponto". Revista Slate. Recuperado Janeiro 23, 2023.
  79. ^ Zittrain, Jonathan (2008). O futuro da Internet e como pará-lo – Capítulo 6: As lições da Wikipédia. Imprensa da Universidade de Yale. ISBN 978-0300124873. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  80. ^ "Wikipedia: Por que criar uma conta?". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  81. ^ "Wikipédia:Política de proteção". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  82. ^ Hafner, Katie (17 de junho de 2006). "O crescimento da Wikipédia refina sua política 'Qualquer um pode editar'". The New York Times. Arquivados do original em 12 de dezembro de 2022. Recuperado Dezembro 5, 2016.
  83. ^ "Wikipédia:Política de proteção". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  84. ^ "Wikipedia:Política de proteção - Proteção total". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  85. ^ Harrison, Stephen; Benjakob, Omer (14 de janeiro de 2021). "A Wikipédia tem vinte anos. É hora de começar a cobri-la melhor". Revisão de jornalismo de Columbia. Arquivados do original em 17 de janeiro de 2023. Recuperado Janeiro 15, 2021.
  86. ^ a b Birken, P. (14 de dezembro de 2008). "Bericht Gesichtete Versionen". Wikide-l (lista de discussão) (em alemão). Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 15, 2009.
  87. ^ Henderson, William (10 de dezembro de 2012). "Wikipedia descobriu uma nova maneira de parar os vândalos em suas trilhas". business Insider. Arquivados do original em 13 de novembro de 2022. Recuperado Janeiro 22, 2023.
  88. ^ Frewin, Jonathan (15 de junho de 2010). "Wikipedia desbloqueia páginas divisivas para edição". BBC News. Arquivados do original em 27 de novembro de 2022. Recuperado 21 de agosto, 2014.
  89. ^ a b Kleinz, Torsten (fevereiro de 2005). "Mundo do Conhecimento" (PDF). Revista Linux, Arquivado de o original (PDF) de setembro 25, 2007. Recuperado Julho 13, 2007. A estrutura aberta da Wikipédia a torna um alvo para trolls e vândalos que maliciosamente adicionam informações incorretas aos artigos, envolvem outras pessoas em discussões intermináveis ​​e geralmente fazem de tudo para chamar a atenção para si.
  90. ^ "Ajuda:Mudanças recentes". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  91. ^ "Wikipedia: Patrulha de novas páginas". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  92. ^ Ciffolilli, Andrea (dezembro de 2003). "Autoridade fantasma, recrutamento autoseletivo e retenção de membros em comunidades virtuais: o caso da Wikipédia". Primeira segunda-feira. 8 (12). dois:10.5210 / fm.v8i12.1108. Arquivados do original em 6 de dezembro de 2016.
  93. ^ Vandalismo. Wikipedia. Acesso em 6 de novembro de 2012.
  94. ^ Viégas, Fernanda B.; Wattenberg, Martin; Dave, Kushal (2004). Estudando Cooperação e Conflito entre Autores com Visualizações de Fluxo Histórico (PDF). Anais da Conferência ACM sobre Fatores Humanos em Sistemas de Computação (CHI). pp. 575–582. dois:10.1145/985921.985953. ISBN 978-1581137026. S2CID 10351688, Arquivado de o original (PDF) em janeiro de 25, 2006. Recuperado Janeiro 24, 2007.
  95. ^ Priedhorsky, Reid; Chen, Jilin; Shyong (Tony) K. Lam; Panciera, Katherine; Terveen, Loren; Riedl, John (4 de novembro de 2007). "Criando, Destruindo e Restaurando Valor na Wikipédia" (PDF). Anais da Conferência da Association for Computing Machinery Gro '07; GroupLens Research, Departamento de Ciência e Engenharia da Computação, Universidade de Minnesota. CiteSeerX 10.1.1.123.7456, Arquivado de o original (PDF) em outubro de 25, 2007. Recuperado Outubro 13, 2007.
  96. ^ a b c d Seigenthaler, John (29 de novembro de 2005). "Uma falsa 'biografia' da Wikipédia". Hoje EUA. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  97. ^ Friedman, Thomas L. (2007). O mundo é Plano. Farrar, Straus e Giroux. p. 124 ISBN 978-0374292782.
  98. ^ Buchanan, Brian (17 de novembro de 2006). "Fundador compartilha conto preventivo de difamação no ciberespaço". Centro da Primeira Emenda, Arquivado de o original em dezembro de 21, 2012. Recuperado Novembro 17, 2012.
  99. ^ Helm, Burt (13 de dezembro de 2005). "Wikipédia: "Um trabalho em andamento"". Semana de negócios, Arquivado de o original em julho 8, 2012. Recuperado Julho 26, 2012.
  100. ^ a b "Wikipedia: Resolução de disputas". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  101. ^ Coldewey, Devin (21 de junho de 2012). "Wikipedia é zona de guerra editorial, diz estudo". Tecnologia. NBC News, Arquivado de o original em agosto 22, 2014.
  102. ^ Kalyanasundaram, Arun; Wei, Wei; Carley, Kathleen M.; Herbsleb, James D. (dezembro de 2015). "Um modelo baseado em agente de guerras de edição na Wikipedia: como e quando o consenso é alcançado" . Conferência de Simulação de Inverno de 2015 (WSC). Huntington Beach, CA: IEEE: 276–287. CiteSeerX 10.1.1.715.2758. dois:10.1109/WSC.2015.7408171. ISBN 978-1467397438. S2CID 9353425.
  103. ^ Suh, Bongwon; Convertino, Gregório; Chi, Ed H.; Pirolli, Peter (2009). "A singularidade não está próxima: crescimento lento da Wikipédia". Anais do 5º Simpósio Internacional de Wikis e Colaboração Aberta – WikiSym '09. Orlando, FL: ACM Press: 1–10. dois:10.1145/1641309.1641322. ISBN 978-1605587301.
  104. ^ Torres, Nicole (2 de junho de 2016). "Por que tão poucas mulheres editam a Wikipédia?". Harvard Business Review. ISSN 0017-8012. Recuperado 20 de agosto, 2019.
  105. ^ Urso, Julia B.; Collier, Benjamin (março de 2016). "Onde estão as mulheres na Wikipedia? Compreendendo as diferentes experiências psicológicas de homens e mulheres na Wikipedia". Papéis sexuais. 74 (5–6): 254–265. dois:10.1007 / s11199-015-0573-y. ISSN 0360-0025. S2CID 146452625.
  106. ^ "Edit Wars revela os 10 tópicos mais controversos da Wikipédia". MIT Technology Review. Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology. Julho 17, 2013.
  107. ^ a b c Yasseri, Taha; Spoerri, Anselmo; Graham, Mark; Kertész, János (2014). Fichman, P.; Hara, N. (eds.). Os tópicos mais controversos da Wikipédia: uma análise multilíngue e geográfica. Espantalho Imprensa. arXiv:1305.5566. dois:10.2139/SSRN.2269392. S2CID 12133330. SSRN 2269392.
  108. ^ "Wikipédia:Direitos autorais". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  109. ^ a b Servidores da Wikimedia. Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. 22 de abril de 2013. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  110. ^ "Termos de Uso - Wikimedia Foundation Governance Wiki". Wikimedia Foundation. Recuperado Dezembro 22, 2022.
  111. ^ "Política de privacidade - Wikimedia Foundation Governance Wiki". Wikimedia Foundation. Recuperado Dezembro 22, 2022.
  112. ^ "Políticas - Wiki de Governança da Wikimedia Foundation". Wikimedia Foundation. Recuperado Dezembro 22, 2022.
  113. ^ "Wikipedia:Cinco pilares". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado 7 de agosto, 2022.
  114. ^ "Quem está por trás da Wikipédia?". PC World. 6º de fevereiro de 2008. pág. 2. Arquivado de o original em fevereiro de 9, 2008. Recuperado Fevereiro 7, 2008.
  115. ^ "Wikipedia:Políticas e diretrizes - Aplicação". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  116. ^ a b "Wikipedia: Citação de fontes". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023. A política de verificabilidade da Wikipédia exige citações em linha para qualquer material contestado ou com probabilidade de ser contestado, e para todas as citações, em qualquer lugar no espaço do artigo.
  117. ^ a b "Wikipédia: Notabilidade". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  118. ^ Nenhuma pesquisa original. 13 de fevereiro de 2008. "A Wikipédia não publica pensamentos originais."
  119. ^ "Wikipedia: Nenhuma pesquisa original". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023. Os artigos da Wikipédia não devem conter pesquisas originais. A frase "pesquisa original"... é usada na Wikipédia para se referir a materiais - como fatos, alegações e ideias - para os quais não existem fontes publicadas confiáveis.
  120. ^ "Wikipedia: Verificabilidade". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023. Os leitores devem ser capazes de verificar se qualquer informação contida nos artigos da Wikipédia não é apenas inventada. Isso significa que todo o material deve ser atribuído a fontes confiáveis ​​e publicadas. Além disso, as citações e qualquer material questionado ou com probabilidade de ser contestado devem ser apoiados por citações em linha.
  121. ^ Cohen, Noam (9 de agosto de 2011). "Para uma missão inclusiva, a Wikipédia é informada de que a palavra escrita só vai até certo ponto". International Herald Tribune. p. 18
  122. ^ Ponto de vista neutro. 13 de fevereiro de 2008. "Todos os artigos da Wikipédia e outros conteúdos enciclopédicos devem ser escritos de um ponto de vista neutro, representando pontos de vista significativos de forma justa, proporcional e imparcial."
  123. ^ Sanger, Larry (Abril 18, 2005). "O início da história da Nupedia e Wikipedia: A Memoir". Slashdot. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  124. ^ Kostakis, Vasilis (março de 2010). "Identificando e compreendendo os problemas da governança de pares da Wikipédia: o caso de inclusivistas versus delecionistas". Primeira segunda-feira. 15 (3).
  125. ^ "Wikipedia:Propriedade do conteúdo". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023. Ninguém é "dono" do conteúdo (incluindo artigos ou qualquer página da Wikipédia).
