Zdzisław Beksiński

Zdzisław Beksiński
Zdzisław Beksiński
Nascimento 24 de fevereiro de 1929
Sanok, Polônia
Morte 21 de março de 2005 (75 anos)
Varsóvia, Polónia
Causa da morte Assassinato
Nacionalidade Polonês
Cônjuge Zofia Helena Stankiewicz (c.1951 - m.1998) †
Filho(a)(s) Tomasz Beksiński
Ocupação Pintor, Artista, Fotógrafo
Início da atividade 1955
Fim da atividade 2005
Movimento estético Surrealismo, Gótico, Barroco
Assinatura

Zdzisław Beksiński (24 de fevereiro de 192921 de fevereiro de 2005) foi um renomado pintor, fotógrafo e artista fantástico polonês.

Beksiński produzia suas pinturas e desenhos em um estilo que ele chamava ora de "Barroco", ora de "Gótico". O primeiro era dominado pela representação, com os exemplos mais conhecidos advindos de seu período de "realismo fantástico", em que ele pintava imagens perturbadoras de ambientes surrealísticos e atemorizantes. O segundo estilo é mais abstrato, sendo dominado pela forma e tipificado pelas últimas pinturas do artista.

Beksiński morreu assassinado em 2005, aos 75 anos de idade.

Legado

Beksiński foi considerado em vida como o maior artista contemporâneo polonês. A cidade de Sanok, na Polônia, onde nasceu o pintor, possui um museu dedicado a ele. Um Museu Beksiński contendo 50 pinturas e 120 desenhos do artista da coleção Dmochowski, a maior coleção particular de obras do autor, foi aberto em 2006, na cidade de Częstochowa. Em 18 de março de 2012, com a participação da ministra de desenvolvimento regional Elżbieta Bieńkowska, foi inaugurada a Nova Galeria de Zdzisław Beksiński; com a visita aberta ao público no dia seguinte. Uma "Cruz de Beksiński", no tradicional formato de T comumente pintado pelo artista, foi instalada em uma edição do festival Burning Man.

Algumas de suas Obras

Referências

  1. "Officials: Student says he killed artist" - The San Diego Union-Tribune
  2. «Sny Beksińskiego» (em polaco). 24 de março de 2011 

Bibliografia

Ligações externas