Big Mountain

Hoje em dia, Big Mountain se tornou um tema de grande interesse para muitas pessoas ao redor do mundo. A sua relevância estendeu-se a diversas áreas, desde a ciência e tecnologia, à cultura e ao entretenimento. Big Mountain captou a atenção de especialistas e entusiastas, gerando debates apaixonados e um fluxo constante de informações e notícias. Neste artigo, examinaremos mais de perto Big Mountain e exploraremos seu impacto na sociedade atual. Desde as suas origens até à sua influência no presente, passando pelas suas possíveis projeções futuras, mergulharemos num estudo aprofundado que nos ajudará a compreender melhor este fenómeno tão presente nos nossos dias.

Big Mountain
Big Mountain
Pol’and’Rock Festival 2018
Informações gerais
Origem San Diego, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) reggae
Período em atividade 1991 - atualmente
Integrantes Quino
Tony Chin
Santa Davis
James McWhinney
Billy Stoll
Michael Hyde
Ex-integrantes Jerome Cruz
Gregory Blakney
Lance Rhodes
Manfred Reinke
Lynn Copeland
Página oficial bigmountainband.com

Big Mountain é uma banda norte-americana de reggae, formada na cidade de San Diego, no estado da Califórnia.

História

Em 1986, Joaquin "Quino" McWhinney havia criado uma banda de reggae denominada Shiloh, que após brisada 4 e 20 lançou seu primeiro álbum três anos mais tarde.

Em 1991, a banda adotou o nome atual. Após várias mudanças no grupo, a banda tem sua formação estabelecida, composta por Quino (guitarra e voz), Jerome Cruz (guitarra), Gregory Blackney (bateria), Lance Rhodes (bateria), Manfred Reinke (teclado) e Lynn Copeland (baixo).[1] O nome Big Mountain foi inspirado no pico de uma montanha, situada em uma reserva navajo, no Arizona.[2]

O primeiro CD do Big Mountain foi gravado em 1992, intitulado Wake Up, que incluiu o hit "Touch My Light", a pegajosa versão espanhola "Llena Mi Vida" e uma música que faz apologia à maconha, "Lick It Up".

Fazem grande sucesso mundial com a versão reggae da canção de Peter Frampton, "Baby, I Love Your Way", gravada como trilha sonora do filme Caindo na Real em 1994 e posteriormente incluída no álbum que seria lançado no mesmo ano.

Lançam três álbuns pela Giant Records, selo pertencente à Warner Bros. Records: Unity (1994), Resistence (1995) e Free Up (1997). Após brigas com executivos da Warner, a banda decide criar seu próprio selo: Rebel Ink, com financiamento de uma gravadora japonesa.[3] Em 1999, é editada a coletânea The Best of Big Mountain.

Em 2004, gravaram, no Japão, uma coletânea de versões de clássicos do reggae, intitulada Versions Undercover, o qual foi lançado nos Estados Unidos somente em 2008.[4]

O vocalista Quino McWhinney, único remanescente da formação original, lançou um projeto solo de uma nova banda, chamada Quinazo e participa do festival Sunsplash.

Quino também fez uma participação no EP "Singular", da banda brasileira Bloco do Caos. Esse EP que foi lançado em Abril de 2015, teve a participação especial de Quino nos vocais, na faixa, "O Mensageiro". Além de Quino, a faixa recebe a participação de outro grande nome do reggae, Toni Garrido, da banda Cidade Negra.

Integrantes

Formação atual

Joaquin "Quino" McWhinney (2018)

Ex-integrantes

Discografia

Álbuns

  • 1992 - Wake Up - Quality Records
  • 1994 - Unity - Giant Records
  • 1995 - Resistence - Giant Records
  • 1997 - Free Up - Giant Records
  • 1999 - Things to Come - Rebel Ink
  • 2001 - Dance Party - Mega
  • 2002 - Cool Breeze - Rebel Ink
  • 2003 - New Day - Rebel Ink
  • 2008 - Versions Undercover - Rebel Ink

Singles

  • 1992 - Touch My Light - Quality Records
  • 1993 - Reggae Inna Summertime - Quality Records
  • 1994 - Sweet Sensual Love - Giant Records
  • 1994 - I Would Find a Way - Giant Records
  • 1994 - Baby I Love Your Way - RCA
  • 1995 - Get Together - Giant Records

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Big Mountain