No mundo de hoje, Zumba é um tema relevante que se tornou o centro das atenções de um grande número de indivíduos. Desde o seu surgimento, Zumba tem despertado o interesse de especialistas e entusiastas, que dedicaram tempo e esforço para pesquisar e compreender plenamente seus diferentes aspectos. Desde os seus impactos na sociedade até às suas possíveis consequências a longo prazo, Zumba tem sido objecto de numerosos debates e discussões em vários campos. Neste artigo, mergulharemos no fascinante mundo de Zumba, explorando suas origens, evolução e seu impacto hoje.
Zumba é um programa de fitness inspirado principalmente pela dança latina[1] criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Pérez[2], na década de 1990. O programa foi implementado em mais de 150 países[3].
O zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e dança do ventre [4] com exercícios próprios do treino cardiovascular [1] e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral[5].
Em 2006, Alberto Pérez (conhecido como Beto Pérez),[carece de fontes] fundou a empresa Zumba Fitness LLC para licenciar academias e instrutores e produzir vídeos para promover a dança no mercado de physical fitness. Com o tempo, a empresa lançou uma linha própria de moda e afins[6][7].