No artigo apresentado a seguir, o tema Ação (gênero) será abordado sob diferentes perspectivas e abordagens. Serão analisadas suas origens, sua evolução ao longo do tempo e sua importância hoje. Além disso, serão aprofundadas as suas implicações em diversas áreas, desde o social ao científico, incluindo os aspectos culturais e económicos. Procuraremos oferecer uma visão abrangente e global de Ação (gênero), para que o leitor possa compreender a sua relevância e influência no mundo atual. Através de uma abordagem multidisciplinar, pretendemos aprofundar os diferentes aspectos que definem Ação (gênero), fornecendo informação detalhada e atualizada sobre este tema amplo e diversificado.
A ação é um gênero literário que se concentra em histórias que envolvem eventos de alto risco, alta energia e ritmo acelerado. Este gênero inclui uma ampla gama de subgêneros, como romances de espionagem, histórias de aventura, contos de terror e intriga ("capa e espada") e mistério. Esse tipo de história utiliza o suspense, a tensão que se acumula quando o leitor deseja saber como vai se resolver o conflito entre protagonista e antagonista ou qual a solução para o quebra-cabeça de um thriller.[1]
A ficção de ação é uma forma de literatura de gênero cujo assunto é caracterizado pela ênfase em emocionantes sequências de ação. Isso nem sempre significa que eles excluem o desenvolvimento do personagem ou a narrativa. O gênero de ação está relacionada a outras formas de ficção, incluindo filmes de ação, jogos de ação e mídias análogas em outros formatos, como mangá e anime. Inclui ação de artes marciais, ação de esportes radicais, perseguições de carros e veículos, ação de suspense e comédia de ação, cada uma focando mais detalhadamente em seu próprio tipo e sabor de ação. Geralmente é possível dizer pelo estilo criativo de uma sequência de ação, a ênfase de toda uma obra, de modo que, por exemplo, o estilo de uma sequência de combate indicará se toda a obra pode ser classificada como aventura de ação ou uma obra de luta marcial. A ação é definida principalmente por um foco central em qualquer tipo de movimento emocionante.