Centrophorus

Neste artigo exploraremos o tópico Centrophorus de uma perspectiva abrangente e detalhada. Iremos nos aprofundar em suas origens, evolução, impacto e relevância hoje, com o objetivo de proporcionar uma compreensão profunda e enriquecedora de Centrophorus. Ao longo do nosso percurso abordaremos diferentes aspectos e abordagens que nos permitirão enriquecer o nosso conhecimento e refletir sobre a importância de Centrophorus em vários contextos. Da sua influência na sociedade às suas implicações em diferentes áreas, Centrophorus convida-nos a aprofundar o seu significado e alcance, e este artigo procura ser um guia completo para mergulhar no seu fascinante universo.

Centrophorus
Intervalo temporal: 94–0 Ma
Turoniano-presente[1]
Centrophorus granulosus
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Squaliformes
Família: Centrophoridae
Gênero: Centrophorus
J. P. Müller & Henle, 1837

Centrophorus é um género de tubarões esqualiformes de águas profundas. As espécies integradas neste género caracterizam-se por corpos fusiformes, de cor cinzenta ou acastanhada, olhos grandes de cor esverdeada e espinhos em ambas as barbatanas dorsais, os quais estão na origem do nome genérico (do grego: kentron; "espinho" e pherein; "apresentar"). O género tem uma distribuição que inclui as águas oceânicas das regiões temperadas e tropicais.

Ogénero está presente no registo fóssil do Paleoceno em diante (C. squamosus).

Espécies

Referências

  1. Sepkoski, Jack (2002). «A compendium of fossil marine animal genera (Chondrichthyes entry)». Bulletins of American Paleontology. 364: 560. Consultado em 9 de janeiro de 2008. Arquivado do original em 10 de maio de 2012 

Ligações externas

  • «Centrophorus» (em inglês). ITIS (www.itis.gov). Consultado em 4 de maio de 2006 
  • Ed. Froese, Rainer; Pauly, Daniel (Fevereiro de 2011). «""». www.fishbase.org (em inglês). FishBase