  126. ^ Mehegan, David (13 de fevereiro de 2006). "Muitos colaboradores, causa comum". Boston Globe. Recuperado March 25, 2007.
  127. ^ a b "Wikipédia:Administradores". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  128. ^ Meyer, Robinson (16 de julho de 2012). "3 gráficos que mostram como a Wikipédia está ficando sem administradores". O Atlantico. Recuperado 2 setembro, 2012.
  129. ^ Harrison, Stephen (16 de junho de 2022). "Por dentro da histórica e ferozmente contestada "eleição" da Wikipédia". ardósia. Recuperado Julho 22, 2022.
  130. ^ a b c d Jemielniak, Dariusz (2014). Conhecimento Comum?: Uma Etnografia da Wikipédia. Stanford, Califórnia: Stanford University Press. dois:10.2307/j.ctvqsdrf9. ISBN 978-0804791205. JSTOR j.ctvqsdrf9 - via JSTOR.
  131. ^ a b c d Hoffman, David A.; Mehra, Salil K. (5 de março de 2009). "Wikitruth Através Wikiorder". Revista de Direito Emory. 59 (2010). SSRN 1354424.
  132. ^ Hoffman, David A.; Mehra, Salil K. (2009). "Wikitruth através Wikiorder" . Revista de Direito Emory. 59 (1): 181. SSRN 1354424.
  133. ^ "Wikipedia:Política de proibição". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 24, 2023.
  134. ^ Viégas, Fernanda B.; Wattenberg, Martin M.; Kriss, Jesse; van Ham, Frank (3 de janeiro de 2007). "Fale antes de digitar: coordenação na Wikipédia" (PDF). Laboratório de Comunicação Visual, Pesquisa IBM, Arquivado de o original (PDF) em fevereiro de 5, 2007. Recuperado Junho 27, 2008.
  135. ^ Arthur, Charles (15 de dezembro de 2005). "Faça login e participe, mas cuidado com os webcults". The Guardian. Londres. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  136. ^ Lu Stout, Kristie (4 de agosto de 2003). "Wikipedia: O site que sabe tudo". CNN. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  137. ^ Sanger, Larry (Dezembro 31, 2004). "Por que a Wikipedia deve abandonar seu anti-elitismo". Kuro5hin, Op-Ed, Arquivado de o original em novembro de 1, 2021. Recuperado March 26, 2021. Existe uma certa mentalidade associada a grupos não moderados da Usenet que infecta o projeto Wikipédia gerenciado coletivamente: se você reage fortemente à trollagem, isso reflete mal em você, não (necessariamente) no troll. Se você exigir que algo seja feito sobre a interrupção constante do comportamento dos trolls, os outros membros da lista gritarão "censura", atacarão você e até mesmo sairão em defesa do troll. A raiz do problema: anti-elitismo ou falta de respeito pela expertise. Há um problema mais profundo que explica ambos os problemas acima elaborados. Ou seja, como comunidade, a Wikipédia carece do hábito ou tradição de respeito pela expertise. Como comunidade, longe de ser elitista, ela é anti-elitista (o que, neste contexto, significa que a expertise não recebe nenhum respeito especial, e desprezo e desrespeito à expertise são tolerados). Este é um dos meus fracassos: uma política que tentei instituir no primeiro ano da Wikipédia, mas para a qual não consegui o apoio adequado, foi a política de respeitar e ceder educadamente aos especialistas. (Espero que aqueles que estiveram lá se lembrem de que tentei muito.)
  138. ^ Goodwin, Jean (2009). "A Autoridade da Wikipédia" (PDF), Arquivado de o original (PDF) em novembro de 22, 2009. Recuperado Janeiro 31, 2011. O compromisso da Wikipédia com o anonimato/pseudônimo impõe assim uma espécie de agnosticismo epistêmico a seus leitores
  139. ^ Kittur, Aniket (2007). "Poder de poucos vs. Sabedoria da multidão: Wikipedia e a ascensão da burguesia". CHI '07: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Instituto Vitória. CiteSeerX 10.1.1.212.8218.
  140. ^ a b c Blodget, Henry (3 de janeiro de 2009). "Quem diabos escreve a Wikipédia, afinal?". business Insider. Recuperado Janeiro 26, 2023.
  141. ^ Wilson, Chris (22 de fevereiro de 2008). "A sabedoria dos acompanhantes". ardósia. Recuperado 13 de agosto, 2014.
  142. ^ Swartz, Aaron (4 de setembro de 2006). "Pensamento bruto: quem escreve a Wikipédia?", Arquivado de o original agosto em 3, 2014. Recuperado Fevereiro 23, 2008.
  143. ^ "Wikipédia:Wikipedianos". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 26, 2023.
  144. ^ a b Goldman, Eric (2010). "O aperto trabalhista da Wikipédia e suas consequências". Revista de Direito das Telecomunicações e Alta Tecnologia. 8 – via Santa Clara Law Digital Commons.
  145. ^ "Wikipedia 'bons samaritanos' estão no dinheiro". Scientific American. 19 de outubro de 2007. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  146. ^ Amichai-Hamburger, Yair; Lamdan, Naama; Madiel, Rinat; Hayat, Tsahi (2008). "Características de personalidade dos membros da Wikipédia". CiberPsicologia e comportamento. Mary Ann Liebert, Inc. 11 (6): 679-681. dois:10.1089 / cpb.2007.0225. PMID 18954273 – via PudMed.gov.
  147. ^ McGreal, Scott A. (11 de março de 2013). "O perfil de personalidade incompreendido dos membros da Wikipédia". Psychology Today. Recuperado Junho 5, 2016.
  148. ^ Giles, Jim (4 de agosto de 2009). "Depois do boom, a Wikipédia está caminhando para o colapso?". New Scientist.
  149. ^ Cohen, Noam (Janeiro 31, 2011). "Defina a diferença de gênero? Pesquise a lista de colaboradores da Wikipédia". The New York Times. Recuperado Outubro 28, 2013.
  150. ^ a b "OCAD vai 'invadir a Wikipedia' neste outono". CBC News. 27 de agosto de 2013. Recuperado 21 de agosto, 2014.
  151. ^ a b Kessenides, Dimitra; Chafkin, Max (22 de dezembro de 2016). "A Wikipédia está acordada?". Bloomberg Businessweek. Recuperado 21 setembro, 2022.
  152. ^ a b Walker, Andy (21 de junho de 2018). "Os números surpreendentes por trás das lacunas de conhecimento da Wikipédia na África". memeburn. Recuperado Janeiro 26, 2023.
  153. ^ Lista de Wikipédias – Meta
  154. ^ a b "Wikipédia: Lista de Wikipédias". Wikipédia em inglês. Recuperado Pode 29, 2023.
  155. ^ "Estatisticas". Wikipédia em inglês. 4 de outubro de 2018. Recuperado Junho 21, 2008.
  156. ^ A455bcd9 (8 de fevereiro de 2021). Visualizações de página da Wikipédia por idioma ao longo do tempo (PNG). Recuperado Junho 25, 2021.
  157. ^ "Lista de Wikipédias". Wikimedia Meta-Wiki. Recuperado Pode 29, 2023.
  158. ^ "Wikipedia: Manual de Estilo/Ortografia". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Pode 19, 2007.
  159. ^ "Wikipedia:WikiProject Combatendo o viés sistêmico". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Pode 19, 2007.
  160. ^ "Conteúdo não gratuito". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 27, 2023.
  161. ^ Viégas, Fernanda B. (3 de janeiro de 2007). "O lado visual da Wikipédia" (PDF). Laboratório de comunicação visual, pesquisa da IBM, Arquivado de o original (PDF) em outubro de 24, 2006. Recuperado Outubro 30, 2007.
  162. ^ País de Gales, Jimmy (8 de março de 2003). "A Wikipédia é uma enciclopédia". Wikipédia-l (lista de emails). Recuperado Janeiro 27, 2023.
  163. ^ "Meta-Wiki". Wikimedia Foundation. Recuperado March 24, 2009.
  164. ^ "Estatísticas Meta-Wiki". Wikimedia Foundation. Recuperado March 24, 2008.
  165. ^ a b "Lista de artigos que toda Wikipédia deveria ter". Wikimedia Foundation. Recuperado March 24, 2008.
  166. ^ a b Yasseri, Taha; Sumi, Robert; Kertész, János (Janeiro 17, 2012). "Padrões circadianos da atividade editorial da Wikipédia: uma análise demográfica". PLoS ONE. 7 (1): e30091. arXiv:1109.1746. Bibcode:2012PLoSO...730091Y. dois:10.1371 / journal.pone.0030091. PMC 3260192. PMID 22272279.
  167. ^ Massa, Paulo; Scrinzi, Federico (4 de janeiro de 2013). "Manypedia: comparando pontos de vista de linguagem das comunidades da Wikipédia". Primeira segunda-feira. 18 (1). dois:10.5210 / fm.v18i1.3939. ISSN 1396-0466.
  168. ^ "Manual:Interwiki". MediaWiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 27, 2023.
  169. ^ a b c "O futuro da Wikipédia: WikiPeaks?". The Economist. 1 de março de 2014. Arquivados do original em 26 de outubro de 2022. Recuperado March 11, 2014.
  170. ^ Jemielniak, Dariusz (22 de junho de 2014). "A burocracia insuportável da Wikipédia". ardósia. Recuperado 18 de agosto, 2014.
  171. ^ a b Preto, Edwin (Abril 19, 2010). "Wikipedia - O Emburrecimento do Conhecimento Mundial". Rede de Notícias Históricas. Colégio Colombiano de Artes e Ciências. Arquivados do original em 9 de setembro de 2016. Recuperado Outubro 21, 2014.
  172. ^ Messer-Krusse, Timothy (12 de fevereiro de 2012). "O 'peso indevido' da verdade na Wikipedia". A Crônica da Educação Superior. Arquivados do original em 18 de dezembro de 2016. Recuperado March 27, 2014.
