Centauromaquia (Michelangelo)

Neste artigo, iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Centauromaquia (Michelangelo). Desde as suas origens até à sua relevância hoje, analisaremos cuidadosamente todos os aspectos relacionados com Centauromaquia (Michelangelo), explorando o seu impacto em diferentes áreas da sociedade. Através de um passeio exaustivo, abordaremos as suas implicações na cultura, na economia, na política e na vida quotidiana, expondo as suas características mais relevantes e possíveis perspectivas futuras. Com uma abordagem interdisciplinar, procuraremos compreender profundamente a importância de Centauromaquia (Michelangelo) no contexto atual, destacando a sua influência e desvendando as principais questões que levanta.

Centauromaquia
Centauromaquia (Michelangelo)
Autor Michelangelo
Data 1492
Gênero mythological sculpture
Técnica mármore
Dimensões 84,5 centímetro x 90,5 centímetro
Localização Casa Buonarroti

Centauromaquia é uma obra juvenil de Michelangelo Buonarroti, em exposição na Casa Buonarroti em Florença.

História

Posterior à Madonna da escada, é datada entre 1491 e 1492. Segundo Giorgio Vasari, a obra foi feita a pedido de Lorenzo, o magnífico, graças a uma proposta de Angelo Poliziano.

Descrição

Neste relevo, Michelangelo se refere a um sarcófago romano, daí o formato de púlpito de Giovanni Pisano, e o relevo contemporâneo de bronze de Bertoldo di Giovanni com uma batalha de cavaleiros, estando preso em um sarcófago do Camposanto de Pisa, apesar de que no relevo de Michelangelo, vemos exaltado a dinâmica dos corpos nus e anulada cada referência espacial.

Ligações externas