Cáucaso Menor

Neste artigo exploraremos em profundidade o tema Cáucaso Menor, abordando suas diferentes facetas, sua importância na sociedade atual e sua relevância ao longo da história. Examinaremos o seu impacto em diferentes áreas, desde a política e economia até à cultura e tecnologia. Cáucaso Menor é um tema que não só nos permite compreender melhor o mundo que nos rodeia, mas também nos convida a refletir sobre o nosso papel nele e a questionar as nossas crenças e convicções. Através de uma análise exaustiva, pretendemos lançar luz sobre um tema que não é apenas de interesse acadêmico, mas que também pode ter implicações profundas em nossa vida cotidiana.

Cáucaso Menor
Լեսսեր Ցաուցասուս, Kiçik Qafqaz Daglar, მცირე კავკასიონი, Малый Кавказ
Pequeno Cáucaso
Localização
Região geográfica Europa e Ásia
País  Geórgia,  Armênia,  Azerbaijão,  Turquia
Cordilheira Cáucaso
Características
Cumes mais altos Aragats, 4095
Comprimento 600 km
Mapa da região do Cáucaso, incluindo o Cáucaso Menor
Mapa da região do Cáucaso, incluindo o Cáucaso Menor

O Cáucaso Menor ou Pequeno Cáucaso[1] (em armênio/arménio: Լեսսեր Ցաուցասուս, em azeri: Kiçik Qafqaz Daglar, em georgiano: მცირე კავკასიონი, em russo: Малый Кавказ) é uma subcordilheira do Cáucaso. É uma das duas cadeias de montanhas principais do Cáucaso, com cerca de 600 km de comprimento.

O Cáucaso Menor estende-se de leste a oeste a cerca de 100 km a sul do Grande Cáucaso e até ao limite do planalto Arménio.

O Cáucaso Menor está unido ao Grande Cáucaso pela cordilheira de Souram e separado pela região da Cólquida a oeste e pelo rio Kura a leste.

O seu cume mais alto é o vulcão Aragats,[2] que chega aos 4095 m de altitude. As fronteiras entre Geórgia, Turquia, Arménia e Azerbaijão atravessam a cordilheira do Cáucaso Menor.

Referências

  1. Paulo, Correia (Primavera de 2024). «Geórgia — ficha de país» (PDF). Bruxelas: a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 18-21. ISSN 1830-7809. Consultado em 30 de julho de 2024 
  2. «Mount Aragats». Encyclopædia Britannica Online 2009