Xenomorfo

Alien do filme Alien: O Oitavo Passageiro (1979).

Os Xenomorfos são uma raça alienígena da série de filmes Alien, também tendo participado dos filmes Alien vs. Predator, Aliens vs. Predator: Requiem e tendo feito uma pequena aparição no filme Predator 2 no qual se pode ver um crânio da criatura. Em realidade, não foi dado um nome específico à criatura, tendo sido chamada de "alienígena" e "organismo" no primeiro filme. O termo xenomorfo (literalmente "forma alienígena"— do Grego xeno-, que se traduz como "outro" ou "estranho", e -morfo, que denota "forma") foi originalmente usado pela personagem Tenente Gorman, em Aliens, em referência a qualquer vida extraterrestre genérica. Desde então foi erroneamente assumido como referente especificamente à criatura (também conhecida como Xenomorfo XX121 ou Internecivus raptus (Latim para "ladrão assassino")), por alguns fãs.

Anatomia

São seres de aparência similar a uma serpente, porém com pernas e braços (humanoides), cabeça alongada, e sua famosa segunda boca, uma espécie de submandíbula que mantêm dentro de suas bocas e que é de certa forma disparada para fora, porém continuando presa à boca do Alien, perfurando seus inimigos. Os Aliens, embora dependam das ordens da rainha para saberem o que fazer, tem uma inteligência individual bem aguçada, sendo capazes de raciocinar, criar estratégias, escapar de armadilhas, e identificar hospedeiros de seus ovos. Se assimilam muito a formigas, agindo segundo as ordens mentais de sua Rainha. A Rainha é dotada de inteligência e está conectada aos soldados por um elo mental. Sendo assim, tudo que um deles vê, os outros veem também.

Tem em seu sistema circulatório um ácido altamente perigoso, que é usado para atacar ou se defender de predadores. No filme Alien Resurrection, vemos um Alien vomitando seu próprio sangue para atingir um inimigo a distância.

Os Aliens, de forma geral, têm uma estatura superior à humana, são bípedes, e têm ótima resistência física e força, o que os torna uma grande ameaça, mas também detestam fogo e luz, os deixando vulneráveis a esses elementos.

Dieta

A dieta do Alien está composta principalmente por carne de qualquer ser vivo. Seu sistema digestivo permite ao Xenomorfo alimentar-se de quase qualquer coisa em épocas de escassez. Fora de seu mundo nativo e uma vez que o ambiente já não tenha seres vivos que caçar, comerão tudo o que encontrem a seu passo, não só vegetais, também rochas ou metais. Na falta destes materiais, recorrerão ao canibalismo e, em último caso, ao auto-canibalismo.

Quando uma colônia tem acabado com todos os recursos de um planeta, os soldados se sacrificam para alimentar à rainha com seus próprios corpos, uma vez que toda a colônia tem sido devorada pela rainha, esta ficará em um estado de catalepsia até que o planeta apresente algum sinal de vida novamente. Mas nesse estado de catalepsia, a rainha fica totalmente vulnerável, principalmente a ataques surpresas, pois não tem nenhum soldado, zangão ou guarda-real para protegê-la.

Fase extra uterina

Hierarquia genética

Formas alternativas

Referências

  1. Banks, Jaime; Mejia, Robert; Adams, Aubrie (23 de junho de 2017). 100 Greatest Video Game Characters (em inglês). : Rowman & Littlefield. ISBN 9781442278134