  173. ^ Colón Aguirre, Mónica; Fleming-May, Rachel A. (novembro de 2012). ""Você apenas digita o que está procurando": uso de recursos da biblioteca por alunos de graduação versus Wikipedia" (PDF). A Revista de Biblioteconomia Acadêmica. Elsevier. 38 (6): 391-399. dois:10.1016 / j.acalib.2012.09.013. ISSN 0099-1333. Arquivados (PDF) do original em 19 de abril de 2016. Recuperado March 27, 2014.
  174. ^ "Experiência da Wikipédia desperta debate nacional". Notícias BGSU. Bowling Green State University. Fevereiro 27, 2012. Arquivados do original em 27 de agosto de 2016. Recuperado March 27, 2014.
  175. ^ Kamm, Oliver (16 de agosto de 2007). "Sabedoria? Mais como a mudez das multidões". The Times, Arquivado de o original em agosto 14, 2011.
  176. ^ Petrilli, Michael J. (Primavera de 2008). "Wikipedia ou Wickedpedia?". Qual o proximo. Próxima Educação. Instituição Hoover. 8 (2). Arquivados do original em 21 de novembro de 2016. Recuperado Outubro 22, 2014.
  177. ^ Benjakob, Omer; Harrison, Stephen (13 de outubro de 2020). "Da anarquia à wikialidade, do viés flagrante ao bom policial: cobertura da imprensa nas duas primeiras décadas da Wikipedia". Wikipedia @ 20: Histórias de uma revolução incompleta. MIT Press. dois:10.7551/mitpress/12366.003.0005. ISBN 978-0262360593.
  178. ^ Lott, Maxim (18 de fevereiro de 2021). "Por dentro do viés esquerdista da Wikipedia: páginas do socialismo caiadas, atrocidades comunistas enterradas". Fox News. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  179. ^ "Viés da Wikipédia". StosselTV. Abril 27, 2022. Arquivados do original em 22 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  180. ^ "Wikipedia, Britannica: A Toss-Up". Wired. Imprensa Associada. 15 de dezembro de 2005. Arquivado em o original em dezembro de 14, 2014. Recuperado 8 de agosto, 2015.
  181. ^ Giles, Jim (Dezembro 2005). "As enciclopédias da Internet se enfrentam". Natureza. 438 (7070): 900-901. Bibcode:2005Natur.438..900G. dois:10.1038 / 438900a. PMID 16355180. (assinatura obrigatória) Nota: O estudo foi citado em vários artigos de notícias; por exemplo:
  182. ^ Reagle, Joseph (2007). Faça como eu: liderança autoral na Wikipédia (PDF). WikiSym '07: Anais do Simpósio Internacional de Wikis de 2007. Montreal: ACM. hdl:2047/d20002876. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  183. ^ Orlowski, Andrew (16 de dezembro de 2005). "Ciência da Wikipedia 31% mais cronky do que Britannica's Excelente para a ciência Klingon, no entanto". O registro. Arquivados do original em 13 de agosto de 2022. Recuperado Fevereiro 25, 2019.
  184. ^ Enciclopédia Britânica (Março 2006). Fatalmente defeituoso: refutando o estudo recente sobre precisão enciclopédica da revista Natureza (PDF) (Relatório). Arquivados (PDF) do original em 9 de julho de 2016.
  185. ^ "Enciclopédia Britânica e Natureza: uma resposta" (PDF). 23 de março de 2006. Arquivado em o original (PDF) em março de 25, 2006. Recuperado Julho 13, 2010.
  186. ^ "Respostas da natureza à Encyclopaedia Britannica". Natureza. 30 de março de 2006. Arquivado em o original em Maio 15, 2017. Recuperado Fevereiro 25, 2018.
  187. ^ Yasseri, Taha; Sumi, Robert; Rung, Andrés; Kornai, Andrés; Kertész, János (20 de junho de 2012). Szolnoki, Átila (ed.). "Dinâmica de Conflitos na Wikipédia". PLoS ONE. 7 (6): e38869. arXiv:1202.3643. Bibcode:2012PLoSO...738869Y. dois:10.1371 / journal.pone.0038869. ISSN 1932-6203. PMC 3380063. PMID 22745683.
  188. ^ "Wikipédia: Isenção de responsabilidade geral". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  189. ^ Pesquisa de informações públicas, Wikipedia Watch
  190. ^ Raphael, JR (26 de agosto de 2009). "Os 15 maiores erros da Wikipédia". PC World. Arquivados do original em 1 de dezembro de 2022. Recuperado 2 setembro, 2009.
  191. ^ Cowen, Tyler (14 de março de 2008). "Livros Cozidos". A Nova República, Arquivado de o original em março de 18, 2008. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  192. ^ Stuart, SC (3 de junho de 2021). "Wikipedia: a fonte mais confiável da Internet?". PCMag. Arquivados do original em 16 de janeiro de 2023. Recuperado Junho 27, 2021.
  193. ^ Mannix, Liam (13 de setembro de 2022). "As evidências sugerem que a Wikipédia é precisa e confiável. Quando vamos começar a levá-la a sério?". O Sydney Morning Herald. Recuperado Janeiro 29, 2023.{{cite web}}: CS1 maint: url-status (link)
  194. ^ Schiff, Stacy (Julho 23, 2006). "Sabe Tudo". The New Yorker. Recuperado Janeiro 29, 2023.{{cite news}}: CS1 maint: url-status (link)
  195. ^ Boyd, Danah (4 de janeiro de 2005). "Academia e Wikipédia". Muitos 2 Muitos: Um Grupo Weblog em software social. Corante. Arquivado de o original em março de 16, 2006. Recuperado Dezembro 18, 2008. um especialista em mídias sociais um estudante de doutorado na Escola de Informação da Universidade da Califórnia, Berkeley e um colega no Universidade de Harvard Centro Berkman para Internet e Sociedade
  196. ^ McHenry, Robert (15 de novembro de 2004). "A Enciclopédia Baseada na Fé". Estação Central de tecnologia, Arquivado de o original em janeiro 7, 2006.
  197. ^ Shapiro, Ari (27 de abril de 2018). "Fundador da Wikipédia diz que os usuários da Internet estão à deriva na era das 'notícias falsas'". NPR. Arquivados do original em 25 de junho de 2018. Recuperado Pode 1, 2018.
  198. ^ "Dentro da Wikipédia – Ataque da Indústria de Relações Públicas". Onda Alemão. 30 de junho de 2014. Arquivado em o original em julho 1, 2014. Recuperado Julho 2, 2014.
  199. ^ Sanger, Larry. "Rumo a um novo compêndio de conhecimento (versão mais longa)". Cidadão, Arquivado de o original em novembro de 3, 2006. Recuperado Outubro 10, 2006.
  200. ^ a b Elder, Jeff (16 de junho de 2014). "Wikipedia reforça regras contra edições não divulgadas". O Wall Street Journal. Arquivados do original em 24 de novembro de 2020. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  201. ^ Ahrens, Frank (9 de julho de 2006). "Morte por Wikipedia: The Kenneth Lay Chronicles". O Washington Post. Recuperado Novembro 1, 2006.
  202. ^ Kane, Margaret (30 de janeiro de 2006). "Políticos notam a Wikipédia". CNET, Arquivado de o original em julho 30, 2009. Recuperado Janeiro 28, 2007.
  203. ^ Bergstein, Brian (Janeiro 23, 2007). "Microsoft oferece dinheiro para editar a Wikipédia". NBC News. Arquivados do original em 19 de agosto de 2022. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  204. ^ Hafner, Katie (19 de agosto de 2007). "Levantando impressões digitais corporativas da edição da Wikipedia". The New York Times. pág. 1. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  205. ^ a b Colbert, Stephen (30 de julho de 2006). "Wikialidade". Recuperado Outubro 8, 2015.
  206. ^ Cohen, Morris; Olson, Kent (2010). Pesquisa jurídica em poucas palavras (10ª ed.). St. Paul, MN: Thomson Reuters. pp. 32-34. ISBN 978-0314264084 - via Internet Archive.
  207. ^ "Amplo Mundo da Wikipédia". A Roda Emory. 21º de abril de 2006. Arquivado em o original em novembro de 7, 2007. Recuperado Outubro 17, 2007.
  208. ^ Águas, Neil L. (setembro de 2007). "Por que você não pode citar a Wikipedia em minha classe" (PDF). Comunicações da ACM. 50 (9): 15-17. CiteSeerX 10.1.1.380.4996. dois:10.1145/1284621.1284635. S2CID 11757060. Arquivados (PDF) do original em 28 de outubro de 2022. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  209. ^ Jaschik, Scott (26 de janeiro de 2007). "Uma posição contra a Wikipédia". Dentro do Ed mais alto, Arquivado de o original em julho 8, 2007. Recuperado Janeiro 27, 2007.
  210. ^ Helm, Burt (14 de dezembro de 2005). "Wikipédia: 'Um trabalho em andamento'". Bloomberg BusinessWeek, Arquivado de o original em abril de 21, 2012. Recuperado Janeiro 29, 2007.
  211. ^ Buis, Kyle (25 de fevereiro de 2007). "A Wikipédia suga os alunos com informações confiáveis". O Órion. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  212. ^ "Pesquisar no Google é pesquisa?". Pesquisa 2.0. Universidade de British Columbia. Junho 28, 2014. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  213. ^ Criança, Maxwell L. (26 de fevereiro de 2007). "Professores Divididos no Wiki Debate". O carmesim de Harvard. Cambridge, MA. Arquivado de o original em dezembro de 20, 2008.
  214. ^ Chloé Stothart. "A web ameaça o ethos de aprendizagem" Arquivados 21 de dezembro de 2012, no Wayback Machine Suplemento do Times Higher Education, 2007, 1799 (22 de junho), p. 2.
