Chelonoidis

Chelonoidis
Intervalo temporal: 21–0 Ma PreЄ Є O S D C P T J K Pg N
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Superfamília: Testudinoidea
Família: Testudinidae
Gênero: Chelonoidis
Fitzinger, 1835

Chelonoidis é um gênero de tartarugas da família Testudinidae, encontrado na América do Sul e nas ilhas Galápagos. Nesse gênero se encontram as duas espécies de jabuti, a tartaruga do chaco e as tartarugas de Galápagos, entre outras. As espécies eram incluídas no gênero Geochelone, entretanto, uma análise genética indicou um maior grau de proximidade com o gênero Kinixys, sendo então translocadas para o gênero Chelonoidis, que era anteriormente um subgénero de Geochelone.

História

As tartarugas terrestres foram classificadas originalmente no gênero Testudo, por Carl Linnaeus, em 1758. Posteriormente, este gênero foi desmembrado em outros, sendo um deles o geochelone. Em seguida, foi criado o subgênero chelonoids, que enquadrava as tartarugas terrestres da América do Sul.

Até que em 1982, o gênero geochelone foi finalmente desmembrado em vários outros, como Aldabrachelys, Astrochelys, Cylindraspis, Indotestudo, Manouria e Chelonoidis.

Em 2013, na Amazônia brasileira, foi remontado um fóssil ancestral desse gênero, cuja espécie não foi inicialmente nomeada, constando apenas "Chelonoids" como nome científico. Acredita-se que desse ancestral brasileiro, que viveu há 8 milhões de anos, tenha se deslocado para as Ilhas Galápagos, e dado origem às tartarugas gigantes de lá, bem como dado origem aos atuais membros do gênero do continente.

Espécies

O número de espécies pode variar, podendo ser reconhecidas 4, 5 ou 15, de acordo com a literatura pesquisada.



Referências

  1. «Fossilworks:Chelonoidis» 
  2. a b c Atlas Virtual da Pré-História. «Jabuti Piranga». Consultado em 7 de junho de 2016 
  3. LE, M.; RAXWORTHY, C.J.; McCORD, W.P.; MERTZ, L. (2006). «A molecular phylogeny of tortoises (Testudines: Testudinidae) based on mitochondrial and nuclear genes». Molecular Phylogenetics and Evolution. 40 (2): 517–531. doi:10.1016/j.ympev.2006.03.003  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
  4. a b c Veriana Ribeiro e Yuri Marcel (16 de abril de 2013). «Fóssil de jabuti que viveu no país há milhões de anos é remontado no AC». Consultado em 23 de abril de 2023 
  5. Atlas Virtual da Pré-História. «Tartaruga do Chaco». Consultado em 7 de junho de 2016