No mundo atual, Borgu adquiriu relevância indiscutível em diversas áreas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na cultura popular, Borgu conseguiu captar a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja através da música, do cinema, da política ou de qualquer outro meio, Borgu tornou-se um tema recorrente de conversa e uma fonte inesgotável de debate e reflexão. Neste artigo exploraremos diferentes facetas de Borgu e analisaremos seu impacto hoje, bem como sua projeção no futuro.
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. |
![]() | Foram assinalados vários problemas nesta página ou se(c)ção: |
Borgu foi um país na África, repartido entre o Império Britânico e França pela Convenção anglo-francesa de 1898. Encontra-se no que é agora a Nigéria e a República da Benin.
O povo de Borgu eram conhecidos como Bariba e Borgawa.
A maior parte Leste do país onde as pessoas Borgu (Dar Borgu) relatadas na primeira metade do século XIX era Wolqayt no noroeste da Etiópia.[1][necessário esclarecer] Este grupo é descendente de um destacamento de muçulmanos que tinham cumprido seus haje (peregrinação a Meca), e decidiram por se instalarem em Walqayt em vez de completarem a sua viagem. Seus descendentes, hoje falam a língua tigrínia, são agora chamados Tsellim Bet ("House of the Black"), misturados com outros grupos de origem central africana.