  215. ^ Staub, Timo; Hödel, Thomas (2016). "Wikipedia vs. Academia: Uma investigação sobre o papel da Internet na educação, com foco especial na Wikipedia" (PDF). Jornal Universal de Pesquisa Educacional. 4 (2): 349-354. dois:10.13189/ujer.2016.040205. ISSN 2332-3205. Arquivados (PDF) do original em 21 de outubro de 2022. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  216. ^ Zou, Di; Xie, Haoran; Wang, Fu Lee; Kwan, Reggie (10 de abril de 2020). "Aprendizagem invertida com a Wikipédia no ensino superior". Estudos em Educação Superior. Routledge. 45 (5): 1026-1045. dois:10.1080/03075079.2020.1750195. ISSN 0307-5079. S2CID 216534736.
  217. ^ a b Beck, Julie (5 de março de 2014). "Fonte nº 1 dos médicos para informações sobre saúde: Wikipedia". O Atlantico. ISSN 2151-9463. Arquivados do original em 5 de dezembro de 2022. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  218. ^ a b Beck, Julie (7 de maio de 2014). "A Wikipedia pode ser um texto médico definitivo?". O Atlantico. ISSN 2151-9463. Arquivados do original em 28 de janeiro de 2023. Recuperado Junho 14, 2014.
  219. ^ "Wikipedia: O que a Wikipedia não é - a Wikipedia não é uma enciclopédia de papel". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  220. ^ "A batalha pela alma da Wikipédia". The Economist. 6 de março de 2008. ISSN 0013-0613. Arquivados do original em 14 de dezembro de 2022. Recuperado March 7, 2008.
  221. ^ Douglas, Ian (10 de novembro de 2007). "Wikipedia: uma enciclopédia online destruída". O Daily Telegraph. Londres. Arquivados do original em 10 de janeiro de 2022. Recuperado Novembro 23, 2010.
  222. ^ "Wikipedia: O que a Wikipedia não é - a Wikipedia não é censurada". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 29, 2023.
  223. ^ Cohen, Noam (5 de fevereiro de 2008). "A entrada do Islã na Wikipédia é criticada". The New York Times. ISSN 0362-4331. Arquivados do original em 26 de novembro de 2022. Recuperado Janeiro 30, 2023.
  224. ^ Taylor, Sophie (5 de abril de 2008). "China permite acesso à Wikipédia em inglês". Reuters. Recuperado Julho 29, 2008.
  225. ^ Bruilliard, Karin (21 de maio de 2010). "O Paquistão bloqueia o YouTube um dia após o fechamento do Facebook por causa do problema de Muhammad". O Washington Post. Arquivados do original em 27 de abril de 2022. Recuperado Outubro 24, 2011.
  226. ^ Lua, Mariella (12 de março de 2022). "Editor proeminente de páginas russas da Wikipédia detido na Bielorrússia". Yahoo!. Recuperado Janeiro 30, 2023.
  227. ^ Mokhtar, Hassna'a (19 de julho de 2006). "O que há de errado com a Wikipédia?". Notícias Árabes, Arquivado de o original em agosto 7, 2011.
  228. ^ Arthur, Charles (8 de dezembro de 2008). "A disputa da Wikipédia aumenta à medida que o cão de guarda da Internet considera censurar a Amazon dos EUA sobre a imagem do Scorpions". The Guardian. Recuperado Janeiro 30, 2023.
  229. ^ a b Kittur, Aniket; Qui, Ed H.; Shu, Bongwon (abril de 2009). "O que há na Wikipédia?: mapeando tópicos e conflitos usando a estrutura de categorias socialmente anotada" (PDF). CHI '09: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. CHI. Boston; Cidade de Nova York: Association for Computing Machinery. pp. 1509–1512. dois:10.1145/1518701.1518930. ISBN 978-1605582467, Arquivado de o original (PDF) em abril 13, 2016.
  230. ^ Petrusich, Amanda (20 de outubro de 2011). "O mergulho profundo da Wikipédia em uma coleção de biblioteca". The New York Times. Recuperado Outubro 28, 2011.
  231. ^ Lam, Shyong (Tony) K.; Uduwage, Anuradha; Dong, Zhenhua; Sem, Shilad; Músico, David R.; Terveen, Loren; Riedl, John (3 a 5 de outubro de 2011). WP: Clube? Uma exploração do desequilíbrio de gênero da Wikipédia (PDF). WikiSym'2011. Mountain View, Califórnia: ACM.
  232. ^ Graham, Mark (12 de novembro de 2009). "Mapeando as geografias do conteúdo da Wikipédia". Zerogeografia, Arquivado de o original em outubro 2, 2016.
  233. ^ Strohmaier, Markus (6 de março de 2017). "Sociedade KAT50, Cultura" . Narrativas históricas multilíngues na Wikipedia. GESIS – Instituto Leibniz de Ciências Sociais. dois:10.7802/1411. Recuperado Janeiro 31, 2023. As narrativas da Wikipedia sobre histórias nacionais (i) são distorcidas para eventos mais recentes (viés de recência) e (ii) são distribuídas de forma desigual pelos continentes com foco significativo na história dos países europeus (viés eurocêntrico).
  234. ^ "A visão do Guardian na Wikipedia: verdade em evolução". The Guardian. Agosto 7, 2018. Arquivados do original em 12 de novembro de 2016. Recuperado Janeiro 31, 2023.
  235. ^ Livingstone, Randall M. (23 de novembro de 2010). "Vamos deixar o viés para a mídia convencional: uma comunidade da Wikipédia lutando pela neutralidade da informação". Diário M/C. 13 (6). dois:10.5204/mcj.315. ISSN 1441-2616. Arquivados do original em 21 de novembro de 2022. Recuperado Novembro 23, 2022.
  236. ^ a b Hube, Christoph (3 de abril de 2017). "Viés na Wikipédia". Proceedings of the 26th International Conference on World Wide Web Companion. Companheiro WWW '17. Republic and Canton of Geneva, CHE: International World Wide Web Conferences Steering Committee: 717–721. dois:10.1145/3041021.3053375. ISBN 978-1-4503-4914-7. S2CID 10472970.
  237. ^ Bjork-James, Carwil (3 de julho de 2021). "Novos mapas para uma Wikipedia inclusiva: estudos descoloniais e estratégias para combater o viés sistêmico". Nova Revisão de Hipermídia e Multimídia. 27 (3): 207-228. Bibcode:2021NRvHM..27..207B. dois:10.1080/13614568.2020.1865463. ISSN 1361-4568. S2CID 234286415. Arquivados do original em 21 de novembro de 2022. Recuperado Novembro 23, 2022.
  238. ^ a b Ackerly, Brooke A.; Michelitch, Kristin (2022). "Wikipedia e ciência política: abordando vieses sistemáticos com iniciativas estudantis". PS: Ciência Política e Política. 55 (2): 429-433. dois:10.1017 / S1049096521001463. ISSN 1049-0965. S2CID 247795102. Arquivados do original em 17 de novembro de 2022. Recuperado Novembro 17, 2022.
  239. ^ Beytía, Pablo (20 de abril de 2020). "As questões de posicionamento: estimando o viés geográfico no registro multilíngue de biografias na Wikipedia". Anais complementares da Web Conference 2020. WWW '20. Nova York, NY, EUA: Association for Computing Machinery: 806–810. dois:10.1145/3366424.3383569. ISBN 978-1-4503-7024-0.
  240. ^ Maxton, Richard (9 de setembro de 2008). "Wikipedia atacada por páginas pornográficas". Rede Macquarie, Arquivado de o original Em setembro 17, 2008.
  241. ^ "Wikipedia:Conteúdo sexual/FAQ". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  242. ^ "Wikipédia:Conteúdo sexual". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  243. ^ Metz, Cade (7 de dezembro de 2008). "ISPs britânicos censuram a Wikipedia sobre a capa do álbum 'pornografia infantil'". O registro. Recuperado Pode 10, 2009.
  244. ^ "Wikipedia rejeita acusação de pornografia infantil". O Sydney Morning Herald. Abril 29, 2010. Arquivados do original em 2 de setembro de 2017. Recuperado Pode 14, 2017.
  245. ^ Farrell, Nick (29 de abril de 2010). "Wikipedia nega alegações de abuso infantil: co-fundador entregou a roupa ao FBI". The Inquirer, Arquivado de o original em Maio 1, 2010. Recuperado Outubro 9, 2010.
  246. ^ a b Metz, Cade (9 de abril de 2010). "Wikifundador relata Wikiparent ao FBI sobre 'pornografia infantil'". O registro. Recuperado Abril 19, 2010.
  247. ^ "Wikipedia critica acusações do co-fundador de pornografia infantil no site". The Economic Times. Índia. 29 de abril de 2010. Recuperado Abril 29, 2010.
  248. ^ a b Agence France-Presse (29 de abril de 2010). "Wikipedia rejeita acusação de pornografia infantil". O Sydney Morning Herald.
  249. ^ "A disputa por pornografia na Wikimedia se aprofunda quando o País de Gales cede direitos". BBC News. Maio 10, 2010. Recuperado Pode 19, 2010.
  250. ^ Gray, Lila (17 de setembro de 2013). "A Wikipédia dá uma folga à pornografia". XBIZ.com, Arquivado de o original em outubro de 21, 2013. Recuperado Novembro 10, 2013.
  251. ^ McStay, Andrew (2014). Privacidade e Filosofia: Novas Mídias e Protocolo Afetivo. Formação Digital. Vol. 86. Pedro longo. dois:10.3726/978-1-4539-1336-9. ISBN 978-1454191636.
  252. ^ "Política de Privacidade". Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  253. ^ Kleinz, Torsten (2 de setembro de 2006). "Gericht weist einstweilige Verfügung gegen Wikimedia Deutschland ab " [Tribunal rejeita liminar contra a Wikimedia Alemanha]. Heise Online (em alemão). Heinz Heise. Arquivados do original em 13 de setembro de 2012.
  254. ^ "Equipe de Resposta Voluntária". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  255. ^ "OTRS – um software flexível de help desk e gerenciamento de serviços de TI". Serviços Reais de Tecnologia Aberta. OTRS. com. Arquivado de o original em outubro de 30, 2013. Recuperado Junho 9, 2012.
