Cocos2d

Hoje, Cocos2d ocupa um lugar central na sociedade contemporânea. Sua influência se estende a todas as áreas da vida, da política ao entretenimento. Com o avanço da tecnologia, Cocos2d tornou-se mais acessível do que nunca, criando um impacto significativo na forma como as pessoas interagem e comunicam. Neste artigo, exploraremos mais a fundo o papel de Cocos2d na vida moderna, analisando sua importância e implicações em diferentes contextos. Das suas origens à situação atual, este tema é relevante para qualquer pessoa interessada em compreender o mundo que nos rodeia.

cocos2d
Plataforma Multiplataforma
Lançamento 29 de fevereiro de 2008 (17 anos)
Versão estável 4.0 (29 de novembro de 2019[1])
Escrito em Python
Licença MIT
Página oficial www.cocos.com/en/cocos2d-x
Repositório Cocos2d no GitHub

O Cocos2d é um framework de software livre de código aberto usado para construir jogos, aplicativos e, outros programas interativos, baseados em GUI multiplataforma, através das ramificações como Cocos2d-Swift, Cocos2d-x, Cocos2d-html5 e Cocos2d-XNA.

Há alguns editores independentes na comunidade cocos2d, como aqueles que contribuem nas áreas de edição de SpriteSheet, edição de partículas, edição de fonte e, edição de tile map, bem como editores de mapas/mundos, incluindo o SpriteBuilder e CocoStudio.

História

Em fevereiro de 2008, na cidade de Los Cocos na Argentina, o desenvolvedor de jogos Ricardo Quesada criou um motor de jogo 2D com os amigos. Eles o nomearam "Los Cocos" em homenagem ao local. Após um mês o grupo lançou a versão 0.1 e mudaram o nome para "Cocos2d".

Não muito tempo depois a App Store foi oficialmente fundada e a Apple lançou um respectivo SDK, isto atraiu um grande número de desenvolvedores fazendo com que uma variedade de aplicativos e jogos tenham sido desenvolvidos para a plataforma iOS. Foi neste período que Quesada reescreveu o Cocos2d em Objective-C e lançou o "Cocos2d for iPhone" versão 0.1 que é o predecessor da família do Cocos2d que seria mais tarde desenvolvida.

Sprites e cenas

Todas as versões do Coco2d trabalham com a primitiva básica de sprites, que pode ser imaginado como uma simples imagem 2D, mas também pode ser um recipiente (container) de outros sprites. No Cocos2d, sprites são dispostos em conjunto para formar uma cena, como um nível de jogo ou um menu. Os sprites podem ser manipulados em código baseado em eventos ou ações como parte de animações, que podem ser movidos, rotacionados, escalados, ter suas imagens alteradas, etc.

Plataformas e linguagens suportadas

Ramo Plataforma alvo Linguagem da API
Cocos2d Windows, OS X, Linux Python 2.6, 2.7 ou 3.3+, Objective-C
Cocos2d-x iOS, Android, Tizen, Windows 8, Windows Phone 8, Linux, Mac OS X C++, Lua, JavaScript
Cocos2d-ObjC iOS, Mac OS X, Android Objective-C, Swift
Cocos2d-html5 Navegadores de internet com suporte a HTML5 JavaScript
Cocos2d-xna Windows Phone 7 & 8, Windows 7 & 8, Xbox 360 C#

Ver também

Referências

  1. «Tags - cocos2d». github.com (em inglês). 29 de novembro de 2019. Consultado em 28 de maio de 2024 

Ligações externas