Aruás

Aruás é um tema que tem despertado grande interesse nos últimos anos. Sua relevância é indiscutível, pois afeta inúmeros aspectos do cotidiano. Neste artigo vamos analisar detalhadamente as diferentes abordagens e perspectivas que existem sobre Aruás, bem como o seu impacto na sociedade atual. Através de pesquisas exaustivas e do estudo de casos específicos, procuraremos proporcionar uma visão ampla e completa deste tema. Além disso, também exploraremos as possíveis soluções e propostas apresentadas para resolver os problemas relacionados a Aruás.

 Nota: Se procura pela língua falada pelos aruás, veja Língua aruá.
Aruá
População total

94

Regiões com população significativa
 Brasil (RO) 94 (Siasi/Sesai, 2014)[1]
Línguas
português
aruá
Religiões

Os aruás são um grupo indígena que habita o sul do estado brasileiro de Rondônia, mais especificamente nas Áreas Indígenas Rio Branco e Rio Guaporé.

Subgrupos

Subgrupos ou clãs:[2]

Nome Tradução
Tirib ei ouricuri
Kapeá ei pássaro (?)
Bixid ei tipo de lagarta
Nadég ei idem
Andai kud ei cujubim
Kuru ei jacu
Gib ei morcego
Poá ei mamão
Aksosón ei (?)
Jucan ei tucano

Referências

  1. Instituto Socioambiental. «Quadro Geral dos Povos». Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil. Consultado em 17 de setembro de 2017 
  2. Maldi, Denise. 1991. O Complexo Cultural do Marico: Sociedades Indígenas dos Rios Branco, Colorado e Mequens, Afluentes do Médio Guaporé. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Série Antropologia, vol. 7(2), p. 209-269.

Ligações externas