  256. ^ "A Wikipédia não realizará verificações de idade da Conta de Segurança Online". BBC.
  257. ^ Paling, Emma (21 de outubro de 2015). "A hostilidade da Wikipédia para com as mulheres". O Atlantico. Arquivados do original em 29 de janeiro de 2023. Recuperado Outubro 24, 2015.
  258. ^ Auerbach, David (11 de dezembro de 2014). "Enciclopédia Carrancuda". ardósia. Recuperado Outubro 24, 2015.
  259. ^ Murphy, Dan (1 de agosto de 2013). "No Reino Unido, crescente coro de indignação com a misoginia online". O Christian Science Monitor. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  260. ^ Kueppers, Courtney (23 de março de 2020). "High Museum hospedará uma edição virtual da Wikipédia para aumentar entradas sobre mulheres". The Atlanta Journal-Constitution. Recuperado Outubro 24, 2020.
  261. ^ "Rascunho: Donna Strickland". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  262. ^ a b c Schlanger, Zoe; Purtill, Corinne (2 de outubro de 2018). "A Wikipédia rejeitou uma entrada sobre uma vencedora do Prêmio Nobel porque ela não era famosa o suficiente". quartzo. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  263. ^ "O Prêmio Nobel de Física 2018". O Prêmio Nobel. 2 de outubro de 2018. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  264. ^ a b Purtill, Corinne (3 de outubro de 2018). "O sexismo na Wikipédia se alimenta do sexismo na mídia". quartzo. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  265. ^ Julia B. Bear e Benjamin Collier (4 de janeiro de 2016). "Onde estão as mulheres na Wikipedia? - Compreendendo as diferentes experiências psicológicas de homens e mulheres na Wikipedia". Papéis sexuais. Springer Science. 74 (5–6): 254–265. dois:10.1007 / s11199-015-0573-y. S2CID 146452625.
  266. ^ "Projetos Wikimedia". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Maio 30, 2018. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  267. ^ McGregor, Jena (17 de março de 2020). "Abordagem da Wikimedia ao coronavírus: os funcionários podem trabalhar 20 horas por semana, sendo pagos em período integral". O Washington Post. Recuperado Fevereiro 25, 2021.
  268. ^ "Wikimedia Foundation, Inc. - Demonstrações Financeiras Consolidadas - 30 de junho de 2022 e 2021" (PDF). Fundação Wikimedia. 12 de outubro de 2022. Recuperado Junho 5, 2016.
  269. ^ "Wikimedia Foundation 2020 Formulário 990" (PDF). Wikimedia Foundation. Maio 17, 2022. Recuperado Outubro 14, 2014.
  270. ^ "Comunicados de imprensa/WMF anuncia novo ED Lila Tretikov". Wikimedia Foundation. 1 de maio de 2014. Arquivado de o original em Maio 3, 2014. Recuperado Junho 14, 2014.
  271. ^ a b Elder, Jeff (1º de maio de 2014). "Novo chefe da Wikipédia: da União Soviética ao sexto maior site do mundo". O Wall Street Journal. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  272. ^ a b Cohen, Noam (Pode 1, 2014). "Mídia: especialista em software de código aberto selecionado como diretor executivo da Wikipédia". The New York Times. Arquivados do original em 29 de dezembro de 2022. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  273. ^ Neotarf (13 de agosto de 2014). "A controvérsia do Media Viewer se espalha para a Wikipédia alemã". A placa de sinalização. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  274. ^ Lorente, Patricio (16 de março de 2016). "Conselho de curadores da Wikimedia Foundation dá as boas-vindas a Katherine Maher como diretora executiva interina". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  275. ^ Salmon, Felix (4 de fevereiro de 2021). "Exclusivo: Fim da era Maher na Wikipedia". Axios. Arquivados do original em 4 de fevereiro de 2021. Recuperado Abril 16, 2021.
  276. ^ Lima, Cristiano (14 de setembro de 2021). "Wikimedia escolhe líder de organização sem fins lucrativos sul-africana como seu próximo CEO". O Washington Post. ISSN 0190-8286. Arquivados do original em 14 de setembro de 2021. Recuperado 14 setembro, 2021.
  277. ^ "Capítulos Wikimedia". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 1, 2023.
  278. ^ a b Bergsma, Marcos. "Arquitetura Wikimedia" (PDF). Fundação Wikimedia. Arquivado de o original (PDF) em março de 3, 2009. Recuperado Junho 27, 2008.
  279. ^ "Recursos do MediaWiki". WikiMatrix. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  280. ^ "Projeto: Direitos Autorais". MediaWiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  281. ^ "UseMod". UseModWiki, Arquivado de o original em outubro 17, 2000.
  282. ^ "Versão – Extensões instaladas". Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  283. ^ Snow, Michael (18 de abril de 2005). "A função de pesquisa interna retorna ao serviço". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  284. ^ Viber, Brion. "Pesquisa [Wikitech-l] Lucene". Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 26, 2009.
  285. ^ "Extensão:CirrusSearch". MediaWiki. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  286. ^ Protalinski, Emil (2 de julho de 2013). "Wikimedia lança editor visual WYSIWYG para usuários logados que acessam artigos da Wikipédia em inglês". TNW. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  287. ^ Curtis, Sophie (23 de julho de 2013). "Wikipedia apresenta novos recursos para atrair editores". O Daily Telegraph. Arquivados do original em 10 de janeiro de 2022. Recuperado 18 de agosto, 2013.
  288. ^ LM (13 de dezembro de 2011). "Mudanças na Wikipedia: vendo coisas". The Economist. Recuperado Julho 28, 2013.
  289. ^ a b Orlowski, Andrew (1 de agosto de 2013). "Os wikipedistas dizem não ao editor WYSIWYG 'bugado' de Jimmy". O registro. Recuperado 18 de agosto, 2013.
  290. ^ Forrester, James (25 de abril de 2013). "A versão alfa do VisualEditor está agora em 15 idiomas". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  291. ^ "Wikipédia:Bots". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  292. ^ a b Nasaw, Daniel (24 de julho de 2012). "Conheça os 'bots' que editam a Wikipédia". BBC News. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  293. ^ Halliday, Josh; Arthur, Charles (26 de julho de 2012). "Inicialização: a polícia de vandalismo da Wikipédia, analistas da Apple e muito mais". The Guardian. Recuperado 5 setembro, 2012.
  294. ^ Jervell, Ellen Emmerentze (13 de julho de 2014). "Para este autor, 10,000 artigos da Wikipédia é um bom dia de trabalho". O Wall Street Journal. Arquivados do original em 27 de janeiro de 2023. Recuperado 18 de agosto, 2014.
  295. ^ Aude (23 de março de 2009). "O filtro de abuso está ativado". A placa de sinalização. Wikipédia, a enciclopédia livre. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  296. ^ "Entrada da Wikipédia MH17 editada a partir do endereço IP do governo russo". Al Jazeera. Julho 21, 2014. Arquivados do original em 16 de novembro de 2016. Recuperado Julho 22, 2014.
  297. ^ "Wikipédia:política de bots". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  298. ^ Lih, André (2009). A Revolução da Wikipédia. Livros Hachette. pp. 99–106. ISBN 978-1401303716. OCLC 232977686. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  299. ^ a b "Verniz". Wikitech. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  300. ^ Friedman, Vitaly (12 de janeiro de 2021). "Lista de verificação de desempenho de front-end 2021 (PDF, Apple Pages, MS Word)". Smashing Magazine. Recuperado Abril 26, 2022.
  301. ^ "Debian". Wikitech. Wikimedia Foundation. Recuperado Abril 9, 2021.
  302. ^ "Centros de dados". Wikitech. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  303. ^ Palmier, Guillaume (19 de janeiro de 2013). "Sites da Wikimedia serão transferidos para o data center principal em Ashburn, Virgínia". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Junho 5, 2016.
  304. ^ Verge, Jason (14 de janeiro de 2013). "É oficial: Ashburn é a nova casa da Wikipedia". Conhecimento de Data Center. Recuperado Junho 5, 2016.
  305. ^ "⚓ T156028 Nome do site Asia Cache DC". Fabricante da Wikimedia. Recuperado Pode 12, 2019.
  306. ^ "⚓ T282787 Configurar repositórios dns e fantoches para o novo datacenter drmrs". Fabricante da Wikimedia. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  307. ^ Scherer, Frederico M. (2009) Estrutura do mercado industrial e desempenho econômico. Academy for Entrepreneurial Leadership Referência de Pesquisa Histórica em Empreendedorismo, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. SSRN 1496716. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  308. ^ a b c Trajtenberg, Manuel; Jaffe, Adam B. (2002). Patentes, citações e inovações: uma janela para a economia do conhecimento. MIT Press. pp. 89–153. dois:10.7551/mitpress/5263.001.0001. ISBN 978-0262276238.
  309. ^ Peters, David; Walsh, Jay (2013). "Wikimedia Foundation Relatório Anual 2012–13" (PDF). Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  310. ^ "Relatório Anual 2019 a 2020 - Declaração de Atividades - Auditado (1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2020)". Wikimedia Foundation. 2020. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  311. ^ McCarthy, Caroline (18 de julho de 2008). "Wikimedia Foundation edita seu conselho de curadores". CNET. Arquivados do original em 1 de março de 2016. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  312. ^ Cohen, Noam (5 de março de 2007). "Um colaborador da Wikipedia tem seu lado fictício". The New York Times. Arquivados do original em 13 de novembro de 2022. Recuperado Outubro 18, 2008.
  313. ^ "Wikipedia:Wikipedia Signpost/Sobre". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  314. ^ "Wikipédia:WikiMundo". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  315. ^ "Wikipedia:WikipediaWeekly". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  316. ^ "Wikipedia:WikiProject História militar/Tarefas abertas – Notícias". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  317. ^ "Wikipedia:WikiProject Guild of Copy Editors/Newsletters". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  318. ^ "Wikimedia Diff - Notícias de todo o movimento Wikimedia". Diferença da Wikimedia. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  319. ^ "Este Mês na Educação". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  320. ^ Orlowitz, Jake (janeiro de 2018). "A Biblioteca Wikipédia: a maior enciclopédia precisa de uma biblioteca digital e nós a estamos construindo". JLIS.it. 9 (3). dois:10.4403/jlis.it-12505. Recuperado Fevereiro 2, 2023 - via ResearchGate.
