Xangongo

Neste artigo vamos nos aprofundar no tema Xangongo, explorando diferentes perspectivas e aspectos que nos ajudarão a compreender seu impacto e importância hoje. Desde a sua origem até à sua relevância em diversas áreas, Xangongo tem sido objeto de interesse e debate por parte de especialistas e do público em geral. Analisaremos a sua evolução ao longo do tempo, bem como a sua influência na sociedade e a sua relevância nas diferentes áreas, de forma a oferecer uma visão abrangente e completa de Xangongo. Através deste artigo, pretendemos lançar luz sobre este tema e proporcionar um olhar profundo e esclarecedor que permita ao leitor ter maior conhecimento e compreensão sobre Xangongo.

Xangongo
  Comuna angolana Angola  
O edifício da Administração Municipal de Ombadija, em Xangongo, em 2015.
O edifício da Administração Municipal de Ombadija, em Xangongo, em 2015.
O edifício da Administração Municipal de Ombadija, em Xangongo, em 2015.
Localização
Coordenadas
Município Ombadija
Província Cunene
País  Angola

Xangongo é uma cidade e comuna angolana na província do Cunene, sede do município de Ombadija.

Até 1975 denominou-se "Vila Roçadas".

No dia 20 de outubro de 1975 as tropas sul-africanas da Força Operacional Zulu tomaram Vila Roçadas durante a Operação Savana, com a cidade ficando sob domínio da UNITA após janeiro de 1976. Mesmo assim, a localidade enfrentava seguidos problemas com escaramuças entre a coalizão MPLA-Cuba-SWAPO e a contra-coalizão UNITA-África do Sul.

Dado que o sul do Cunene esteve sob constante investida e ocupação estrangeira sul-africana, entre 1989 e 2002 a cidade de Xangongo foi a capital provincial cunenense.

Ver também

Referências

  1. «LEI 8 de 2016 CODIFICAÇÃO DAS CIRCUNSCRIÇÕES TERRITORIAIS» (PDF). Consultado em 23 de Agosto de 2018 
  2. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
  3. Ângelo, Fernando Cavaleiro. Os Flechas: A Tropa Secreta da PIDE/DGS na Guerra de Angola (1967-1974). Alfragide: Casa das Letras, 2017.
  4. Cunene celebra 47 anos de ascensão a categoria de província. TPA Sociedade. 9 de julho de 2017.