Hoje queremos mergulhar no fascinante mundo de Calamidade. Desde tempos imemoriais, Calamidade despertou o interesse e a curiosidade de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência na esfera cultural, Calamidade deixou uma marca indelével na humanidade. Ao longo deste artigo exploraremos os diversos aspectos que fazem de Calamidade um tema de interesse universal, abordando tanto o seu passado, como o seu presente e o seu futuro. Prepare-se para mergulhar em uma viagem emocionante pela história, pelos acontecimentos atuais e pelas possibilidades que Calamidade nos reserva.
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa.Fevereiro de 2008) ( |
Calamidade (do latim calamitate) ou catástrofe significa desgraça pública, flagelo.
Podemos definir como estado de calamidade pública uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.[1]
Uma calamidade pode ter origem em fenômenos naturais. Quando ocorrem grandes desgraças, infelicidades e infortúnios nas comunidades se utiliza o termo calamidade pública. Os governos nacionais nestes casos atualmente possuem mecanismos para salvaguardar as populações atingidas. Estes são chamados normalmente de defesa civil, que é executada por voluntários e profissionais voltados a auxiliar os atingidos pela calamidade.
Embora estes acontecimentos sejam bastante marcantes é possível controlá-los através de métodos de prevenção catastrofiais.