  321. ^ The British Newspaper Archive (18 de julho de 2014). "Trabalhando com a Wikipédia para trazer fatos históricos à luz". Arquivo de Jornal Britânico. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  322. ^ Hall, Sam (24 de junho de 2020). "ICE Publishing faz parceria com a Biblioteca Wikipedia". Biblioteca Virtual ICE. Recuperado Outubro 26, 2021.
  323. ^ "Wikipédia:Direitos autorais". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  324. ^ "Perguntas frequentes sobre as licenças GNU". Sistema operacional GNU. Fundação de Software Livre. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  325. ^ Vermeir, Walter (1 de dezembro de 2007). "Resolução: atualização da licença". Wikimedia Foundation. Recuperado Dezembro 4, 2007.
  326. ^ "Wikipedia:Atualização de licenciamento". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  327. ^ Wikimedia
  328. ^ "Atualização de licenciamento/Perguntas e respostas". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 15, 2009.
  329. ^ "Licensing_update/Timeline". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Abril 5, 2009.
  330. ^ Walsh, Jay (21 de maio de 2009). "Comunidade Wikimedia aprova migração de licença". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Pode 21, 2009.
  331. ^ "Wikipedia:Conteúdo não-livre". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  332. ^ "Comuns: Uso justo". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Commons. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  333. ^ Cohen, Noam (Julho 19, 2009). "Wikipedia pode ser uma fonte de fatos, mas é um deserto para fotos". The New York Times. Arquivados do original em 26 de novembro de 2022. Recuperado March 9, 2013.
  334. ^ "Wikipedia inocentado em caso de difamação na França". Reuters. 2 de novembro de 2007. Recuperado Novembro 2, 2007.
  335. ^ Anderson, Nate (2 de maio de 2008). "Idéia idiota: processar a Wikipédia por chamá-lo de "burro"". Ars Technica. Recuperado Pode 4, 2008.
  336. ^ "Wikipedia:Espelhos e garfos". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  337. ^ "Reference.com expande o conteúdo adicionando a enciclopédia Wikipedia aos recursos de pesquisa". Lexico Publishing Group, LLC, Arquivado de o original fevereiro 25, 2009.
  338. ^ "Definição de Answers.com". PCMag. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  339. ^ a b Seifi, Joe (27 de agosto de 2007). "Revisão da Wapedia". appSafari, Arquivado de o original em abril de 23, 2022. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  340. ^ "Pesquisando com referência do Bing", Arquivado de o original em outubro de 23, 2010. Recuperado 9 setembro, 2014.
  341. ^ "Wikipedia 0.5 disponível em CD-ROM". Wikipédia em DVD, Arquivado de o original de junho 2, 2013.
  342. ^ "Wikipédia polonesa em DVD". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Arquivados do original em 29 de dezembro de 2022. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  343. ^ "Wikipédia:DVD". Wikipédia, a enciclopédia livre (em alemão). Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 2, 2023.
  344. ^ "¿Qué é la CDPedia?". Py Ar (em espanhol). Arquivado de o original em julho 2, 2011.
  345. ^ "2008-09 Wikipedia for Schools vai online". WikiNotícias. Wikimedia Foundation. 22 de outubro de 2008. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  346. ^ "A Wikipédia virou livro". O Daily Telegraph. Londres. 16 de junho de 2009. Arquivados do original em 1 de agosto de 2009. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  347. ^ "Seleção da Wikipédia para Escolas". Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikimedia Foundation, Arquivado de o original agosto em 4, 2012. Recuperado Julho 14, 2012.
  348. ^ Thiel, Thomas (27 de setembro de 2010). "Wikipedia und Amazon: Der Marketplace soll es richten". Frankfurter Allgemeine Zeitung (em alemão). Frankfurter Allgemeine Zeitung, Arquivado de o original em novembro de 26, 2010. Recuperado Dezembro 6, 2010.
  349. ^ Bizer, Christian; Lehmann, Jens; Kobilarov, Georgi; Auer, Sören; Becker, cristão; Cyganiak, Richard; Hellmann, Sebastian (setembro de 2009). "DBpedia - Um ponto de cristalização para a Web de Dados". Jornal de Web Semântica. 7 (3): 154-165. dois:10.1016/j.websem.2009.07.002. Arquivados do original em 3º de fevereiro de 2023 - via SSRN.
  350. ^ "Wikidata: Introdução". Wikidata. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  351. ^ "Wikidata: Estatísticas". Wikidata. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  352. ^ Moeller, Erik (13 de outubro de 2009). "OpenMoko lança o WikiReader". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Janeiro 19, 2023.
  353. ^ políticas da Wikipédia no download de dados
  354. ^ "Despejos de dados/O que está disponível para download". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  355. ^ Cohen, Noam (16 de março de 2021). "A Wikipedia está finalmente pedindo que as grandes empresas de tecnologia paguem". Wired. ISSN 1059-1028. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  356. ^ Shachaf, Pnina (16 de outubro de 2009). "O paradoxo da especialização: o Wikipedia Reference Desk é tão bom quanto a sua biblioteca?". Diário de Documentação. 65 (6): 977-996. dois:10.1108/00220410910998951. ISSN 0022-0418.
  357. ^ Stone, Brad (27 de junho de 2014). "Como o chefe do Android do Google, Sundar Pichai, se tornou o homem mais poderoso do mundo móvel". Bloomberg BusinessWeek. Nova Iorque. pp. 47–51. Arquivados do original em 8 de novembro de 2020. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  358. ^ Finc, Tomasz (26 de janeiro de 2012). "Anúncio do aplicativo oficial da Wikipédia para Android". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  359. ^ "Wikipédia". Google Play. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  360. ^ "Wikipedia Mobile na App Store no iTunes". App Store (iOS/iPadOS). Apple Inc. 4 de agosto de 2014. Recuperado 21 de agosto, 2014.
  361. ^ "Wikimedia Mobile é lançado oficialmente". Blog técnico da Wikimedia. Wikimedia Foundation. 30 de junho de 2009. Arquivado em o original em janeiro de 11, 2010. Recuperado Julho 22, 2009.
  362. ^ "Pontos de interesse locais na Wikipedia". AndroGeoide. 15 de maio de 2011. Arquivado de o original junho em 1, 2011. Recuperado Pode 15, 2011.
  363. ^ Hollington, Jesse David (30 de novembro de 2008). "iPhone Gems: Aplicativos da Wikipédia". iLounge, Arquivado de o original em janeiro de 12, 2009. Recuperado Julho 22, 2008.
  364. ^ a b "Construindo para o futuro da Wikimedia com uma nova abordagem para parcerias". Dif. Wikimedia Foundation. 16 de fevereiro de 2018. Recuperado Pode 12, 2019.
  365. ^ Ellis, Justin (17 de janeiro de 2013). "A Wikipédia planeja expandir o acesso móvel em todo o mundo com novos financiamentos". Laboratório Nieman. Arquivados do original em 30 de novembro de 2022. Recuperado Abril 22, 2013.
  366. ^ a b c Lih, Andrew (20 de junho de 2015). "A Wikipédia pode sobreviver?". The New York Times. Arquivados do original em 17 de fevereiro de 2022. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  367. ^ a b Brown, Andrew (25 de junho de 2015). "Os editores da Wikipédia são uma raça em extinção. O motivo? Mobile". The Guardian. Arquivados do original em 28 de janeiro de 2023. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  368. ^ Fox-Brewster, Thomas (22 de maio de 2015). "Wikipedia perturbada com a nova censura da China". Forbes. Arquivados do original em 3 de maio de 2018. Recuperado Pode 2, 2018.
  369. ^ Henochowicz, Anne (20 de maio de 2015). "Wikipedia chinesa bloqueada por um grande firewall". Tempos Digitais da China. Arquivados do original em 4 de maio de 2017. Recuperado Pode 4, 2017.
  370. ^ Perez, Sarah (12 de junho de 2015). "A Wikimedia Foundation ativa o HTTPS por padrão em todos os sites, incluindo a Wikipédia". TechCrunch. Arquivados do original em 24 de agosto de 2020. Recuperado Junho 3, 2020.
  371. ^ Huang, Echo (2 de maio de 2017). "A China está fazendo uma versão oficial da Wikipédia". quartzo. Recuperado Junho 8, 2021.
  372. ^ Constine, Josh (3 de abril de 2018). "Facebook combate notícias falsas com informações do autor e lança contexto do editor". TechCrunch. Recuperado Julho 15, 2021.
  373. ^ "Os 500 melhores sites da web". Alexa, Arquivado de o original em fevereiro de 3, 2021. Recuperado Junho 13, 2020.
  374. ^ "Wikipedia: modelando o crescimento da Wikipedia". Julho 31, 2018. Recuperado Dezembro 22, 2007.
  375. ^ "694 milhões de pessoas atualmente usam a Internet em todo o mundo, de acordo com a comScore Networks". comScore. 4 de maio de 2006. Arquivado em o original em julho 30, 2008. Recuperado Dezembro 16, 2007. A Wikipedia emergiu como um site que continua a crescer em popularidade, tanto globalmente quanto nos EUA.
  376. ^ Oeste, Stuart (2010). "Impacto Evolutivo da Wikipédia: apresentação de slides no TED2010" (PDF). Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  377. ^ Rainie, Lee; Tancer, Bill (15 de dezembro de 2007). "Usuários da Wikipédia" (PDF). Pew Internet & American Life Project. Centro de Pesquisa Pew. Arquivado de o original (PDF) em março de 6, 2008. Recuperado Dezembro 15, 2007. 36% dos adultos americanos online consultam a Wikipédia. É particularmente popular entre os estudantes universitários bem-educados e atuais.
