Antebraço é um tema que tem chamado a atenção de muitas pessoas nos últimos anos. Desde o seu surgimento tem gerado debates, polêmicas e inúmeras pesquisas que buscam compreender e analisar seus diferentes aspectos. Neste artigo, exploraremos Antebraço em profundidade, desde suas origens até seu impacto na sociedade atual. Analisaremos os diferentes ângulos a partir dos quais este tema pode ser abordado, bem como as suas implicações em diversos campos, como política, economia, cultura e tecnologia. Além disso, focaremos nas opiniões e perspectivas de especialistas na área, com o objetivo de oferecer uma visão completa e enriquecedora de Antebraço. Sem dúvida, este é um tema fascinante que não deixa ninguém indiferente e que merece uma reflexão detalhada e cuidadosa.
Antebraço | |
---|---|
![]() Músculos posteriores superficiais do antebraço
| |
Identificadores | |
Latim | Antebrachium |
Em anatomia, chama-se antebraço à parte da extremidade superior ou membro superior do ser humano situada entre o cotovelo e o carpo (ou punho).[1]
O antebraço é formado pelos ossos cúbito (ou ulna) e rádio, ligados por uma membrana interóssea. Para além de se articular com o cotovelo, o antebraço tem dois movimentos próprios, a pronação e a supinação e, por essa razão, tem músculos específicos para esses movimentos, para além de albergar os músculos flexores e extensores dos dedos. O movimento em relação ao cotovelo é realizado pelo músculo braquiorradial.
Em secção transversal, o antebraço encontra-se dividido em dois compartimentos fasciais: o compartimento posterior contém os extensores das mãos, que são comandados pelo nervo radial; o compartimento anterior contém os flexores, comandados pelo nervo mediano.
As artérias radial e ulnar e as suas ramificações fornecem o sangue ao antebraço e normalmente encontram-se na face anterior do rádio e da ulna, ao longo de todo o membro.
As principais veias superficiais do antebraço são a veia cefálica, a antebraquial média a basílica. Estas veias são muitas vezes usadas para a canularização ou venipunctura, embora a fossa cubital seja o lugar preferido para a extração de sangue.
O antebraço é formado por 20 músculos, que podem ser organizados em 3 grupos principais, consoante a sua localização:
Essa classificação apresenta variações entre autores, por exemplo, o músculo Flexor Superficial dos Dedos, é apresentado em uma camada própria, chamada camada intermediária. Outra variante é a classificação dos músculos do grupo lateral no grupo de músculos posteriores do antebraço.