Yuri Lotman

Yuri Lotman
Yuri Lotman
Nascimento 28 de fevereiro de 1922
São Petersburgo
Morte 28 de outubro de 1993 (71 anos)
Tartu
Sepultamento Cemitério Raadi
Cidadania Rússia bolchevique, União Soviética, Estónia
Cônjuge Zara Mints
Filho(a)(s) Mihhail Lotman, Aleksei Lotman
Alma mater
Ocupação semiótico
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Tartu
Lealdade União Soviética
Movimento estético Escola Semiótica de Tartu-Moscou
Assinatura

Yuri Mikhailovich Lotman (em russo: Ю́рий Миха́йлович Ло́тман, em estoniano: Juri Lotman) (Petrogrado 28 de Fevereiro de 1922 – Tartu, Estônia 28 de Outubro de 1993). Um eminente acadêmico semioticisca e historiador cultural. Foi fundador da A Escola Semiótica de Tartu-Moscou. É considerado o primeiro estruturalista pelo seu ensaio A Delimitação dos Conceitos linguísticos e filosóficos de Estrutura (1963), e por seus trabalhos em poética estrutural. Publicou mais de 800 artigos e livros, seus escritos atualmente se encontram na Universidade de Tallinn, que incluem sua correspondência com um grande número de intelectuais russos.

Lotman formulou a semiosfera, campo que se ajusta às outras teorias desenvolvidas da semiótica e estende o estudo de signo o considerando não meramente linguístico mas também como uma manifestação artística, cultural, estética e de massa. Essa abordagem permite uma nova perspectiva sobre o espaço da ciência dos signos.

Biografia

Nascido em uma família judaica estudou Língua e Literatura na Universidade de Leningrado. Sua carreira acadêmica se desenvolveu na República Soviética da Estônia, na Universidade de Tartu, onde criou uma importante escola de semiologia. Foi editor da revista Trudy Po Znakovin Sisteman. Aplicou as teorias dos modelos matemáticos de Kolmogorov em suas análises sobre a entropia do texto literário . Pertenceu a diversos círculos acadêmicos norte-americanos e europeus e recebeu o título 'honoris causa' de universidades em Bruxelas e Praga.

Bibliografia

português espanhol inglês

Escritos sobre Lotman

Ver também

Ligações Externas