  378. ^ SAI (7 de outubro de 2011). "As startups mais valiosas do mundo". business Insider. Recuperado Junho 14, 2014.
  379. ^ "Pesquisa: Pesquisa de leitores da Wikipédia 2011/Resultados - Meta". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. 6 de fevereiro de 2012. Arquivado em o original em dezembro de 9, 2013. Recuperado Abril 16, 2014.
  380. ^ Sachdev, Shaan (26 de fevereiro de 2021). "A ampla e inspiradora cobertura da Wikipédia sobre a pandemia". A Nova República. ISSN 0028-6583. Arquivados do original em 28 de fevereiro de 2021. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  381. ^ a b Cohen, Noam (15 de março de 2020). "Como a Wikipédia impede a disseminação de desinformação sobre o coronavírus". Wired. ISSN 1059-1028. Arquivados do original em 1 de maio de 2020. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  382. ^ Benjakob, Omer (2 de setembro de 2020). "Na Wikipédia, há uma briga travada pela desinformação sobre o coronavírus". Reino Unido com fios. ISSN 1357-0978. Arquivados do original em 16 de abril de 2020. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  383. ^ Dodds, Laurence (3 de abril de 2020). "Por que a Wikipedia está vencendo contra a 'infodemia' do coronavírus". O Daily Telegraph. ISSN 0307-1235. Arquivados do original em 11 de abril de 2020. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  384. ^ McNeil, Donald G. Jr. (22 de outubro de 2020). "Wikipedia e OMS se unem para combater a desinformação sobre a Covid-19". The New York Times. ISSN 0362-4331. Arquivados do original em 27 de dezembro de 2020. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  385. ^ Kenton, Amanda; Humborg, Christian (29 de novembro de 2021). "A regulamentação digital deve capacitar as pessoas para tornar a internet melhor". TechCrunch. Arquivados do original em 20 de maio de 2022. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  386. ^ País de Gales, Jimmy (26 de agosto de 2021). "Aprendendo a confiar na internet novamente". Al Jazeera. Arquivados do original em 27 de agosto de 2021. Recuperado Fevereiro 3, 2023.
  387. ^ "Wikipedia:Wikipedia na mídia". Wikipedia. Julho 4, 2018. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  388. ^ "Bourgeois e outros v. Peters e outros" (PDF), Arquivado de o original (PDF) em fevereiro de 3, 2007. Recuperado Fevereiro 6, 2007.
  389. ^ Sharma, Raghav (19 de fevereiro de 2009). "Justiça Wikipédia". dois:10.2139 / ssrn.1346311. S2CID 233749371. SSRN 1346311 - via Rede de Pesquisa em Ciências Sociais. {{cite journal}}: O jornal Cite requer |journal= (ajudar)
  390. ^ "Uma lei respeitando certos aspectos da capacidade legal para o casamento para fins civis". LEGISinfo. Parlamento do Canadá. Recuperado Fevereiro 3, 2023.{{cite web}}: CS1 maint: url-status (link)
  391. ^ Arias, Martha L. (29 de janeiro de 2007). "Wikipedia: a enciclopédia online gratuita e seu uso como fonte judicial". Serviços Jurídicos de Negócios na Internet, Arquivado de o original em Maio 20, 2012. Recuperado Dezembro 26, 2008. (O nome "Escritório Mundial de Propriedade Intelectual" no entanto deve ler "Organização Mundial da Propriedade Intelectual" nesta fonte.)
  392. ^ Cohen, Noam (Janeiro 29, 2007). "Tribunais recorrem à Wikipedia, mas seletivamente". The New York Times. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  393. ^ Aftergood, Steven (21 de março de 2007). "O Fator Wikipedia na Inteligência dos EUA". Projeto da Federação de Cientistas Americanos sobre Sigilo Governamental. Recuperado Abril 14, 2007.
  394. ^ Butler, Declan (16 de dezembro de 2008). "Publique na Wikipédia ou morra". Notícias da natureza. dois:10.1038/news.2008.1312.
  395. ^ Shaw, Donna (fevereiro-março de 2008). "Wikipédia na redação". Revista de Jornalismo Americano, Arquivado de o original agosto em 5, 2012. Recuperado Fevereiro 11, 2008.
  396. ^ Lexington (24 de setembro de 2011). "Sem classes na América: os usos e abusos de um mito duradouro". The Economist. Recuperado 27 setembro, 2011. O Socialist Labour Party of America, embora possa traçar sua história desde 1876, quando era conhecido como Partido dos Trabalhadores, nada menos que uma autoridade do que a Wikipedia o declara "moribundo".
  397. ^ "Jornal de Shizuoka plagiou artigo da Wikipédia". Revisão de notícias do Japão. 5 de julho de 2007. Arquivado em o original em março 12, 2014.
  398. ^ Richter, Bob (9 de janeiro de 2007). "Funcionário do Express-News pede demissão após descoberta de plágio em coluna". San Antonio Express-News, Arquivado de o original em janeiro 23, 2007.
  399. ^ Bridgewater, Frank. "Inquérito leva à demissão do repórter". Boletim Estrela de Honolulu. Arquivados do original em 28 de janeiro de 2023. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  400. ^ Coscarelli, Joe (29 de julho de 2014). "Plágio da Wikipedia ainda é plágio, no BuzzFeed ou no New York Times". Intelligencer. New York. Arquivados do original em 18 de agosto de 2022. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  401. ^ Grossman, Lev (13 de dezembro de 2006). "Pessoa do Ano da Time: Você". Horário. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  402. ^ Vargas, José Antonio (17 de setembro de 2007). "Na Wikipedia, debatendo todas as facetas dos aspirantes a 2008". O Washington Post. Arquivados do original em 27 de janeiro de 2023. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  403. ^ Ablan, Jennifer (22 de outubro de 2007). "Página da Wikipedia o símbolo de status mais recente". Reuters. Recuperado Outubro 24, 2007.
  404. ^ Grillini, Franco (30 de março de 2009). "Comunicato Stampa. On. Franco Grillini. Wikipedia. Interrogazione a Rutelli. Con "diritto di panorama" promuovere arte e architettura contemporanea italiana. Rivedere con urgenza legge copyright" [Comunicado de imprensa. Honorável Franco Grillini. Wikipédia. Entrevista com Rutelli sobre o "direito de ver" promovendo a arte contemporânea e a arquitetura da Itália. Revise com urgência a lei de direitos autorais] (em italiano). Arquivado de o original em março de 30, 2009. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  405. ^ "Inteligência Artificial e Vida em 2030". Estudo de Cem Anos sobre Inteligência Artificial (AI100). Universidade de Stanford. 2016 de setembro. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2022. Recuperado 3 setembro, 2016.
  406. ^ Derakhshan, Hossein (Outubro 19, 2017). "Como as mídias sociais põem em risco o conhecimento". Negócios. Wired. Condé Nast. eISSN 1078-3148. ISSN 1059-1028. Arquivados do original em 22 de outubro de 2018. Recuperado Outubro 22, 2018.
  407. ^ "Prateleira de troféus". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  408. ^ "Prêmios Webby 2004". A Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais. 2004. Arquivado de o original em julho 22, 2011.
  409. ^ Zumpano, Anthony (29 de janeiro de 2007). "Resultados de pesquisa semelhantes: o Google vence". casa de marca. canal de marca, Arquivado de o original em fevereiro de 20, 2007. Recuperado Janeiro 28, 2007.
  410. ^ "Die Quadriga - Prêmio 2008", Arquivado de o original de setembro 15, 2008. Recuperado Dezembro 26, 2008.
  411. ^ "Prémio Erasmus - Praemium Erasmianum". Fundação Praemium Erasmianum, Arquivado de o original em janeiro de 15, 2015. Recuperado Janeiro 15, 2015.
  412. ^ "Prêmio Princesa de Astúrias de Cooperação Internacional 2015" [Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional 2015] (em espanhol). Fundação Princesa de Astúrias. Recuperado Junho 17, 2015.
  413. ^ "Os fundadores da Wikipédia destacam a versão em asturiano" [Os fundadores da Wikipédia destacam a versão asturiana]. A nova espanha (em espanhol). 22 de outubro de 2015. Recuperado Outubro 20, 2015.
  414. ^ "Wikipedia comemora 750 anos da independência americana". The Onion. Julho 26, 2006. Recuperado Outubro 15, 2006.
  415. ^ "Página da Wikipédia 'LA Law' vista 874 vezes hoje". The Onion. 24 de novembro de 2010. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  416. ^ "A Negociação". O Escritório. Temporada 3. Episódio 19. 5 de abril de 2007. NBC.
  417. ^ Jesdanun, Anick (12 de abril de 2007). "Os fãs de 'Office', inspirados por Michael Scott, se reúnem para editar a Wikipedia". Hoje EUA. Arquivados do original em 28 de janeiro de 2023. Recuperado Dezembro 12, 2014.
  418. ^ Bakken, Janae (6 de dezembro de 2007). "Meu médico número um". Scrubs. Temporada 7. Episódio 145. NBC.
  419. ^ "Professor Wikipédia". Originais de humor universitário. Setembro 24, 2008. CollegeHumor.
  420. ^ Adams, Scott (C). Cartola. 2009-05-08, Mídia Unida.
  421. ^ Wolf, Ian (4 de junho de 2010). "Bigipedia dada segunda série". Guia de comédia britânico. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  422. ^ "Entrevista com Nick Doody e Matt Kirshen". Guia de comédia britânico, Arquivado de o original em julho 31, 2009. Recuperado Julho 31, 2009.
  423. ^ Floco, Emily (23 de agosto de 2013). "Manning/Desenho animado da Wikipédia". Coleção Condé Nast, Arquivado de o original em outubro de 12, 2014. Recuperado 26 de agosto, 2013.
  424. ^ "'Eu sou o Chelsea': Leia a declaração completa de Manning". Agora. 22 de agosto de 2013. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  425. ^ "Os obstáculos para reformar nossas prisões". The Times. Dezembro 14, 2015. Arquivados do original em 13 de novembro de 2022. Recuperado Junho 5, 2016.
  426. ^ Moeller, Erik (12 de dezembro de 2002). "Projeto Wikicionário lançado". Wikipédia-l (lista de emails). Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  427. ^ Woods, Dan; Theony, Peter (2007). "3: As Mil Faces de Resolução de Problemas dos Wikis". Wikis para leigos (1ª ed.). Hoboken, Nova Jersey: John Wiley & Sons. p. 58 ISBN 978-1118050668. OCLC 1300481129. OL 5741003W.
  428. ^ "Talk: Projeto de hipertexto de ciências". Wikimedia Meta-Wiki. Wikimedia Commons. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  429. ^ Moeller, Erik (19 de março de 2004). "Proposta: commons.wikimedia.org". Wikipédia-l (lista de emails). Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  430. ^ Eloquência. "Usuário: Eloquência/História". Wikinews. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  431. ^ "Wikiversidade: História da Wikiversidade". Wikiversidade. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  432. ^ "NET News: Chamando todos os taxonomistas". Ciência. 307 (5712): 1021. 18 de fevereiro de 2005. dois:10.1126/science.307.5712.1021a. ISSN 0036-8075. S2CID 220095354.
  433. ^ Luyt, Brendan (1º de janeiro de 2020). "Um novo tipo de guia de viagem ou mais do mesmo? Wikivoyage e Camboja". Revisão de informações online. 45 (2): 356-371. dois:10.1108/OIR-03-2020-0104. ISSN 1468-4527.
  434. ^ Roth, Matthew (30 de março de 2012). "A revolução dos dados da Wikipédia". Dif. Wikimedia Foundation. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  435. ^ Bosman, Julie (13 de março de 2012). "Depois de 244 anos, a Encyclopaedia Britannica interrompe as impressoras". The New York Times. Arquivados do original em 3 de janeiro de 2023. Recuperado Janeiro 26, 2015.
  436. ^ "Enciclopédia Britânica morre nas mãos da Wikipédia". GizmoCrazed. Março 20, 2012. Recuperado Junho 14, 2014.
  437. ^ Caldwell, Christopher (Junho 14, 2013). "Um capítulo no Iluminismo se encerra". Financial Times. Arquivados do original em 25 de dezembro de 2022. Recuperado Junho 15, 2013. A Bertelsmann não recorreu ao eufemismo esta semana quando anunciou o fim da marca de enciclopédia Brockhaus. A Brockhaus publica livros de referência há dois séculos quando o grupo de mídia a comprou em 2008. A internet acabou com a Brockhaus completamente. O que os alemães gostam é a Wikipédia.
  438. ^ Carr, Nicholas (Outubro 3, 2005). "A imoralidade da Web 2.0". Tipo áspero. Arquivados do original em 4 de agosto de 2022. Recuperado Julho 15, 2006.
  439. ^ "Soluções técnicas: Sabedoria das multidões". Natureza. Recuperado Outubro 10, 2006.
  440. ^ a b Flood, Alison (7 de fevereiro de 2013). "Alison Flood: A biografia tradicional deveria ser enterrada junto com o café da manhã de Shakespeare?". The Guardian. Recuperado Junho 14, 2014.
  441. ^ Mayo, Mateus (23 de novembro de 2017). "Construindo um corpus de texto da Wikipédia para processamento de linguagem natural". KDnuggetsGenericName. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  442. ^ Lindemann, Lucas (19 de fevereiro de 2021). "Corpus Wikipédia". www.lukelindemann.com. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  443. ^ Rada, Mihalcea; Csomai, Andras (novembro de 2007). "Wikify!: vinculando documentos ao conhecimento enciclopédico" (PDF). CIKM '07: Actas da décima sexta conferência da ACM sobre a gestão da informação e do conhecimento. ACM Conferência sobre Gestão da Informação e do Conhecimento. Lisboa; Cidade de Nova York: Association for Computing Machinery. pp. 233–242. dois:10.1145/1321440.1321475. ISBN 978-1595938039. Arquivados (PDF) do original em 18 de fevereiro de 2016.
  444. ^ Milne, David; Witten, Ian H. (outubro de 2008). "Proceeding of the 17th ACM Conference on Information and Knowledge Mining – CIKM '08". CIKM '08: Actas da décima sétima conferência da ACM sobre Gestão da Informação e do Conhecimento. ACM Conferência sobre Gestão da Informação e do Conhecimento. Napa Valley, CA; Cidade de Nova York: Association for Computing Machinery. pp. 509–518. CiteSeerX 10.1.1.148.3617. dois:10.1145/1458082.1458150. ISBN 978-1595939913.
  445. ^ "O algoritmo de mineração da Wikipédia revela as universidades mais influentes do mundo: uma lista de algoritmos das universidades mais influentes contém algumas entradas surpreendentes". MIT Technology Review. 7 de dezembro de 2015. Arquivado em o original em fevereiro de 1, 2016. Recuperado Dezembro 27, 2015.
  446. ^ Marmow Shaw, Jessica (10 de dezembro de 2015). "Harvard é apenas a terceira universidade mais influente do mundo, de acordo com esta lista". MarketWatch. Recuperado Dezembro 27, 2015.
  447. ^ a b Bothwell, Ellie (15 de dezembro de 2015). "Ranking da Wikipédia de Universidades Mundiais: as 100 melhores. A lista classifica as instituições por resultados de mecanismos de pesquisa e aparições na Wikipedia". Times Higher Education. Recuperado Dezembro 27, 2015.
  448. ^ Lages, J.; Patt, A.; Shepelyansky, D. (2016). "Ranking da Wikipédia de universidades do mundo" . EUR. Phys. J. B. 89 (69): 69. arXiv:1511.09021. Bibcode:2016EPJB...89...69L. dois:10.1140/epjb/e2016-60922-0. S2CID 1965378.
  449. ^ Coquidé, C.; Lages, J.; Shepelyansky, DL (2019). "Influência mundial e interações de universidades das redes da Wikipédia". EUR. Phys. J. B. 92 (3): 3. arXiv:1809.00332. Bibcode:2019EPJB...92....3C. dois:10.1140/epjb/e2018-90532-7. S2CID 52154548.
  450. ^ Brookshire, Betânia (5 de fevereiro de 2018). "A Wikipédia tornou-se uma fonte de referência científica, embora os cientistas não a citem". SciCurious. ScienceNews. Arquivados do original em 10 de fevereiro de 2018. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  451. ^ Thompson, Neil; Hanley, Douglas (13 de fevereiro de 2018). "A ciência é moldada pela Wikipedia: evidências de um estudo de controle randomizado". Documento de pesquisa do MIT Sloan nº 5238-17. Rochester, NY. dois:10.2139 / ssrn.3039505. S2CID 30918097. SSRN 3039505 - via SSRN.
  452. ^ Sarabadani, Amir; Halfaker, Aaron; Taraborelli, Dario (abril de 2017). "Proceedings of the 26th International Conference on World Wide Web Companion - WWW '17 Companion" . WWW '17 Companion: Proceedings of the 26th International Conference on World Wide Web Companion. Conferência Internacional sobre World Wide Web Companion. Perth; Cidade de Nova York: Association for Computing Machinery. pp. 1647–1654. arXiv:1703.03861. dois:10.1145/3041021.3053366. ISBN 978-1450349147.
  453. ^ Potthast, Martin; Stein, Benno; Gerling, Robert (2008). "Avanços na Recuperação de Informação". Em Macdonald, Craig; Ounis, Iadh; Plachouras, Vassilis; Ruthven, Ian; Branco, Ryen W. (eds.). Avanços na recuperação de informações. dia 30 ECIR. Notas de aula em Ciência da Computação. Vol. 4956. Glasgow: Springer. pp. 663–668. CiteSeerX 10.1.1.188.1093. dois:10.1007/978-3-540-78646-7_75. ISBN 978-3540786450.
  454. ^ Asthana, Sumit; Halfaker, Aaron (Novembro 2018). Lampe, Penhasco (ed.) "Com poucos olhos, todas as farsas são profundas". Anais do ACM sobre interação homem-computador. Cidade de Nova York: Association for Computing Machinery. 2 (CSCW). 21. dois:10.1145/3274290. ISSN 2573-0142.
  455. ^ Stone, Jon (3 de fevereiro de 2022). "Partes do plano de nivelamento de Michael Gove 'copiadas da Wikipedia'". The Independent. Arquivados do original em 13 de dezembro de 2022. Recuperado Fevereiro 3, 2022.
  456. ^ Coração Internet. "Site discutindo o emulador da interface de usuário do Domesday Project", Arquivado de o original em Maio 17, 2014. Recuperado 9 setembro, 2014.
  457. ^ Frauenfelder, Mark (21 de novembro de 2000). "A próxima geração de enciclopédias online". CNN. Arquivados do original em 14 de agosto de 2004. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  458. ^ "O Projeto Enciclopédia Livre". Sistema operacional GNU. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  459. ^ Rubin, Harriet (31 de maio de 1998). "O Guia do Mochileiro da Nova Economia". Fast Company. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  460. ^ "Enciclopédia da Vida". Museu Nacional de História Natural. Smithsonian. Recuperado Fevereiro 4, 2023.
  461. ^ "Scholarpedia: a enciclopédia gratuita revisada por pares". Sociedade de Neurociência Aplicada, Arquivado de o original fevereiro 22, 2012.
  462. ^ Orlowski, André (18 de setembro de 2006). "O fundador da Wikipédia bifurca a Wikipédia, mais especialistas, menos mexer?". O registro. Recuperado Junho 27, 2007. Larry Sanger descreve o projeto Citizendium como uma "bifurcação progressiva ou gradual", com a principal diferença de que os especialistas têm a palavra final sobre as edições.
  463. ^ Lyman, Jay (20 de setembro de 2006). "Cofundador da Wikipédia está planejando um novo site de autoria especializada". Linux Insider. Recuperado Junho 27, 2007.

Outras leituras

Estudos academicos

Livros

Artigos relacionados a resenhas de livros

Outra cobertura da mídia

Links externos